5 dicas de como atingir metas de vendas e ter mais sucesso

como atingir metas de vendas

Eu aposto que você já se perguntou o motivo de sua empresa criar e estabelecer metas e qual a real importância delas para a empresa. Eu te respondo meu amigo vendedor, a empresa precisa dessas metas para os mais diferentes motivos e vou destacar aqui os principais deles. Além de te dizer como atingir suas metas de vendas!

O primeiro deles você já deve saber, que é fazer o controle de quanto cada vendedor vende por mês para que a empresa tenha lucro. Mas é também por meio das metas de vendas que a empresa consegue projetar de forma clara quanto qual será  o seu crescimento mensal.

Além de beneficiar a gestão da empresa, um conjunto de metas claras facilita a compreensão de toda a equipe sobre como atingir metas de vendas com relação aos objetivos propostos e quanto será sua comissão, por exemplo.

Saiba mais sobre como organizar um plano de metas para o seu time.

Por isso, ao se deparar com a sua meta, foque em não somente entendê-la, mas também em como atingir a sua meta de vendas.

E se você está tendo dificuldades para fechar seu objetivo e não sabe como alcançar metas de vendas não se preocupe este post certamente vai ajudar você.

Como atingir metas de vendas? 5 estratégias

Se você seguir essas dicas matadoras, eu tenho certeza que você vai saber como atingir  metas de vendas de maneira mais eficiente.

1 – Conheça e acompanhe as metas da empresa

O primeiro passo de como atingir suas metas de vendas é entender exatamente o que elas significam. Aqui eu não estou falando apenas de valores, amigo vendedor, mas também de quantidade de produtos, atendimento e taxa de conversão de vendas para que a meta seja atingida. Faça os cálculos e entenda exatamente quantas vendas você precisará fechar para atingir essa meta.

Seu produto tem um ticket médio elevado e você só precisa de 20 vendas no mês? Ou você vai precisar fechar 200 negociações para atingir a meta de vendas? Veja se o número exigido pela sua empresa pode realmente ser alcançado e converse com seus colegas para saber o que eles pensam sobre a meta de vendas, como atingir, etc.. Depois de entender esses números, é hora de seguir para o próximo passo.

2 – Planeje suas vendas

Agora que você já definiu quantas vendas serão necessárias e que já constatou que os objetivos são alcançáveis, é hora de planejar como atingir as metas de vendas.

Como você já deve saber, vendas não acontecem por acaso, e é necessário estar preparado para contornar possíveis objeções que seu cliente apresente. Também aproveite esse período de planejamento para definir quais os produtos estão vendendo de forma mais fácil e quais as principais características de cada um desses produtos. Esse conhecimento é muito importante para alcançar metas de vendas e vai ajudar você na próxima dica.

Saiba também o vídeo abaixo sobre como fazer seu cliente comprar mais quando ele está indeciso.

3 – Upsell

Você já ouviu falar em Upsell? Esta estratégia permite a utilização de diferentes técnicas para aumentar o ticket médio de uma venda que será finalizada e ainda oferecer uma experiência melhor para seu cliente.

Existem diferentes maneiras de fazer isso: uma promoção em que o consumidor leva dois produtos e paga um pouco menos do que o preço dos dois somados, já é uma maneira de aumentar o valor de suas vendas, por exemplo.

Ofereça produtos que acompanham de forma natural o item que o cliente está comprando e não esqueça de apresentar as diferentes características do mesmo. Mas também fique atento para saber até onde você deve insistir em uma venda ou em um Upsell.

Se você identificar alguma oportunidade de Upsell, converse com seu gerente e apresente sua ideia e quem sabe, além de essa ser uma forma de atingir suas metas de vendas individuais também não seja uma maneira de ajudar nas metas de vendas de toda equipe?

4 – Saiba quando insistir e quando desistir

Uma das maiores ferramentas para bater metas de vendas é investir no cliente certo e na hora certa. Entenda quais produtos o seu cliente está procurando e conduza a venda de maneira coerente para o fechamento. Mas caso surja alguma objeção que você não consiga contornar, entenda o real motivo e perceba se deve continuar insistindo ou não.

É importante, que mesmo quando estiver desistindo de uma venda, você abra um canal de comunicação com este cliente, garantindo que você continuará o atendimento assim que ele desejar. Se possível, pegue o contato do futuro cliente e ligue para ele quando uma nova negociação surgir, ou um novo produto que se encaixa melhor com as necessidades que ele apresentou para você.

Esta dica de como atingir metas de vendas também é super importante para o processo de fidelização de clientes que está diretamente conectado com a nossa próxima dica.

Confira também o meu vídeo sobre isole as objeções com uma palavra a palavra “compreendo”.

5 – Não esqueça os clientes antigos

Quando o assunto é fechamento de metas de vendas, é fundamental utilizar todos os recursos que estão disponíveis. Por isso, é importante reativar seus clientes antigos, sempre oferecendo produtos relevantes e que tenham relação com outras compras que eles já fizeram.

Saiba mais sobre como reativar clientes inativos e atingir metas de vendas.

E no momento da nova venda, não esqueça de aplicar as técnicas de upsell para garantir que ele leve mais alguns produtos, ou uma quantidade maior do produto que ele já compra normalmente.

Seguindo esses passos, meu amigo vendedor, eu garanto que você vai saber como atingir metas de vendas de maneira mais rápida e fácil.

Quer saber mais sobre estratégias e dicas de vendas? Meu nome é Thiago Concer o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil, sócio- fundador do Instituto de Especialização de Vendas e líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor.

Acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas, como por exemplo o treinamento online Vendas não ocorrem por acaso, escrito para profissionais ambiciosos e determinados que querem descobrir como efetuar uma venda de sucesso.

Comentários


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *