3 dicas de como ser reconhecido no trabalho e se destacar

como ser reconhecido no trabalho

Em todas as empresa existem profissionais que atingem seus objetivos, são proativos, trabalham duro e são super comprometidos, mas ainda assim é comum ver estes mesmos profissionais fazerem a mesma coisa por anos, sem crescer profissionalmente.

Isso porque para aprender como ser reconhecido no trabalho e se destacar em um mercado competitivo, você deve atrair os olhares de pessoas que podem te ajudar a ter as melhores oportunidades. E para isso, é preciso dar um salto de um bom profissional para um excelente profissional, que se caracteriza por ser competitivo e capaz de agregar valor à organização.

Neste processo, trabalhar duro e realizar seu trabalho bem feito é só metade do caminho quando o desafio é impulsionar a carreira. Então fique de olho nas recomendações abaixo e saiba como ser reconhecido no trabalho.

Reconhecimento no trabalho: 3 dicas

1 – Enxergue-se como um produto

Logo quando iniciamos no mercado de trabalho, entendemos que existe oferta, demanda e concorrência nos mercados em que atuamos. Mas a verdade é que este conceito não vale somente para produtos, mas também para todos os profissionais, que vendem sua força de trabalho, talento e conhecimento a medida que as empresas contratam o capital humano que permite seu funcionamento.

É por isso que um profissional deve se posicionar como um produto efetivo: que trará benefícios para a empresa. E para que as empresas estejam dispostas a pagar mais pelo trabalho deste profissional, assim como um produto, é necessário criar um diferencial competitivo, ou seja, oferecer algo a mais em comparação com a concorrência. 

Uma maneira de conseguir essa diferenciação e o caminho de como ser reconhecido no trabalho é a capacitação profissional. Investir em treinamento sempre trará benefícios para um profissional, em especial se este investimento for em concentrado em fortalecer conhecimentos que as empresas estão procurando.

Idiomas, gerenciamento de projetos, programação, técnicas de vendas… Quais são as competências que sua profissão exige e você ainda não tem?

Aumentar constantemente as suas áreas de conhecimento fará de você um elementos realmente interessante para a sua empresa atual e também para para outras organizações. Confira abaixo algumas das principais competências necessárias:

2 – Cuide das suas relações no trabalho

Fazer com que seus colegas tenham um bom conceito de você no trabalho também é outra dica de como ser reconhecido no trabalho. E acredite, ela pode ser tão crucial quanto seu talento e conhecimento.

Ao estabelecer vínculos profissionais sólidos com pessoas de diferentes departamentos da empresa, você ajuda a fortalecer a cooperação entre as áreas, o que permite que o trabalho seja realizado com mais eficiência.

Além disso, essa característica mostra que você é capaz de ajudar e conseguir ser ajudado, o que no futuro podem ser características essenciais para um próximo passo na carreira.

3 – Ofereça soluções

A empresa certamente vai definir seu cargo e quais as funções que você deve realizar, mas estar um passo a frente do esperado e se antecipar as necessidades da empresa é o caminho mais eficiente de como ser reconhecido no trabalho e realmente ser mais valorizado. Saiba como fazer isso:

  • Em cada uma das suas atividades, desde as mais simples até as mais complexas entregue algo a mais e tente surpreender aos envolvidos. 
  • Seja inovador, afinal, se você optar por fazer as mesmas coisas, você vai continuar tendo os mesmos resultados. Tenha como objetivo treinar a sua mente para pensar fora da caixa e criar variações em suas atividades até que isso faça parte da sua realidade.
  • Não basta apenas identificar problemas, pense em soluções. Quando você aponta alguma coisa que não está funcionando, você está apenas reclamando. Ao invés disso, quando apresentar uma crítica, já pense em alternativas de como aquele problema pode ser resolvido.

Para te ajudar com esta questão, confira o meu vídeo pare de resmungar e resolva. 

  • Tome a iniciativa de realizar alguma atividade que outras pessoas negligenciam – ainda que esta não faça parte do seu escopo de trabalho – e identifique as oportunidades que você tem para melhorar este trabalho e mostrar seu valor.
  • Mantenha uma atitude positiva em relação ao trabalho. Seja otimista e tenha entusiasmo não só com as atividades de trabalho, mas também com todas as pessoas envolvidas. Cultivar esta prática contribui de forma determinante para tornar a rotina de trabalho mais agradável. E isso também significa o estresse será muito menor em um momento mais desafiante. 

Como ser reconhecido no trabalho: dica de ouro

Por fim, a dica de ouro de como ser reconhecido no trabalho é: tenha prazer pelo que você faz. Uma pessoa que encontra motivação no seu trabalho sempre projetará esta energia no trabalho e também para outras pessoas. Além disso, será capaz de realizar as tarefas de maneira mais eficaz, gerenciar melhor o estresse e contagiar os outros membros da equipe.

Agora que você já conhece meus principais conselhos de como ser reconhecido no trabalho, que tal saber como saber quais são as 6 atitudes de sucesso para vendedores? Confira o ebook que fiz sobre assunto e conheça todas as estratégias. 

Inscreva-se no meu canal e receba os vídeos em primeira mão! Acesse também minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas, como por exemplo o treinamento online Vendas não ocorrem por acaso, escrito para profissionais ambiciosos e determinados que querem descobrir como efetuar uma venda de sucesso.

1 Comentário

  • ARISTEU PEIXE 24 / 08 / 2019

    GOSTEI, MUITO TOP AS DICAS!!! SOU INSCRITO O ME SINTO ALUNO JÁ. VALEU.

    Responder


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *