Fala monstro, fala monstra! Como vai? Você sabia que montar uma estratégia para sua empresa levando em consideração quem é o seu cliente ideal é fundamental para evitar prejuízos e até mesmo para atrair melhores negócios?

É isso mesmo! Muitos empreendedores ainda pensam que não ter um nicho ou atender a todos os clientes e segmentos pode fazer com que você tenha mais lucro. Mas a verdade é que isso tende a limitar a sua atuação.

Como? Isso pode fazer com que a sua empresa tenha dificuldade em crescer de maneira sustentável e previsível. Entender qual é o perfil de cliente ideal é capaz de auxiliar diretamente no crescimento do seu negócio.

Por isso, é importante entender como definir o cliente ideal e o que você deve fazer para atrair o público certo para sua empresa. Mas como fazer isso? Fique tranquilo, porque hoje trouxe algumas dicas importantes para você. Dê uma conferida neste conteúdo.

Afinal, o que é o perfil de cliente ideal (ICP)?

ICP (em inglês, Ideal Customer Profile, ou perfil de cliente ideal) é algo que você, dentro da sua empresa, deve construir pensando nas características que o seu cliente ideal deve ter.

Montar esse perfil é importante porque ele vai nortear todas as demais estratégias da sua empresa, desde as campanhas pagas até mesmo à comunicação que o seu negócio deve ter para criar um bom relacionamento com o cliente.

A partir do momento que você conhece o perfil do seu cliente ideal, é possível atrair os prospects certos para sua empresa. Com isso, os vendedores concentram suas energias em um público que irá trazer mais resultados.

Afinal, não adianta ser um vendedor monstro se os clientes que chegam até você não são do público certo, não é mesmo? Por esse motivo, é tão importante traçar o ICP da sua empresa para tornar toda a comunicação mais assertiva.

Como definir o cliente ideal?

Quer saber como transformar as suas ações em investimentos mais inteligentes para sua estratégia? Então confira como definir o perfil de cliente ideal para sua empresa.

Escolha alguns dos seus principais clientes 

O primeiro passo para definir o seu cliente ideal é olhando para os clientes que já fazem parte da sua cartela.

Escolha aqueles clientes que você gosta de fazer negócio e que trazem bons resultados para sua empresa. Você deve levar em conta algumas questões, como:

  • Maiores clientes;
  • Relacionamento do cliente com a empresa;
  • Lucratividade que o cliente traz;
  • Volume de compras do cliente;
  • Quais tipos de serviço ou produto compram.

Leia também: Sabe como criar a persona ideal? Confira o passo a passo

Segmente esses clientes de acordo com as suas principais categorias

Com o primeiro passo definido, você deve analisar esses clientes que você escolheu para segmentá-los em algumas categorias. As principais delas são:

  • Informações demográficas: gênero, idade, renda, quantidade de funcionários;
  • Localização da empresa do cliente;
  • Perfil de consumo: frequência que realiza as compras, volume, tipo de pagamento;
  • Ticket médio.

Quais os serviços e produtos que esses clientes mais consomem?

Dos produtos e serviços que a sua empresa oferece, quais são os mais consumidos por essas principais empresas que você separou? Existe alguma semelhança entre elas quando falamos sobre tipos e quantidades?

Mais do que isso: existe algum produto que você oferece, mas que nenhuma dessas empresas consome? Isso também é importante de ser observado para que você consiga focar suas estratégias nos serviços que trazem maior rentabilidade para sua empresa.

Quer saber quais são as prioridades dos seus clientes? Já falei sobre isso antes, dá uma conferida aqui:

Quais os canais que esses clientes utilizam?

É fundamental que a sua empresa esteja disponível para contato em diferentes canais de atendimento: redes sociais, WhatsApp, e-mails e telefone.

Da mesma maneira, é importante observar as semelhanças entre os seus clientes, para então montar esse perfil: existe algum canal que se sobressaia aos demais? Se sim, o investimento neste canal é satisfatório?

Ao definir o seu perfil de cliente ideal, além de criar uma comunicação mais assertiva para esse público, você também consegue visualizar melhor sobre o que funciona para sua empresa, quais produtos os seus clientes mais buscam e até como melhorar as atividades internas para oferecer uma melhor experiência aos seus clientes.

E tudo isso é muito bem-vindo, não é mesmo? Principalmente quando você quer que os seus vendedores sejam monstros!

Qual a importância de conhecer o cliente ideal para as vendas?

Já vimos alguns dos benefícios em conhecer o cliente ideal da sua empresa. Mas vamos falar um pouco mais a fundo disso para que você não tenha dúvidas quanto a sua importância.

1. Melhor conhecimento do seu público

A partir do momento que você tem definido o seu cliente ideal, torna-se muito mais fácil conhecer as suas dores, preferências e até mesmo o que eles buscam.

Além disso, é possível oferecer uma boa experiência no atendimento ao cliente, além de criar estratégias e toda uma comunicação voltada para o público certo.

2. Aumento das conversões

E então, o que uma comunicação mais eficiente e bem trabalhada pelo marketing traz para você? Maiores conversões dos prospects corretos. 

Afinal, sabemos que não adianta ter milhares de conversões e leads, se nenhum deles realmente se tornar o seu cliente. Mas com estratégias focadas no seu perfil de cliente ideal, é possível atrair contatos mais qualificados, o que facilita o seu trabalho como vendedor monstro para transformá-lo em cliente.

3. Abordagem mais assertiva

Agora que você tem bem definido o seu perfil de cliente ideal, fica mais fácil para os vendedores realizarem uma melhor abordagem no momento das vendas. 

Isso porque você conhece quem são os seus clientes, sabe quais são as suas dores e, principalmente: entende bem como o seu produto ou serviço pode ajudá-los.

4. Foco nos prospects qualificados

Vendedores monstros são aqueles que estão preparados para fazer qualquer venda e bater as suas metas, certo? Mas a partir do momento que chegam em suas mãos prospects qualificados, ou seja, leads com real potencial para se tornarem clientes, tudo fica muito mais fácil.

Afinal, dessa maneira o vendedor terá uma maior eficiência comercial, já que poderá focar apenas nos potenciais clientes certos: aqueles que precisam do seu produto.

Como vender mais com o ICP?

Agora que você já sabe a importância e os benefícios em ter bem definido o seu perfil de cliente ideal é muito mais fácil criar estratégias e colocá-las em prática para que os vendedores monstros entrem em ação!

Mas será que só isso é o suficiente? Precisa ter algum outro diferencial? Agora eu te apresento duas oportunidades que podem mudar a maneira de vender

A primeira delas é o meu livro Vendas não ocorrem por acaso, especialmente para quem quer dicas e até mesmo vivências auxiliando na jornada para se transformar em um vendedor monstro!

Mas se você quer ir além, esqueça todos os outros cursos sobre vendas, porque o Sales Club é diferente de tudo que você já viu. Com 8 módulos exclusivos e acesso vitalício, você pode chegar onde sempre sonhou!

A minha missão é fazer com que a concorrência conheça o seu nome de longe. Faça parte do nosso clube e torne-se um profissional gabaritado. E com o Vendas não ocorrem por acaso e o Sales Club, isso é possível. Conheça agora mesmo!