Uma boa abordagem de venda pelo Whatsapp pode abrir mais portas para a entrada de clientes que outras ferramentas como o e-mail ou o telefone. Isso porque ele possibilita não apenas o envio de mensagens, mas também o envio de vídeos, fotos, apresentações e documentos. 

Com os materiais na palma da mão do prospect, é mais fácil prospectar clientes, converter leads, realizar o fechamento e o pós-vendas. Porém, tudo começa com uma boa abordagem de venda pelo Whatsapp. 

Aqui, você aprende como atrair, conquistar e fidelizar mais clientes com a utilização do aplicativo através da abordagem certa de venda pelo Whatsapp. 

Por que usar uma abordagem de venda pelo Whatsapp? 

Se você é um brasileiro minimamente antenado no mundo, é muito provável que você tenha o Whatsapp baixado no seu smartphone, não é mesmo? Eu digo isso com certeza, pois o aplicativo está conectado no celular de mais de 120 milhões de brasileiros

Mas se você pensa que a funcionalidade desta ferramenta se limita ao envio e recebimento de mensagens, você se enganou. O Whatsapp já está presente nas estratégias do plano de ação da maioria das empresas de sucesso. 

Isso ocorre porque o uso do aplicativo para os negócios representa uma excelente maneira de estreitar os laços entre consumidores e marcas. Com ele, você pode contactar fornecedores, responder dúvidas de clientes, abordar os prospects e, até mesmo, fechar vendas. 

No entanto, é preciso tomar uma atenção redobrada na hora de fazer uma abordagem de venda pelo Whatsapp, pois você pode queimar a largada com apenas uma frase mal colocada. Logo, procure planejar a sua estratégia de como vender pelo Whatsapp antes de se aproximar do cliente pelo aplicativo. 

Técnicas de abordagem de venda pelo Whatsapp:

  • Conheça seu público-alvo: para causar uma boa impressão, você deve conhecer a pessoa que está do outro lado da tela e falar a mesma língua que ela;
  • Defina o seu objetivo: a sua intenção deve estar clara para você não perder o seu foco e passar insegurança para o consumidor;
  • Apresente-se: não tem coisa pior do que receber uma mensagem de promoção de um produto sem ao menos saber de quem ela vem;
  • Seja educado: parece óbvio, mas é importantíssimo seguir regras de cortesia assim como dar “bom dia”, perguntar como a pessoa está e se despedir, no final. 

Além de seguir as técnicas acima, eu sugiro que confira o meu curso online “Os 3 pilares de vendas” baseado nas três maiores dores que os vendedores têm: prospecção, contorno de objeções e fechamento.  

Ficou curioso? Então, assista o vídeo abaixo que eu te explico melhor:

Guia de abordagem de venda pelo Whatsapp

Você pode até achar que existem técnicas que trazem mais resultados do que o aplicativo de mensagens, mas eu te garanto que você será passado para trás se continuar com esta mentalidade. 

Como eu não sou de deixar ninguém na mão, preparei esse guia de abordagem de venda pelo Whatsapp para você ultrapassar todas as metas com a ajuda do aplicativo. 

6 Dicas de abordagem de venda pelo Whatsapp 

1. Opte pelo WhatsApp Web 

A disponibilidade do aplicativo de mensagens não se limita aos celulares, pois há também uma versão para os computadores: o Whatsapp Web. Com ele você poderá se focar na melhor abordagem de venda pelo Whatsapp sem ficar preso no seu smartphone. Afinal, para caprichar na mensagem, o melhor é digitar pelo desktop. 

Há ainda a versão Business do aplicativo que foi criada para responder às necessidades profissionais de pequenas e médias empresas. 

2. Antes de tudo, peça autorização

Atualmente, uma das maiores preocupações dos usuários é a divulgação e compartilhamento de dados pessoais. Por isso, é muito importante pedir autorização para o destinatário antes de lhe enviar uma mensagem de abordagem de venda pelo Whatsapp. 

Caso contrário, o usuário pode fazer denúncias nas redes sociais, prejudicando o seu negócio. Além disso, ele está no direito de abrir uma reclamação junto ao PROCON

3. Saiba como escrever a mensagem

Tenha sempre em mente que você não está escrevendo uma tese sobre os benefícios da abordagem de venda pelo Whatsapp. Ou seja, é preciso aprender a escrever uma mensagem eficaz e que traga resultados. 

Sendo assim, tome os seguintes cuidados:

  • Seja amigável;
  • Envie frases curtas ao invés de uma única mensagem longa;
  • Utilize emojis em alguns momentos, mas não exagere;
  • Se você aguarda um retorno, não se despeça.

4. Priorize as listas de transmissão 

Eu sei que você pode achar que os grupos de Whatsapp representam uma estratégia prática de vendas, porém, evite fazer isso como uma maneira de ganhar tempo. Pois, logo de cara, o destinatário percebe que ele não é importante para você. 

Nesse caso, escolha as listas de transmissão que possibilitam o envio da mesma mensagem para até 256 contatos. Desse modo, você consegue direcionar a sua abordagem de venda pelo Whatsapp de acordo com o seu público-alvo. 

5. Passe para a ligação 

O Whatsapp pode configurar uma abordagem de venda através de um primeiro contato, porém de maneira informal. Por isso que, em caso de avanços, é preciso formalizar a negociação através de outras estratégias. 

Sendo assim, sempre que possível, passe para uma chamada de voz a fim de tornar o contato não apenas mais pessoal, mas também oficial. 

6. Integre ao CRM

Utilizar o Whatsapp como parte integrante da sua estratégia de venda pode colocar a sua empresa na frente da concorrência. No entanto, é importante aliar o uso do aplicativo ao seu sistema CRM para integrá-lo ao seu fluxo de trabalho. 

Dessa maneira, você poderá qualificar o lead, acompanhar o contato, desenvolver planos de ação de acordo com o desempenho da abordagem de venda pelo aplicativo. 

Com o meu guia de dicas para você fazer a abordagem perfeita de vendas no Whatsapp, você se sentirá confiante o suficiente para enviar a sua primeira mensagem, isso eu te garanto! Mas se você quer ir mais longe, eu te apresento o meu livro “Vendas não ocorrem por acaso”.

Com ele, vendedores, gestores e empreendedores aprende com a minha experiência prática com estratégias testadas e aprovadas no mercado. 

Se, além disso, você também busca técnicas para fechar todas as vendas, confira o meu livro “7 passos para se tornar um vendedor de milhão”.