Mesmo com um time de campeões bem treinados e com uma equipe organizada, a sua empresa pode passar por períodos de baixa produtividade. Eu te garanto que um dos motivos pode ser a falta de motivação por parte dos seus colaboradores. 

Aqui, vamos falar sobre as dinâmicas motivacionais para equipe de vendas e você logo pensará naquelas atividades sem graça e sem noção que ninguém gosta de participar. Porém, eu vou provar que elas são ferramentas infalíveis para engajar e comprometer seus funcionários a darem o melhor de si para a empresa. 

Além disso, existem dinâmicas motivacionais para equipe de vendas que são tão divertidas quanto eficazes. Isso porque elas provocam a ação, aperfeiçoam habilidades e desenvolvem competências. 

Ficou interessado? Então, não perca tempo e confira esse artigo que preparei com a lista das principais dinâmicas motivacionais para equipe de vendas. No final, você não verá a hora de aplicar na sua empresa.

Dinâmicas motivacionais para equipe de vendas

Dinâmicas motivacionais para equipe de vendas

Vocês já devem estar cansados de me ouvir dizer que “é impossível motivar alguém”. Mas eu continuo batendo na tecla da importância de se criar um ambiente motivador nas equipes de vendas. Pois é muito difícil elevar os resultados de um departamento comercial se a equipe está desmotivada.

Nesse sentido, as dinâmicas de grupo são métodos que podem aumentar em até 70% a produtividade do seu time. Não estou falando apenas na injeção de ânimo que as dinâmicas dão. Elas também são capazes de:

  • Trabalhar a compreensão de todos frente a uma dificuldade;
  • Solucionar conflitos internos;
  • Inserir os colaboradores dentro do cenário da resolução de um problema;
  • Mostrar uma realidade exterior ao mundinho fechado do vendedor;
  • Apresentar de maneira clara a função de cada colaborador dentro da empresa. 

Desse modo, o trabalho em grupo desperta a empatia dos funcionários e a percepção do funcionamento da equipe de vendas. Como resultado, você conquista um time unido e comprometido com o bom funcionamento do departamento. 

Aliás, o comprometimento é um ponto fundamental ao falarmos da importância das dinâmicas motivacionais para equipe de vendas. Para provar, a pesquisa realizada pela pela Michael Page confirma que o engajamento da equipe é a condição principal para atingir resultados positivos em uma empresa. 

Embora algumas dinâmicas tenham um teor de brincadeira, elas possuem um embasamento psicológico e têm finalidades específicas. Por isso, devem ser vista com a devida seriedade e não como mais um exercício para passar o tempo. 

Para exemplificar a sua eficácia, vou utilizar o método Contar, Mostrar e Fazer

  • Quando o gestor falar sobre as técnicas de vendas, você entende uma pequena parte do conteúdo;
  • Quando o gestor encena as técnicas na prática, mostrando cada passo do processo, você absorve mais conhecimento;
  • Porém, quando você participa da encenação sobre as técnicas de vendas, você compreende profundamente o conteúdo.  

Mas como promover dinâmicas motivacionais para equipe de vendas que engajem seus vendedores sem se tornarem mais uma atividade chata? Esse é o segredo que vou revelar para você a seguir. 

Como realizar? 

Já começo afirmando que para promover boas dinâmicas motivacionais para equipe de vendas não é preciso investir muito dinheiro em uma atividade complicada. Porém, engana-se quem pensa que basta organizar uma roda de conversa e jogar um tema polêmico para realizar uma dinâmica na sua empresa

Antes de tudo, você deve analisar o perfil dos seus vendedores e entender os problemas que devem ser trabalhados durante a atividade. Por isso, é essencial produzir um briefing com os objetivos, os participantes e os recursos necessários para a realização da dinâmica antes de se aventurar na atividade. 

