Saiba como utilizar filmes para vendedores para vender mais e melhor!

Filmes para vendedores

Será que é possível aprender mais sobre vendas com o cinema?

A resposta é com sim, existem filmes para vendedores que certamente podem ajudar estes profissionais a performarem melhor! 

Isso porque, um bom resultado em vendas vem de um conjunto de forças aplicadas que precisam constantemente de conhecimento e atualizações. E isso quer dizer que, além de estudar bastante, um bom vendedor precisa ter muita curiosidade, ousadia e sobretudo iniciativa para continuar encontrando novas formas de aprender. 

Esta é parte da famosa fórmula CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), que um vendedor competente precisa ter.

A boa notícia é que, como falamos acima, este aprendizado também pode ser de uma forma mais leve e divertida, por meio de produções cinematográficas fantásticas que são verdadeiras inspirações para quem trabalha com vendas.

Por isso, no post de hoje separei três cenas de filmes para vendedores que vão te ajudar a refletir melhor sobre a sua forma de vender e também podem te ajudar a identificar possíveis erros como oportunidades de melhorias. 

3 filmes para vendedores: imperdíveis!

1 – Filme “Meu Primeiro Milhão” – Vender com foco

Este é um filme para vendedores é sobre jovens que se tornam milionários da noite para o dia, vendendo ações de uma corretora de valores, mas não de uma forma lícita. E é exatamente este é um dos pontos de maior reflexão do filme, afinal, passar por cima das leis nunca é um bom caminho.

Mas uma cena em especial deste filme chama a atenção por ser uma legítima aula de vendas. Nesta cena o personagem Seth Davis, interpretado pelo ator Giovanni Ribisi, liga para um cliente e inicia sua tentativa de vender ações e os seguintes aspectos se destacam:

1 – Ao abordar o cliente Harry por telefone, Seth faz menção ao seu antigo sócio e pergunta se o cliente se lembra da proposta anterior.

Quando o Seth percebe que o Harry não se lembra de nada ele diz a seguinte frase “o importante é que nós nos comprometemos a ligar de novo”, dando indícios ao próprio cliente que sua insistência vai valer a penas.

2 – Num segundo momento, Seth diz ao Harry que tem uma proposta de investimento e a primeira reação do cliente foi dizer “não estou interessado”. Diante desta primeira objeção, Seth muda completamente o foco da abordagem e pergunta de Harry é casado e feliz. O primeiro riso mais amigável do cliente é conquistado neste momento e a resposta logo vem “sou casado já 10 anos”. Partindo do princípio da similaridade, Seth responde “sou casado há 6”.

3 – A partir daí, uma conversa é estruturada e bem mais próxima do que antes. Seth não desiste e passa a adjetivar suas ações como “ações seguras” e começa a ganhar o interesse do cliente. 

Bom vendedor que é, Seth faz a comparação entre as ações que o cliente já tem e as que ele pretende vender e pelo método da persuasão e demonstrando preocupação com o cliente, diz: “eu poderia lhe vender mais que 100 ações e me sentir tranquilo com isso, mas quero que comece com pouco só para lhe provar o que posso fazer”.

Nesse momento, a expressão de Harry muda. Ele pensa e logo afirma “está bem, vamos pensar”. Mas outra objeção surge em seguida por meio da frase “preciso falar com minha esposa”.

E Seth volta mais uma vez para um estágio de contornar as objeções, dizendo que Harry não precisa da esposa para tomar decisões, o fazendo enxergar que no trabalho de Harry isso não acontece, porque, então, aconteceria na compra das ações? Então o cliente convencido fecha a venda em seguida.

Um filme para vendedores que é uma verdadeira aula de como abordar e lidar com as objeções de cliente, não é mesmo? Confira no vídeo abaixo este trecho do filme.

2- Filme “À Procura da Felicidade” – determinação em vendas

Este filme para vendedores é um verdadeiro clássico do cinema e no que se refere à vendas, um sinônimo de que um bom vendedor é aquele que não desiste nunca.

Na história, Chris Gardner interpretado por Will Smith enfrenta uma vida difícil. Pai solteiro e despejado de seu apartamento ele e o filho não tem onde morar e são obrigadas a viver em abrigos. Então Chris consegue um estágio não remunerado em prestigiada empresa e fica determinado a criar uma vida melhor para ele e seu filho.

Além das habilidades profissionais, a principal lição de Chris Gardner para os vendedores é que acreditar naquilo que faz também contribui em vender bem.

Em uma das cenas, Chris joga basquete com seu filho e prevendo que o menino não será tão bom com o basquete quanto ele imagina, ele fala a famosa frase “não deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa”. E esta frase serve de inspiração para muitas áreas, mas especialmente para vendas e é usada como uma das bases para que vendedores possam melhorar sua performance.

Este é filme para vendedor que estimula o profissional a acreditar no que vende, no que faz e para quem faz! Assista a cena do filme abaixo e pense nisso!

3-  Filme “De porta em porta” – desafio na venda

O filme é do ano de 2002, mas uma aula recente de vendas.

Baseado em uma história real, o enredo conta a história de Bill Porter, interpretado por William H. Macy, um vendedor acometido por uma paralisia cerebral que segue a profissão de seu pai: a de vendedor.

Seu primeiro obstáculo é conseguir um emprego e mostrar que seus produtos valem a pena.

Com o lema “paciência e persistência”, repetido ao longo do filme, Bill vai cativando clientes por onde passa e estreitando elo com eles.

Reforçando também que a simpatia e amizade de um bom vendedor são maneiras positivas de evoluir tanto nas vendas, quanto nas relações com sua clientela.

Em uma das cenas, Bill recebe um “não” como resposta em um trabalho que está buscando.

O chefe afirma que Bill haveria de andar muito em uma de suas rotas para vender.

Bill sai do escritório, mas ao chegar na rua decide voltar.

Quando retorna chama pelo chefe e diz “me de sua pior rota, o que você tem a perder?

Se eu conseguir vender, você será um herói!”.

O chefe ainda reluta “mas você é aleijado, não vejo como”.

A persistência de Bill e a força de topar o desafio, independente dos obstáculos lhe rende a maleta para sair vendendo pela rua de porta em porta.

Vale a pensa assistir!

Depois de ver cada uma dessas cenas, quais dessas atitudes podem melhorar suas vendas, vendedor?

Agora que você já conhece os principais filmes motivacionais para vendas, que tal saber mais sobre estratégias de vendas? 

Meu nome é Thiago Concer, o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil pelo 4º ano consecutivo. Sou sócio fundador do IEV, a maior escola de vendas do país e líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor, o maior movimento de profissionalização e valorização da profissão de vendedor por aqui. 

Tenho certeza que posso te ajudar com as mais diferentes soluções para aumentar seus resultados e fazer sua empresa decolar, como: 

Acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas!