Você sente que seus vendedores estão desanimados, caro gestor? Ficam olhando no relógio todo tempo esperando a hora de ir para casa? Perderam aquele brilho nos olhos e o tesão para bater metas? Tenho uma péssima notícia para te dar: em breve, a sua empresa sentirá no bolso a consequência dessa desmotivação! Mas não se preocupe que eu tenho a solução: campanha para motivar equipe de vendas.

Mas atenção que não estou falando de comissões e prêmios, que são itens presentes na política da empresa. Além disso, eles fazem parte do pacote de recompensas esperado pelo vendedor ao cumprir com a sua missão. Sendo assim, não trazem o diferencial da motivação para o trabalho da sua equipe.

Para te ajudar a encontrar maneiras de incentivar seus vendedores, eu vou te apresentar diferentes campanhas para motivar equipe de vendas e como aplicá-las na sua empresa

Aproveite que está aqui e confira as 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia

Campanha para motivar equipe de vendas

Uma ferramenta comum em qualquer empresa de sucesso, a campanha para motivar equipe de vendas é o incentivo que seu time precisa para alcançarem todos os resultados do plano de metas

Sem investir muito dinheiro, você pode promover ações criativas que buscam atingir um objetivo específico, de acordo com a necessidade da empresa. Isso porque, você deve pensar que a única finalidade da campanha seja aumentar as vendas, mas também pode ser um objetivo operacional ou, até mesmo, relacional.

Para subir ao topo, destacar-se no mercado e bater a concorrência, a sua empresa deve realizar uma campanha para motivar equipe de vendas pensando nos seguintes objetivos

  • Melhorar o pós-venda;
  • Diminuir as objeções;
  • Retomar clientes desligados;
  • Bater as metas gerais do período;
  • Aumentar as vendas de um produto específico; 
  • Aumentar as vendas em determinada região; 
  • E aumentar as vendas nos canais digitais, entre outros. 

Essas razões podem estar atreladas à uma data específica como Natal ou Dia das Mães, época em que a promoção de campanhas internas de incentivo de vendas é habitual. Sendo assim, seja qual for a urgência da sua empresa, saiba que a motivação é a chave-mestra que abrirá as portas para a realização do seu objetivo. 

Falando nisso, você sabe quais são as 3 ferramentas essenciais para motivar equipes de vendas? Assista o vídeo abaixo que eu mostro para você:

4 ideias de campanha para motivar equipe de vendas

Para promover uma campanha para motivar equipe de vendas que traga o resultado esperado, é fundamental realizar um planejamento estratégico com itens importantes como:

  • Objetivo da campanha;
  • Indicadores de sucesso da campanha;
  • Investimento necessário;
  • Perído a ser executada;
  • Departamento(s) e pessoas envolvidas;
  • Prêmios e recompensas a serem entregues. 

Com essas informações em mente, confira as ideias criativas e eficientes para organizar uma campanha para motivar equipe de vendas, ainda hoje, na sua empresa. 

1. Campanha surpresa

Campanha para motivar equipe de vendas

Como eu já falei aqui, seus vendedores já estão acostumados com as comissões e premiações em época de vendas sazonais. Porém, esses mecanismos não são suficientes para incentivar seu time em momentos de baixa produtividade. 

Por isso, promova uma campanha para motivar equipe de vendas surpresa com o objetivo de atingir a meta do dia. Para isso, ao chegar no trabalho pela manhã, comente sobre um filme excelente que acabou de sair em cartaz. Descreva-o aos mínimos detalhes, no final, fale que o vendedor que bater a meta do dia vai ganhar dois ingressos para assistir o filme. 

Como recompensa, você também pode oferecer um jantar a dois em um restaurante bom, ingressos para teatro, shows ou jogo de futebol. São prêmios que incentivará seu time a reagir no mesmo instante. Além disso, com a campanha surpresa, a sua empresa não precisa investir muito no planejamento e nem na premiação.   

2. Troca de prêmios

Para realizar a campanha de troca de prêmios, é preciso definir um período longo como de duas a quatro semanas e, ao menos, 5 metas individuais e 5 recompensas. Mas atenção: cada recompensa não está atrelada à uma meta específica.

O vendedor que bater uma meta primeiro tem o direito de escolher o seu prêmio.  O segundo vendedor que atingir o objetivo, pode escolher o prêmio que quiser, inclusive aquele de quem bateu primeiro, que terá que escolher outra recompensa. 

Se o vendedor que bateu a meta em primeiro bater outra, ele tem novamente o direito de escolher a recompensa. Então, ele ficará com dois prêmios. E assim por diante. Dessa maneira, até o final da campanha, os vendedores estarão motivados a baterem metas, mesmo aqueles que já alcançaram algum dos objetivos definidos. 

3. Sorteio 

A ideia de sorteio para uma campanha para motivar equipe de vendas é muito simples! Para isso, defina uma meta de vendas individual, ou seja, o vendedor deverá vender X. Cada vez que alguém do seu time atingir a meta, ele ganha um ticket para participar do sorteio. 

Sendo assim, quem vender mais, vai ter mais tickets, ou seja, mais chances de ganhar o prêmio. Porém, aqueles vendedores que são mais vagarosos para concluir o objetivo não serão desmotivados ao verem os vendedores estrelas batendo metas. Pois, tem o fator “sorte” incluído na campanha através do sorteio. 

4. Juntos venceremos

campanha para motivar equipe de vendas

Essa campanha para motivar equipe de vendas é excelente para estreitar os laços entre os membros do seu time e resolver questões de relacionamento interno. Para a sua realização, é importante estipular uma meta grande em um prazo longo, como um trimestre. Além disso, vai ser preciso investir no prêmio também, pois ele será coletivo. 

Ou seja, o prêmio será dado à todos os vendedores da sua equipe. Então, pense em um final de semana em algum hotel fazenda bacana ou resort. Como o prêmio é coletivo, para ganhá-lo, todos precisam bater a meta estipulada. Se um vendedor não alcançá-la, ninguém ganha.

Por isso, todos os vendedores se ajudarão e se motivarão para concluir a missão. No final, você conquistará uma equipe unida e comprometida com o trabalho. 

Com as minhas 4 ideias de campanha para motivar equipe de vendas, eu te garanto que o seu time contará com a dose de energia que eles precisavam para atingir todas as metas. No entanto, existem diversas outras ferramentas para incentivar seus vendedores. 

Quer saber mais? Eu, Thiago Concer, o palestrante de vendas mais contratado do país, por 4 anos consecutivos, posso te ajudar com um treinamento específico para a sua empresa. Confira também a formação completa online sobre os 3 pilares das vendas e o meu livro “Vendas não ocorrem por acaso”.

Além disso, acompanhe as últimas novidades do universo das vendas no meu canal no Youtube, e nas minhas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.