Para se tornar um vendedor fera, muitos procuram técnicas mirabolantes, mas são poucos os profissionais que buscam os primeiros passos de como aprender a vender. Porém, são estes que se destacam da concorrência, trazendo resultados que realmente fazem a diferença. 

Se você pretende se tornar um campeão em vendas, eu te mostro o caminho de como aprender a vender, de uma vez por todas. 

Como aprender a vender?

como aprender a vender

Você não precisa de um diploma pendurado na parede da sua sala para se tornar o bam-bam-bam das vendas. Eu sei muito bem que a falta de tempo pode dificultar a sua evolução na carreira, mas como eu sempre digo: “me mostre um vendedor que estudou tanto quanto um médico, e eu te mostro um milionário”.

Ou seja, para você sair na frente da concorrência e garantir o seu espaço, você terá que desenvolver competências e colocar em prática técnicas essenciais para se tornar um vendedor de peso. Do básico ao avançado, eu apresento para você minhas dicas de mestre e ferramentas essenciais se você busca como aprender a vender (e muito).  

Aproveite para conferir meu mais novo e-book “7 passos para se tornar um vendedor de milhão”, no qual, eu te ensino todos os caminhos e as atitudes que te levarão a se tornar um verdadeiro vendedor campeão. 

No vídeo abaixo, eu falo um pouco sobre a preparação para ser um especialista em vendas:

6 dicas sobre como aprender a vender 

1. Aposte no relacionamento

O primeiro passo sobre como aprender a vender é trabalhar o relacionamento interpessoal, pois, o vendedor lida diretamente com pessoas. Sendo assim, você deve dominar técnicas que te aproximam do seu prospect e que estreitam a sua relação com seus clientes, a longo prazo. 

2. Invista na comunicação

Um vendedor que não sabe se comunicar não perde apenas vendas, como também oportunidades de crescimento. Isso porque o papel principal de um vendedor é oferecer ao cliente soluções. Desse modo, você deve aprender como comunicar sobre o seu produto ou serviço, de forma correta e eficiente. 

3. Melhore a sua inteligência emocional

Um bom profissional é aquele que sabe encontrar o equilíbrio entre o racional e o emocional para tomar decisões mais assertivas. Por isso, a minha terceira dica de como aprender a vender é o domínio da inteligência emocional em um ambiente competitivo e estressante. 

4. Domine as tecnologias

Hoje em dia, existem diferentes ferramentas tecnológicas que auxiliam e, até mesmo, facilitam o trabalho do vendedor. O sistema CRM, por exemplo, é uma plataforma de gestão comercial que otimiza as etapas dos processos de vendas. 

Para conhecer mais sobre o CRM, assista o vídeo abaixo no qual eu explico como eu aumentei minhas vendas utilizando o Pipedrive:

Falando nisso, não perca a oportunidade de testar gratuitamente o Pipedrive por 30 dias, na sua empresa. E se você gostar do resultado, você ainda ganha mais 25% de desconto nos primeiros 12 meses de utilização. 

5. Estudo a prospecção

Para que uma venda ocorra, é preciso prospectar novos clientes. Por isso, você deve estudar a prospecção para atrair a atenção do seu cliente e, no final, fidelizá-lo. Desse modo, procure por técnicas de persuasão como os gatilhos mentais.  

6. Aprenda as técnicas de negociação

Depois de prospectar o seu cliente, é importante conhecer a arte da negociação, pois é nesta fase que a relação de comprometimento entre empresa e consumidor é estabelecida. 

Confira o vídeo abaixo para descobrir 7 verdades para negociar melhor e que quase ninguém fala:

Fontes para aprender a vender

Cursos sobre como aprender a vender

Técnicas de Vendas 

O Sebrae oferece a formação online Técnicas de Vendas voltado para o comércio varejista. Nele, você aprende sobre as ferramentas e estratégias de vendas, atendimento, fidelização, entre outros. 

Os 3 Pilares das Vendas

No meu curso online “Os 3 pilares das vendas”, eu ensino os 3 pontos mais importantes do processo de vendas: a prospecção, as negociações e o fechamento. Com esta formação, você terá a oportunidade de desenvolver as suas habilidades de vendedor por meio dos meus mais de 20 anos de experiência na área comercial. 

Para saber mais sobre o curso, assista o vídeo abaixo que eu te explico:

Blogs sobre como aprender a vender 

Meetime

Especialista em Inside Sales, a Meetime alimenta um blog completo em vendas com técnicas de inside sales e inbound, dicas e novidades.  

Agendor

O Agendor é uma startup brasileira de CRM online e o seu blog é fera em estratégias de vendas, dicas tecnológicas, novidades e conteúdo sobre marketing

Thiago Concer 

É claro que meu blog não poderia ficar de fora, não é mesmo? Afinal, ele está repleto de conteúdos motivacionais, estratégicos, técnicos e práticos. Ou seja, tudo que você precisa saber sobre o mundo das vendas, você encontra no meu blog. 

Canais no Youtube sobre como aprender a vender

Sebrae

Para informações sobre o comércio no varejo, empreendedorismo, entrevistas com especialistas e cases de sucesso, não deixe de visitar o canal do Sebrae no Youtube

Portal Administradores

O canal do Portal Administradores no Youtube traz conteúdos sobre gestão, empreendedorismo, inovação, negócios e dicas de carreira. Além disso, você pode assistir entrevistas educativas e informativas. 

Thiago Concer

No meu canal no Youtube, eu te ajudo a superar suas metas e a criar um esquadrão de campeões em vendas. Por isso, eu produzo vídeos com conteúdo relevante e comprovado. 

Para ter um gostinho do que você encontrará por lá, assista o vídeo abaixo sobre o que todo vendedor precisa saber sobre um acompanhamento de vendas de sucesso:

Livros sobre como aprender a vender 

A Bíblia de Vendas

A bíblia de vendas traz os mandamentos do sucesso das vendas, ou seja, tudo que você precisa dominar para se tornar um vendedor de alta performance

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Um livro sobre o comportamento humano, Como fazer amigos e influenciar pessoas ensina estratégias de persuasão de maneira simples. 

Vendas não ocorrem por acaso

O meu livro Vendas não ocorrem por acaso é um verdadeiro guia sobre a área comercial para empreendedores, gestores e vendedores. 

Com as minhas dicas matadoras e as fontes de aprendizado, não há dúvidas de que você baterá todas as metas, no final do mês. Mas se além de metas, você quiser superar suas próprias expectativas, não deixe de adquirir meu meu mais novo e-book “7 passos para se tornar um vendedor de milhão”.