Porém, quando você começou a organização da dinâmica, seus colaboradores já fizeram cara feia e disseram que não querem pagar mico, não é mesmo. Então, eu vou mostrar para você, caro gestor, como realizar uma dinâmica envolvente que vai conquistar até o funcionário mais desanimado da sua empresa. 

Lembrando que não estou falando de treinamento de vendas – que é uma atividade que demanda mais tempo e recursos -, preste atenção para:

  • Não expor seus vendedores a situações desagradáveis, respeitando o espaço e a privacidade de cada um;
  • Incluir todos os funcionários nas atividades propostas para que todos se sintam parte da empresa; 
  • Trabalhar apenas situações reais para não causar uma falsa expectativa no grupo;
  • Não prometer o que não pode ser atendido como um bônus para quem cumprir certa atividade; 
  • Utilizar cases de sucesso que inspiram seus vendedores; 
  • Empregar atividades de role play para inserir o participante nas situações do dia-a-dia da empresa;
  • E ouvir as dúvidas, os anseios, os temores e os desejos da sua equipe. 

Para finalizar, não se esqueça de criar uma avaliação de desempenho das dinâmicas motivacionais para equipe de vendas organizadas na sua empresa. Com isso, você pode provar a eficiência da atividade ao atingir os objetivos propostos no briefing. 

Com todas as informações sobre a realização da dinâmica, falta apenas escolher aquela que melhor se encaixa nas necessidades da sua equipe. Mas não se preocupe que vou te orientar na melhor dinâmica motivacional para o seu time de campeões. 

Qual escolher? 

Para estimular a competição saudável, resolver um problema interno, estreitar laços dentro da equipe e reconhecer os esforços individuais de cada um. 

Seja qual for o motivo central da atividade, existem dinâmicas motivacionais para equipe de vendas para todos os gostos e gêneros. Sendo assim, confira a lista com as principais e que mais trazem resultados, de acordo com os 20 anos de experiência na área. 

1. Stand up meeting

Para realizar a dinâmica, todos os participantes precisam ficar de pé em roda e um deles apresenta um tema interessante sobre vendas por 5 minutos. Em seguida, o grupo discute o conteúdo por 10 minutos. Sendo assim, toda semana um vendedor diferente traz um assunto novo a ser analisado e colocado em prática. 

Essa atividade tem como finalidade o compartilhamento de conhecimento. Além disso, a equipe trabalha as novas técnicas de vendas de maneira prática, rápida e escalável. Como resultado, você observa não apenas o aumento da performance de seus vendedores, mas também o desenvolvimento das habilidades interpessoais do grupo.

2. Aceita o desafio? 

Essa dinâmica é um verdadeiro quebra gelo para as equipes novas que estão iniciando agora o trabalho nas vendas. Além de promover a integração da equipe, a atividade promete arrancar boas risadas dos participantes. Vou explicar como:

  1. Divida os participantes em 2 grupos e os coloque em círculo, alternando cada pessoa de um grupo diferente;
  2. Coloque uma música e entregue uma caixa embrulhada com papel de presente, explique que dentro dela tem um desafio a ser cumprido pela pessoa que a segurar quando a música parar;
  3. A pessoa que tiver a caixa tem 3 opções antes de abri-la: aceitar o desafio, passar o desafio para outra pessoa do grupo ou passar a caixa para alguém do grupo adversário;
  4. Ao aceitar o desafio, a pessoa que abrir a caixa vai se deparar com uma apetitosa caixa de bombons. 

Ou seja, o felizardo mostra para todo mundo que é melhor ter coragem para encarar o desafio do que passar a “batata quente” para os outros. 

3. Verdade ou mentira

Será que você conhece todo mundo que faz parte do seu time? Será que seus vendedores conhecem os colegas profundamente? Para responder essas questões, organize a dinâmica para equipe de vendas “Verdade ou mentira”.

Para realizá-la, distribua “post-it” ou etiquetas grandes e peça para os participantes escreverem 3 coisas sobre eles. Porém, uma dessas coisas tem quer ser uma mentira. Peça para que eles andem pela sala e conversem entre si a fim de se conhecerem melhor, pois terão que descobrir a mentira de cada um. 

