TEMAS PARA PALESTRAS EM EMPRESAS: COMO ESCOLHER E ESTRUTURAR

Temas para palestras em empresas

Hoje vou falar de uma questão chave para qualquer equipe que queira trabalhar de forma sólida e comprometida para atingir a alta performance: os treinamentos e palestras em empresas. E no post de hoje vamos falar sobre como escolher de forma assertiva os temas para palestras em empresas que podem fazer a diferença nos resultados de um time da sua empresa.

Mas antes de começar, é importante ressaltar que um treinamento deve acontecer não apenas para agradecer e motivar, mas sim para treinar e atualizar. Empresas que investem neste tipo de treinamento para os seus colaboradores alcançam altos níveis de desempenho e continuam líderes em seus setores justamente porque a aprendizagem contínua é uma forma de inovação.

E aí meu amigo, o aprendizado contínuo, bem focado e executado, é um ganha-ganha, pois se um funcionário sabe que aprendizado e crescimento são valorizados no ambiente de trabalho, eles se comprometerão para dar melhores resultados. Por sua vez, a empresa terá um capital humano pronto para inovar.

Mas para que isso realmente aconteça, a abordagem dada ao treinamento deve ser consistente e dar as ferramentas que eles precisam para realizar melhor o seu trabalho. O tema certo chamará a atenção dos participantes e os manterá engajados e energizados.

Quer uma mãozinha para escolher os temas para palestras em empresas? Então acompanhe o post abaixo com alguns pontos essenciais essenciais que certamente te ajudarão a tomar a melhor decisão na hora da escolha.

COMO ESCOLHER OS TEMAS PARA PALESTRAS EM EMPRESAS?

Lembre-se que o tema do treinamento é a primeira impressão que os colaboradores terão do evento e por isso deve ser novo e atraente, certo? Este tema deve trazer um conceito trabalhado de forma planejada para não só passar a mensagem desejada, mas também impulsionar o engajamento do time e cumprir os objetivos do negócio.

E justamente para te ajudar neste processo de escolha para temas de palestras em empresas, que preparei os pontos abaixo que vão te ajudar a refletir:

1 – DEFINA QUAL O OBJETIVO DO TREINAMENTO

Estabeleça qual é a mensagem que você quer passar aos colaboradores e qual a mensagem que você quer que eles se lembrem ao sair do evento. Definir esta mensagem de forma clara é essencial para que o tema da palestra seja trabalhado de forma eficaz.

Pense em como você pode trabalhar este tema de maneira criativa e interativa. Se você tem um produto com um forte diferencial, este pode ser o ponto de partida alinhado com o objetivo da empresa, por exemplo.

2 – MENOS É MAIS

Escolha um tema simples e direto, que evite problemas de entendimento! Invista em nomes curtos que expresse de forma clara a mensagem do seu treinamento e o objetivo da empresa. E não esqueça que este tema também deve estar conectado com todos os demais aspectos do treinamento – como a comunicação, a decoração, as dinâmicas e atividades em geral.

Um tema simples, claramente comunicado, alinhado com a sua marca e com a finalidade da palestra, informará aos participantes seu potencial e reforçará sua mensagem.

3 – NÃO SE ESQUEÇA DOS VALORES E OBJETIVOS DA EMPRESA

Entenda a fundo a missão, visão e valores da empresa e escolha temas para palestras em empresas em que a mensagem do evento também possa refletir estes fatores, como honestidade, foco no cliente ou excelência, por exemplo.

Conecte isso com o objetivo da empresa. Qual a razão pela qual a empresa quer realizar a palestra? Quais os resultados esperados? Pense em maneiras criativas de integrar este pontos.

4 – GARANTA QUE O TEMA SEJA RELEVANTE PARA O SEU PÚBLICO-ALVO

Identifique o seu público-alvo – quem irá participar da palestra e por quê? Quantos anos eles têm? Qual é o perfil cultural da empresa? Os participantes são todos da mesma área ou haverá pessoas de diferentes partes do mundo? Por exemplo, um evento corporativo de um banco será muito diferente de uma empresa de varejo.

Tente se colocar no lugar dos seus participantes e faça o melhor para atrair os interesses deles.

A partir daí, o desafio é encontrar uma maneira criativa de contar a mensagem que você definiu para este público. Este tema deve ser inteligente, inclusivo e atraente para ter uma alta taxa de participação do público.

5 – CONECTE TODOS OS PONTOS DA PALESTRA – ANTES, DURANTE E DEPOIS

Incorpore o tema nos convites, programas, e-mail marketing, crachás e presentes relacionados com a palestra. Incorpore também itens promocionais com o tema e o logotipo neles, como camisetas ou outras recordações para realmente impressionar e agregar valor aos convidados.

