Fala meu amigo, fala minha amiga! Tudo bem por aí? Hoje vamos bater um papo importante sobre cobrar metas de vendedores. Afinal, sabemos que os líderes e gestores têm uma grande função no desempenho da força de vendas.
Estar na liderança pode não ser uma tarefa fácil ou até mesmo simples, mas a verdade é que você tem um papel essencial para transformar as cobranças e metas em algo positivo. Afinal, é preciso performar e alcançar bons resultados para ser um vendedor monstro.
Já falei antes, mas vou repetir: ter metas é libertador! Mas mais do que isso, batê-las é essencial para manter os bons resultados e, principalmente, a motivação lá em cima.
Agora eu faço uma pergunta para você, gestor de vendas: você sabe como cobrar as metas de vendedores e alcançar melhores resultados em toda a equipe? Não? Então confira essas dicas que vou te dar agora.
Afinal, como cobrar metas de vendedores?
A cobrança de metas não precisa ser algo negativo. Tudo vai depender da maneira que você lida com a sua equipe, o tipo de conversa que vocês têm e até mesmo quão receptivo você está para ouvir o vendedor.
Afinal, liderar uma equipe significa cobrar resultados, mas também inspirar, auxiliar e gerar comprometimento. E isso tudo deve ser feito da maneira certa. Vamos agora às principais dicas de como cobrar metas de vendedores.
1. Capacite a sua equipe
Apesar de ser importante que o gestor esteja presente e auxilie a sua equipe quando necessário, é essencial que todos os vendedores tenham maturidade para encarar as suas atividades sozinhos.
Sabe aquela história de que quando o dono sai, a roda não gira? Ninguém quer que uma empresa dependa de apenas uma única pessoa.
Por isso, é essencial capacitar e incentivar a sua equipe para que todos consigam trabalhar de forma autônoma.
Oferecer cursos que sejam de qualidade é um grande diferencial. Já pensou em presentear a sua equipe com o Sales Club, para que eles estejam por dentro das maiores estratégias de vendas? Fica a dica para ter vendedores monstros junto com você!
Não se esqueça de incentivar o uso das principais ferramentas para vendedores. Já falei antes e repito:
“Se não tem comprometimento, não tem crescimento”
E para ser um monstro nas vendas, é preciso se comprometer! Mas como mostrar isso ao seu time de vendas? Confira a dica a seguir.
2. Faça reuniões periódicas com a equipe de vendas
Já ouviu falar sobre cadência de responsabilidade? Esse é um termo que eu trago em diferentes vídeos meus. Basicamente, para que a sua equipe tenha a autonomia para realizar sozinhos suas atividades, é necessário inserir isso na rotina de maneira natural.
E, para isso, contamos com a cadência de responsabilidade. A ideia é marcar reuniões periódicas (podem ser quinzenais, semanais ou até mesmo diárias), em que cada vendedor deve listar o que vai fazer naquele período.
Dessa maneira, o vendedor se compromete com essas atividades e, caso algo não ocorra conforme o esperado, é possível analisar exatamente quais foram os erros.
Nesse vídeo eu falo um pouco mais sobre essa cadência de responsabilidade, você pode conferir:
3. Explique a importância de um software de CRM
Fazer com que o seu time entenda a importância do CRM de vendas para a eficiência do seu trabalho é essencial para conseguir bons resultados — e fica até mais simples de cobrar as metas, afinal, todos os registros estarão no software.
Afinal, o CRM auxilia:
- No gerenciamento da carteira de clientes;
- Na organização sobre quando entrar em contato;
- No acompanhamento e na força de vendas.
E muito mais. Mas disso, você que é líder já sabe. Agora é o momento de mostrar à sua equipe como a ferramenta pode trazer bons resultados para eles. E como fazer isso? Segue algumas dicas:
- O líder também deve usar a ferramenta de CRM para incentivar que os demais também usem;
- Monte um workshop para toda a equipe de vendas mostrando como usar o CRM;
- Utilize cases de sucesso para inspirar os seus vendedores;
- Aposte em um sistema que possibilite acesso móvel;
- Dê pequenas recompensas para aqueles vendedores que não se esquecem de colocar as informações dos clientes no CRM;
- Mostre, na prática, os benefícios do CRM para bater as metas de vendas.
4. Dê feedbacks coletivos e individuais
Os feedbacks são importantes em todo tipo de negócio e são fundamentais para o crescimento de qualquer profissional. Pode ser feito de duas maneiras.
Os feedbacks coletivos ajudam a integrar a equipe e mostrar que todos estão trabalhando para alcançar o mesmo objetivo: vender mais e trazer resultados positivos para a empresa.
Além disso, é uma boa oportunidade para mostrar os números de desempenho de toda a equipe, cobrando resultados de cada um ali.
Esse pode ser também um momento de conversa, em que os profissionais falam quais as melhores maneiras de alcançar as metas. Pode funcionar junto com aquelas reuniões periódicas que falamos anteriormente.
Já o feedback individual deve sempre ser construtivo e um bom líder é aquele que sabe dar um feedback negativo. Afinal, é preciso cobrar as metas do vendedor, mas isso não precisa ser feito apenas com críticas.
Ao dar o feedback, ofereça também as maneiras em que ele pode melhorar, seja com treinamentos, consultoria ou até mesmo dicas de vendas.
5. Comemore as vitórias
Não só de cobranças vive o vendedor! Se algum profissional mostrou a você que é monstro nas vendas, o ideal é sempre comemorar as vitórias.
Essa comemoração pode ser feita de diferentes maneiras: desde uma bonificação, quando as vendas são grandes, até pagar um almoço para a equipe, principalmente quando todos baterem as suas metas.
A comemoração de um contrato assinado, seja uma venda grande ou pequena, serve como um incentivo e até mesmo uma apreciação por todo o trabalho duro que o vendedor teve.
Quais os erros mais comuns ao cobrar metas de vendedores?
Agora que você já sabe como cobrar metas de vendedores, vou te contar os erros mais comuns, para que você não os cometa!
Transferir a pressão
Eu sei que ser um líder não é fácil e que também há cobranças em cima de você. Entretanto, você não deve transferir essa pressão para cima dos seus vendedores.
Isso pode acabar com a motivação, além de deixar um clima mais tenso entre a equipe. Ou seja, quando for cobrar, seja objetivo.
Não deixar as metas claras
Para que tudo funcione, é importante sempre ter transparência. Apenas dessa maneira o funcionário conseguirá entender o que esperam dele e até mesmo onde ele deve chegar.
Deixar as metas claras desde o início do mês também auxilia diretamente no processo de organização do vendedor. Mais do que isso, é fundamental para que possam ser cobradas depois.
Pedir metas impossíveis
Todos nós queremos alcançar o inimaginável, mas aqui, entre um monstro e outro, sabemos que não é assim que funciona.
As metas precisam ser desafiadoras, mas antes de tudo, possíveis. Por isso, o ideal é sempre começar com metas mais baixas e ir aumentando conforme o profissional vai batendo.
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