Com o mercado cada vez mais arriscado, você precisa apostar em novas ferramentas para trazer mais clientes para sua empresa, não é mesmo? Por isso, você parte para os diferentes canais de vendas digitais para variar a maneira como os vendedores alcançam seu público alvo.

Com isso, o recurso de compras do Instagram, lançado em 2018, já conta com a presença ativa de mais de 70% das marcas no aplicativo, atualmente. Sendo assim, a plataforma afirma que 8 em cada 10 usuários são seguidores de contas corporativas no Instagram. Isso reflete os resultados de um bom marketing digital, uma vez que 45% dos usuários consomem produtos e serviços indicados por influencers

Como eu gosto de deixar tudo bem claro, explico que, antes de tudo, você precisa saber que para utilizar o recurso de vendas no Instagram, é necessário: 

  • Possuir um perfil como conta comercial;
  • Disponibilizar seus produtos no Instagram Shopping;
  • Saber escolher fotos e hashtags que atraem seu público alvo; 
  • E utilizar estratégias de marketing honestas e eficazes.

Recurso de vendas no Instagram – Como funciona? 

Com o botão “comprar agora” do Instagram é possível realizar uma compra diretamente no post do produto que você tem interesse. Além disso, esse recurso de vendas do Instagram confere mais informações a respeito da venda, tudo pelo próprio app. 

A empresa que já possui perfil comercial no Instagram marca seus produtos em uma publicação, dando opção ao cliente de comprá-los sem, necessariamente, o post ter impulsionamento pago. Ou seja, o cliente poderá comprar produtos em posts orgânicos. Entendeu a grande sacada, meu amigo?

Com a ideia inicial de se tornar uma rede social de compartilhamento de fotos, o aplicativo conquistou mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. A plataforma foi criada pelo norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, em 2010, e passou a oferecer serviços de destaque no mercado, como o recurso de vendas no Instagram. 

Integrar esse recurso de vendas no Instagram nas suas estratégias de vendas é uma excelente solução se você quiser alavancar os resultados. Isso porque o aplicativo tem como princípio básico: 

  • A temporalidade: os conteúdos são recentes;
  • O engajamento: os posts geram mais curtidas e comentários;
  • E o relacionamento: as contas possuem mais interatividade com o público.

Mesmo com todos esses benefícios, o aplicativo não esperava que a adesão das empresas aconteceria como ocorreu no Brasil. Aliás, muitas lojas iniciaram com o recurso de vendas no Instagram antes de se tornarem lojas virtuais

Aproveite para conferir o bate papo que eu tive com Fernando Vaz, mestre do instagram:

Recurso de vendas no Instagram: Vantagens

Antes, os vendedores que pretendiam negociar seus produtos pelo Instagram deveriam impulsionar as publicações ou atender todos os interessados por mensagem. Dependendo da equipe disponível para isso, muitas pessoas poderiam ficar sem resposta e acabar desistindo das vendas.

Agora, o recurso de vendas no Instagram permite aos usuários que têm perfil comercial terem uma aba comercial gratuita e exclusiva para suas vendas online. Algo que contribui com a oportunidade de vender de forma mais organizada.

Aliás, os teste que foram realizados sobre esse novo recurso indica que perfis das empresas que o utilizam aumentaram o tráfego em 25% e a receita em 8%.

De acordo com o diretor de negócios global do Instagram Jim Squires, que esteve no Brasil no final do ano de 2017, o Brasil é o segundo país com a maior base de usuários no insta: trata-se de 50 milhões de perfis ativos.

Uma outra pesquisa encomendada pelo Facebook a Ipsos Connect com pessoas entre 18 e 64 anos residentes em países como Austrália, Brasil, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido mostrou que:

  • 7 em cada 10 brasileiros relacionam o Instagram a diversão;
  • 40% das pessoas descobrem novidades sobre celebridades no Instagram;
  • 63% dizem que o feed do Instagram traz surpresas e alegrias;
  • 35% dos brasileiros usuários afirmam interagir com marcas no Instagram.  

No quesito descoberta, o Instagram traz mais inspiração, de acordo com a mesma pesquisa. Por isso, a rede acaba sendo mais responsável por fazer as pessoas encontrarem tendências.

Um bom lugar para vender, não é?

Recurso de vendas no Instagram: 3 dicas para turbinar 

Recurso de vendas no Instagram

Já aviso que não é simplesmente abrir o perfil da sua empresa para começar a utilizar o recurso de vendas no Instagram. Isso porque você precisa respeitar alguns requisitos impostos pelo aplicativo. Um deles é comercializar produtos físicos que estejam de acordo com a política do Instagram. 

Além disso, você precisa abrir um perfil comercial no Instagram – diferente do perfil pessoal. Sendo assim, você solicita a análise do seu caso para liberar a função e, alguns dias depois, sua empresa está liberada para utilizar o recurso de vendas no Instagram. 

Porém, para aumentar as vendas online, você precisa mais do que essa funcionalidade. É necessário fazer um planejamento de marketing digital e um plano de ações

Dica 1: Insira as informações corretas

Depois de cadastrar seu perfil comercial, é necessário inserir todas informações que o Instagram permite. Por exemplo, uma das dúvidas mais frequentes entre os clientes é o preço do produto. 

O Instagram possibilita agora que você marque na própria imagem o preço dos seus itens, assim como você faz quando usa a marcação de amigos em fotos. Então, partiu marcar os preços dos produtos em tudo!

Dica 2: Mantenha seu e-commerce atualizado

Atenção que essa minha dica é muito importante. Pois a pior frustração de um cliente online é ver um produto sendo anunciado e, quando ao finalizar a compra, nota que o item não tem em estoque.

Por isso, mantenha seus produtos sempre atualizados e uma equipe disponível para atender seus potenciais clientes. Chega de cliente sem resposta, mantenha seu e-commerce sempre em dia.

Dica 3: Explore fotos em evidência

Com o novo recurso de vendas no Instagram, você poderá explorar mais fotos em movimento. Já que é só marcar o preço das peças e prontinho, a pessoa já saberá quando ela vai custar.

Mas muito cuidado com a evidência do seu produto. Isso porque é importante manter as fotos vivas nas cores e focar realmente naquilo que está vendendo.

Sem deixar de lado o envolvimento visual do usuário, só porque mais informações poderão ser acrescentadas ao seu post. Lembre-se que o segredo do Instagram ainda é a captação visual.

Recurso de vendas no Instagram

Com os meus toques sobre a utilização do recurso de vendas no Instagram, você aproveita dos benefícios das novas tecnologias em favor do seu empreendimento ou novo negócio. 

Gostou do conteúdo e já está usando o botão “comprar agora” do Instagram? Conte para nós a sua experiência nos comentários abaixo. Saiba que existem outras ferramentas online para te ajudar a alavancar suas vendas. 

Para saber mais, acompanhe meu trabalho que conta com mais de 20 anos de experiência. Sou Thiago Concer, o treinador de vendas mais contratado do Brasil, e tenho certeza que podemos trabalhar juntos para o sucesso dos seus negócios. 

Confira meus serviços na minha página de produtos. Além disso, você também pode acompanhar as últimas novidades do universo das vendas no meu canal no Youtube, e nas minhas páginas no Facebook e Instagram.