Você sabia que um sistema de gamificação pode elevar, positivamente, os números de vendas da sua empresa? Não? Descubra como esta afirmação muda a realidade de uma equipe de vendas.

Antes de mostrar como a gamificação pode transformar o cotidiano de uma equipe e, com isso, aumentar o potencial de vendas da empresa, faz-se necessário esclarecer – brevemente – o que é um sistema de gamificação.

Mas, pode apostar: enquanto explicamos o conceito de gamificação, você perceberá, de maneira quase intuitiva, a importância do termo. Por isso, vamos direto ao ponto!

O que é gamificação

Gamificação é o ato de fazer uso de jogos em um contexto de não jogos.

E o que isto significa? Usar do recurso da psicologia dos jogos para motivar a equipe. Neste caso, a de vendas. Curioso, não?

Por isso, fazer uso deste método para motivar uma equipe, fazendo com que seus colaboradores realizem as tarefas corriqueiras de maneira mais atrativa, deve-se tornar, hoje, uma das suas principais estratégias de mercado.

A grande diferença entre a gamificação e o mundo dos jogos é que enquanto o último prende o participante em uma realidade paralela, a primeira cria uma ponte entre os dois universos.

Fazendo com que os colaboradores se lembrem, diariamente, que as recompensas da gamificação são reais e palpáveis.

Como funciona a gamificação?

O sistema de gamificação deve ser elaborado pelos diretores, em conjunto com os gestores de pessoas, dentro da empresa.

São eles que irão delimitar quais são os objetivos concretos da gamificação na equipe, e, a partir de então, desenvolver a estratégia dos jogos e metas, correspondendo às necessidades da organização.

Para isso é preciso:

  • Criar desafios – realistas e correspondentes aos objetivos;
  • Coletar dados de ações dos colaboradores – como avaliar seu desempenho e produtividade, assim como todo e qualquer dado qualitativo e quantitativo que seja pertinente ao processo;
  • Desenvolver feedbacks imediatos, para cada avanço no jogo – pontuação, ranking, troféus;
  • Oferecer recompensas pelos desafios concluídos – dar prêmios, motivando, de fato, a equipe, a fim de garantir a continuidade da estratégia de gamificação.

Simples, não? Além disso, é importante que a gamificação seja uma atividade contínua em sua empresa. Pois, de que adianta fornecer algo divertido e significante e depois retirar?

O prosseguimento garantirá a continuidade, também, do aumento do potencial dos colaboradores a realizarem mais vendas. Além disso, continuar aplicando a gamificação em sua empresa não significa permanecer com os mesmos objetivos, estratégias de jogos e metas.

Ao contrário: é sempre buscar aperfeiçoar e diversificar as propostas da ferramenta, modificando metas e objetivos, estimulando a competição saudável no ambiente de trabalho.

Como o sistema de gamificação pode aumentar o potencial de vendas  

1 – O sistema de gamificação motiva os colaboradores

A gamificação motiva os colaboradores, pois não é feita apenas para bater metas. Inclusive, metas – em um contexto de vendas – tem esse tom pesado, não parece?

Quando impomos uma meta à equipe de vendas, apenas porque é obrigação dos vendedores cumpri-las, acabamos por inibi-los e assustá-los. Entretanto, em um sistema de gamificação o modo de enxergar as obrigações também se modifica. Já que o colaborador terá recompensas diferentes para cada desafio cumprido.

A psicologia dos jogos empolga o trabalho cotidiano, descontraindo a seriedade das metas assustadoras, como visto antes.

A gamificação não é, também, uma forma de colocar um colaborador contra o outro. Ela é uma forma diferente e empolgante de continuar cumprindo as tarefas do dia a dia, de maneira mais leve, modificando o ambiente de trabalho e recompensando por isso.

Por esse motivo, é necessário deixar claro nas diretrizes dos jogos a importância da competição saudável, bem como estimular a política de trabalho em equipe.

Uma dica é colocar em evidência entre o grupo, o fato de que a disputa não deve vislumbrar ultrapassar seus colegas e sim superar seus próprios resultados. O que motiva e une, portanto, toda a equipe.

2 – A motivação aumenta  a produtividade da equipe

Com o sistema de gamificação implementado a motivação dos colaboradores pode aumentar, a produtividade da equipe e, muitas vezes – consequentemente – pode resultar no aumento das vendas. Uma vez que, para cumprir os desafios propostos e subir no ranking, é necessário preparo e uma busca contínua para realizar o melhor trabalho possível – neste caso, o de realizar boas vendas.

Pois, por vezes, a equipe passa a enxergar o ato da venda como algo automatizado, esforçando-se somente o mínimo para continuar no cargo, sem buscar desenvolver-se e nem agindo com proatividade.

Neste estado, poderíamos definir os vendedores e sua forma de atuação como passiva, uma vez que trabalham como atendente e finalizam apenas as vendas em que o cliente já é um comprador.

Em contrapartida, o objetivo da gamificação é estimular os vendedores a atuarem de forma ativa, em que o vendedor desenvolve o papel de conquistar e conduzir o cliente ao fechamento da compra.  

Por isso, com a gamificação, e a motivação causada por ela, a ação de vendas torna-se mais significativa, e, por consequência, mais empolgante e frequente.

O cálculo é simples: a gamificação MOTIVA e a motivação ajuda nas VENDAS.

Por fim, é muito aconselhável utilizar a estratégia de gamificação para melhorar o rendimento da equipe e, assim, proporcionar um aumento nas vendas. Visto que os jogos e suas recompensas são benéficos para os colaboradores e as vendas oriundas da gamificação, e, principalmente, significativas para o seu negócio.

Portanto, parece ser lucrativo investir em um jogo onde ambas as partes saem ganhando, concorda?