Para aprender como aumentar as vendas B2B, primeiro, é preciso dominar técnicas de geração de leads, reativação de clientes e planejamento. Além disso, existem tecnologias disponíveis que são muito eficientes para o crescimento da sua empresa.

Aqui, eu separei para você 6 dicas de técnicas de como aumentar as vendas B2B e as ferramentas disponíveis que não só quebram o galho na hora de realizar a venda, como também trazem resultados de verdade. 

Como aumentar as vendas B2B

como aumentas as vendas b2b

Em tempos atuais, a concorrência no mercado está cada vez mais acirrada e nem todas as empresas conseguirão fechar o ano com o balanço positivo. Se você não quer que o seu negócio entre nas estatísticas, é preciso que você invista em resultados. 

Porém, você deve estar se perguntando como aumentar as vendas B2B sem precisar investir recursos, não é mesmo, campeão? Eu, Thiago Concer, estou aqui para te garantir que é possível aumentar a receita da sua empresa gastando muito pouco – ou quase nada. 

Com a adoção de técnicas que visam os objetivos da empresa, você consegue planejar uma estratégia B2B que se concentre nos esforços da sua equipe e nas tecnologias disponíveis. Mas, antes de tudo, é preciso focar na formação da sua equipe

Por isso, eu te apresento o meu curso online “Os 3 pilares das vendas”, no qual, eu ensino os 3 pontos mais importantes do processo de vendas: a prospecção, as negociações e o fechamento. 

Para saber mais sobre o curso, assista o vídeo abaixo que eu te explico melhor:

Como aumentar as vendas B2B: 6 técnicas

1. Conheça o seu produto e o seu cliente

Não adianta procurar como aumentar as vendas B2B se você não conhece nem o seu próprio produto. Isso porque, ao estudar sobre os mínimos detalhes, você é capaz de oferecer a solução para a dor do seu cliente. Portanto, aprenda o funcionamento do seu produto, o porquê da sua criação e as diferentes maneiras de atuação.  

Em seguida, trace o perfil do cliente ideal que verá no seu produto a resposta de seus problemas. Desse modo, você otimiza o processo de prospecção e qualificação dos leads. Sem falar que você evita muitas objeções também.  

2. Plano de ação

Uma das técnicas infalíveis de como aumentar as vendas B2B é o plano de ações, pois nele você tem a oportunidade de visualizar onde você quer chegar (o objetivo) e as tarefas que precisam ser executadas (as metas). 

Dessa maneira, você se prepara para a sua jornada de vendas sem se desviar dos seus planos. Por isso, a minha dica é manter uma rotina produtiva através de um planejamento para diminuir o seu ciclo de vendas. 

3. Defina metas realistas

Parece óbvio, mas eu insisto neste ponto: definir metas realistas te ajudam a projetar suas ações. Por isso, procure visualizar o seu pipeline e o seu ticket médio para orientar os seus vendedores na boa direção. Sendo assim, pense em estipular metas individuais de longo, médio e curto prazo. 

4. Mire os leads qualificados

Para não desperdiçar tem e nem oportunidades de como aumentar as vendas B2B, eu sugiro que você foque na geração de leads qualificados para evitar os gargalos no processo de vendas. Pois, concentrar seus esforços apenas no alto volume de leads não significa que você terá uma grande quantidade de oportunidades.  

5. Reative os clientes antigos

Prospectar clientes é excelente, mas que tal dar uma olhada na sua base de clientes inativos? Tenho certeza que você encontrará o pontapé inicial para uma boa estratégia de como aumentar as vendas B2B. Para isso, invista tempo e energia em ações para reativar contatos, realizar campanhas promocionais e estreitar o relacionamento. 

6. Invista em marketing

Quando falamos em ações de marketing, você logo pensa na publicidade divulgada em veículos de comunicação em massa, não é mesmo? Porém, como estamos falando em como aumentar as vendas B2B, eu te aviso que a estratégia deve ser diferente. 

Como o seu público são empresas, é preciso compreender as mídias certas de marketing. Normalmente, eu aposto as minhas fichas na divulgação online como o marketing de conteúdo, no qual, a empresa informa seus clientes sobre seus serviços e produtos de maneira enriquecedora. 

Como aumentar as vendas B2B: 5 ferramentas 

como aumentar as vendas b2b

  1. LinkedIn Sales Navigator: uma excelente ferramenta de prospecção se o seu público-alvo são grandes empresas, principalmente, que utilizam a tecnologia, pois ela utiliza os dados de interações dos clientes em redes sociais para mapear os leads; 
  2. Sidekick: ferramenta de rastreamento de e-mails criada pelo Hubspot, ela envia notificações de alerta quando um prospect está lendo o seu e-mail e, assim, você consegue analisar a interação do seu público com a sua mensagem; 
  3. Datanyze: para aprofundar a prospecção, esta ferramenta otimiza a busca por informações sobre empresas, como a história de criação, o faturamento, quantidade de funcionários e quais tecnologias ela usa; 
  4. LeadMetrics: para conhecer a experiência do seu cliente durante a jornada de venda B2B,, esta ferramenta envia oportunidades de feedback aos compradores e gera relatórios com dados sobre as respostas; 
  5. Pipedrive: este sistema CRM tem como objetivo a simplificação da rotina do time de vendas ao tornar a visualização do funil de vendas mais clara e objetiva, com isso, é possível planejar ações que visam resultados mais eficientes.

Já que estamos falando em Pipedrive, que tal dar uma olhada em como eu aumentei as minhas vendas em 40% utilizando este CRM? Confira no vídeo abaixo:

Se você gostou do que viu, eu tenho uma surpresa 30 dias de Pipedrive gratuito para você testar na sua empresa.Quer mais? Então, você ainda leva 25% de desconto nos primeiros 12 meses de utilização. Clique aqui para não ficar de fora dessa.