Após esse momento de reconhecimento, um voluntário é chamado para frente e deve contar os 3 fatos sobre si. Em seguida, o grupo deve discutir entre si e decidir qual das afirmações é mentira. O mesmo acontece com todos os participantes e, desta maneira, a equipe se diverte com as informações falsas e, de quebra, aprendem a se conhecer melhor. 

4. Dar as mãos

O objetivo dessa dinâmica é motivar e despertar a importância do trabalho em equipe e da liderança. Sendo assim, essa atividade é perfeita para a preparação de uma campanha sazonal ou um evento comercial que demanda a união do time. 

Para executá-la, basta colocar o grupo em uma roda de mãos dadas e peça para que memorizem quem segura suas mãos. Em seguida, os participantes vão andar aleatoriamente pela sala, até que você coloque uma cartolina no chão e peça para que eles se espremem sobre ela. 

Quando o amontoado de gente se formar, você diz que eles devem dar as mãos para seus pares originais, formando o círculo original sem soltarem as mãos. Será preciso organização, criatividade, liderança e muito trabalho em equipe para concluir a tarefa.

5. Rodas de feedbacks

Não tem nada mais motivador do que receber um feedback positivo, ainda mais quando é relacionado a algum trabalho executado com muito suor. Porém, a ideia aqui é esquecer o lado profissional e se focar no aspecto comportamental da sua equipe. 

Dessa maneira, separe uma manhã descontraída para juntar seu time e proponha uma rodada de feedbacks de comportamento. Ou seja, os vendedores não avaliarão o desempenho de seus colegas, mas sim a personalidade, a atitude e o papel na equipe. 

Além de aperfeiçoar a capacidade de receber críticas (mesmo que construtivas), o grupo se beneficia com a motivação de sempre ser reconhecido de maneira positiva. 

Aliás, confira o vídeo abaixo, no qual, ensino como dar feedback de maneira eficaz e construtiva:

6. Ilha do tesouro

A última das dinâmicas motivacionais para equipe de vendas é uma excelente ferramenta para integrar o grupo e desenvolver a inteligência emocional dos vendedores. Isso acontece porque o objetivo final da atividade é provar que bater metas individuais nem sempre é vantajoso para a empresa. 

Como fazer:

  1. Coloque uma folha de jornal no chão de uma extremidade da sala com um prêmio em cima (pode ser chocolates) e chame-a de ilha do tesouro;
  2. Divida o grupo em duplas, posicione-os em uma extremidade da sala e distribua uma folha de jornal para cada dupla;
  3. Cada dupla deverá chegar na ilha do tesouro, mas os participantes não podem colocar os pés no chão, ou seja, eles ficarão em cima da folha de jornal, sem rasgá-lo;
  4. Se dois grupos chegarem do outro lado, eles ganham o prêmio. 

Porém, só é possível chegar ao destino se as duplas trabalharem em grupo: uma dupla convida a outra para subir em seu jornal, dessa maneira, o jornal da outra dupla é movido para avançar. E assim o fazem sucessivamente. Com isso, você tem a oportunidade de discutir a importância da colaboração entre equipes em uma empresa. 

Seja qual for a dinâmica motivacional que você escolheu para realizar com a sua equipe de vendas, tenho certeza que o resultado será muito satisfatório no final do mês para sua empresa. Além disso, você contará com uma equipe inspirada, comprometida, engajada e pronta para enfrentar qualquer desafio. 

Ficou interessado e quer começar a aplicar esses ensinamentos na sua empresa? Conte comigo para isso. Eu me chamo Thiago Concer e sou considerado o treinador de vendas mais contratado no Brasil pelo 4º ano consecutivo. Eu te garanto que falo a mesma língua que você, meu amigo gestor, pois meu método é dinâmico e envolvente, no qual, compartilho meus 20 anos de experiência de maneira leve e eficaz

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