Para enfrentar as dificuldades do mercado, é preciso, antes de tudo, aprender em como motivar equipe de vendas na crise. A explicação está no fato de que investir no engajamento e no comprometimento do seu time influencia diretamente a produtividade da sua empresa.

Se em tempos “normais”, a motivação já atua como a chave que abre todas as portas do sucesso, imagine o quão importante ela é durante uma crise. Por isso, eu preparei uma lista com os meus conselhos de mestre para levantar a moral dos seus vendedores e garantir a meta do final do mês (ou da crise). 

Aproveite que está por aqui para dar uma olhada em como aumentar as vendas em tempos de crise de maneira rápida e eficaz

Como motivar uma equipe de vendas na crise?

como motivar equipe de vendas na crise

Ao aprender como motivar equipe de vendas na crise, você contará com colaboradores bem preparados para enfrentar as mudanças no mercado, nos hábitos de consumo, na produtividade da empresa e nos resultados. Ou seja, vendedores estimulados representam aliados para encarar qualquer perrengue. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha, a premiação é muito importante para incentivar os funcionários. Aqui, o estudo fala sobre promoções, reconhecimentos, bônus, entre outros. 

Porém, o que fazer quando há cortes nos gastos ou um orçamento reduzido dedicado à sua equipe? Ou quando o seu time migra para o trabalho home office e há uma dificuldade em manter uma comunicação motivadora?

Eu te garanto que há maneiras de como motivar equipe de vendas na crise sem que a sua empresa entre em colapso junto com o mercado. A Revista Forbes listou 3 passos básicos que eu acredito que possam te auxiliar na sua missão em engajar a sua equipe em tempos de crise. 

3 passos para engajar uma equipe durante a crise: 

  1. Inclua a sua equipe no planejamento das ações;
  2. Exclua as tarefas “menos importantes” do foco da sua equipe;
  3. Mantenha uma comunicação direta e clara com a linha de frente da sua empresa. 

Seguindo esses 3 passos, você já tem o empurrãozinho necessário para começar a preparar seu plano de como motivar equipe de vendas na crise. 

No vídeo abaixo, eu te apresento outras 3 ferramentas para motivar o departamento comercial:

Como motivar equipe de vendas na crise: 7 conselhos

1. Premie com criatividade

Demonstre o seu reconhecimento pelo trabalho duro da sua equipe de vendas em tempos de crise com criatividade e inovação. Dessa maneira, os seus colaboradores se sentirão não apenas valorizados, mas também incentivados a darem o melhor. 

Prêmios para motivar equipe de vendas na crise:

  • Assinatura de um software para a organização do trabalho home office;
  • Serviços ou produtos tecnológicos que facilitam os processos de vendas;
  • Participação em uma nova ação da empresa ou na implementação de um projeto cocriado;
  • Inscrição em um workshop à distância disputado;
  • Dias de folga – afinal, ninguém é de ferro e seus vendedores também precisam de um momento de tranquilidade em meio à crise.

2.  Facilite o trabalho remoto

É muito importante criar um ambiente agradável para o seus vendedores, seja ele na empresa ou em casa. Por isso, eu sugiro que você fornece os equipamentos e softwares necessários para tornar o enfrentamento à crise o menos traumático possível e facilitar o trabalho remoto. Eu te garanto que o seu colaborador se sentirá motivado ao perceber que você leva o conforto dele em conta. 

Porém, eu não estou apenas falando em computadores e tecnologias, mas também em cadeiras adaptadas e encosto para os pés, planners e agendas, entre outros. 

3. Realize reuniões semanais

A comunicação direta será o ponto forte em como motivar equipe de vendas, uma vez que, os vendedores se comprometerão com as ações se eles entenderem a situação real da empresa.  Além disso, as reuniões semanais também funcionam como um termômetro para medir o nível de comprometimento de cada colaborador. Sem falar que é uma excelente oportunidade de dar feedbacks e demonstrar o seu reconhecimento pelos esforços do seu time. 

4. Não deixe o clima pesar 

A crise afeta à todos e de nada adianta ficar reclamando sobre a situação 24/7. Além de deixar o clima pesado no trabalho, você desmotivará a sua equipe de vendas. Ou seja, não será apenas as dificuldades que você terá que enfrentar na sua empresa, mas também a falta de desânimo por parte dos vendedores. 

Dicas para aliviar o clima no trabalho na crise:

  • Utilize os canais de comunicação interna para compartilhar notícias boas;
  • Transmita confiança e segurança à sua equipe; 
  • Elimine o dress code durante o período da crise;
  • Promova o clube do livro com obras sobre vendas ou sessão cinema com filmes sobre o tema;
  • Organize momentos de distração como o bom e velho happy hour – mas dessa vez, virtual. 

Quer aprender como ser feliz em tempos de crise? Você aprende tudo no vídeo abaixo:

5. Flexibilize o horário 

A adaptação de um novo meio de trabalho nunca é fácil e cada vendedor assimila as mudanças de maneiras diferentes. No entanto, é fundamental criar um ambiente que facilite as transações e um jeito eficaz de fazer isso é flexibilizando o horário de trabalho.

Sendo assim, ao invés de exigir as 8 horas costumeiras de trabalho, dê ao seu funcionário a responsabilidade de gerenciar seu próprio horário conforme a sua produção. Dessa maneira, a flexibilidade de trabalho permitirá que os vendedores lidem com outros obstáculos que a crise impõe. 

Ou seja: vendedor sem problemas em casa = vendedor sem problemas no trabalho. Confie em mim quando eu digo que a  flexibilização do horário de trabalho faz parte das estratégias de como motivar equipe de vendas na crise. 

6. Ofereça treinamentos

A melhor maneira para preparar a sua equipe para não apenas para enfrentar a crise, mas também para ultrapassar as metas, nesse período, é através de treinamentos e formações. Isso porque, durante essa fase, é necessário criar novas maneiras de realizar vendas com técnicas e estratégias avançadas. 

7. Estabeleça metas realistas

Para entender como motivar equipe de vendas na crise, é preciso aceitar que o período exige adaptação, inclusive das metas. Não adianta passar para o seu time um objetivo ambicioso se ele for inalcançável. Pois, você sabe muito bem que o resultado será a desmotivação generalizada dos seus vendedores. 

Por isso, concentre-se em estabelecer metas claras e condizentes com a realidade da empresa e da sociedade. Além disso, os esforços da sua equipe e as suas expectativas precisam estar alinhados para que não ocorram frustrações desnecessárias. 

Com os meus 7 conselhos de como motivar equipe de vendas na crise, você conquistará um time afinado e preparado para enfrentar qualquer dificuldade.  Porém, se você ainda busca orientações mais específicas, conte comigo! 

Meu nome é Thiago Concer e tenho mais de 20 anos de experiência na área. Eu posso nessa fase difícil de incertezas e transições, para isso, invista em um treinamento específico para a sua empresa.

Confira também a minha formação completa online sobre os 3 pilares das vendas e o meu livro “Vendas não ocorrem por acaso”. 

Para acompanhar as últimas notícias do universo das vendas, faça parte da comunidade #OSV – Orgulho de ser Vendedor no Telegram onde publico áudios e lives super interessantes. Descubra também meus vídeos no Youtube, e as novidades nas minhas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.