O tema aliado aos demais pontos do treinamento ajuda a unificar os objetivos e fornece foco para o evento. Considere também o tom das apresentações, conteúdo dos palestrantes, ativações, etc.

COMO ESTRUTURAR O TEMA PARA PALESTRA NA SUA EMPRESA

Agora que você já sabe os principais pontos para escolher temas para palestras em empresas, que tal falarmos sobre como este tema deve ser estruturado para que a capacitação seja efetiva? Vamos lá, este tema deve:

  • Motivar: fazer com que durante a palestra cada membro do time compreenda a sua importância dentro da empresa e o quanto seu papel influencia nos resultados.

Assista o vídeo abaixo com ideias de como motivar funcionários da sua empresa:

  • Treinar atitudes, habilidades e técnicas de vendas: atualizar a equipe sobre as principais habilidades e atitudes para obter mais vendas é parte importante do sucesso de cada equipe. Você deve mostrar aos vendedores a importância desta atualização constante e como este novo conhecimento pode trazer mais resultados.

Confira o vídeo abaixo sobre como descobrir competências por meio do método C.H.A (Competência, Habilidade e Atitude)

  • Inspirar auto responsabilidade: ensinar como cada membro da equipe possa assumir o controle do seu próprio desenvolvimento. Ensinar como ele pode se conhecer melhor, como celebrar suas conquistas e metas alcançadas, reconhecer seus pontos forte no momento da venda, como aplicar novos conhecimentos e gerenciar sua energia com foco no sucesso.

Confira um resumo animado do livro o poder da autorresponsabilidade e entenda como ela pode gerar resultados para sua equipe:

  • Reforçar comportamentos-chave: reforçar quais os comportamentos esperados pela empresa no momento e para cada uma das etapas de um processo e garantir o alinhamento entre o time. Se o time implementar o que aprendeu no treinamento, os resultados positivos serão sentidos instantaneamente, os resultados econômicos serão sentidos a curto prazo, e o crescimento virá como resultado de tudo isso, não há fórmula mágica, tudo é trabalho e compromisso.

Assista o vídeo abaixo sobre a importância de padronizar as atividades do seu negócio:

  • Comemorar os resultados: cada conquista é digna de reconhecimento, isso aumenta os pontos de confiança, auto-estima e comprometimento do time. Se você ignorar os sucessos individuais e de grupo, nenhum esforço valerá a pena. Pense em como fazer este reconhecimento durante um evento de vendas, mas também pense em outras alternativas como bônus, prêmios, folgas, etc.

Agora que você já sabe os pontos chaves para escolher os temas para palestras em empresas, que tal conhecer um pouco mais do meu trabalho?

Meu nome é Thiago Concer e eu sou o treinador de vendas mais contratado no Brasil por 3 anos consecutivos. Também sou o fundador do movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor, que busca divulgar e educar todos os interessados sobre a profissão de vendedor, aquela que move o mundo.

Tenho certeza que posso ajudar com o tema para a sua palestra. Tenho uma método dinâmico, que transmite conhecimento de forma descontraída e eficiente. Todos aqueles que podem usufruir dos meus métodos de treinamento adquirem algo novo que se torna parte do seu dia a dia de vendas.

Gostaria de ver um pouco do meu trabalho ? Assiste essa palestra que dei no Congresso A Sós:

Thiago Concer, trazendo tudo sobre a alta perfomance em vendas. Um dos maiores especialistas de vendas do Brasil abrilhantou ainda mais o Congresso A Sós com informações precisas, relevantes e altamente importantes para ser um tornar um vendedor de sucesso.

Ajudei grandes empresas como Santander, Unimed ou BV Leasing a aumentar suas vendas treinando seus equipes comerciais. Sua empresa pode ser a próxima !

E não deixe de de olhar os vídeos no meu canal do Youtube onde eu explico porque Dar desconto é pecado, e respondo à pergunta “O cliente sempre tem razão?

Você já sabe que para que uma boa venda aconteça, é necessária uma somatória de inúmeros fatores como motivação, entusiasmo, planejamento, foco, ambiente, estratégia, controle e técnica.

Então tenho um último presente para você que quer melhorar a performance do seu time de venda. É um livro feito para profissionais ambiciosos e determinados que ensina como montar uma equipe eficaz, treinar seus colaboradores e, até mesmo, o passo a passo de como efetuar uma venda de sucesso.

Aqui, você aprenderá a gerenciar sua equipe, otimizar resultados e se tornar um verdadeiro campeão de vendas! Boa leitura!