O ambiente econômico global e do Brasil tem trazido grandes desafios para as empresas, que cada vez mais precisam impulsionar seus negócios e serem mais competitivas para sobreviver. Uma chave para alcançar isso é saber como aumentar as vendas da sua empresa por meio de uma estratégia eficiente.

De acordo com a empresa CSO Insights, o primeiro passo para alcançar melhores resultados dentro da área comercial de uma empresa é definir as metas de vendas, o quanto se espera alcançar e quando você deseja atingir essa meta. A partir deste aspecto, você pode definir as estratégias de vendas específicas que servirão como ferramenta para atingir estas metas e objetivos.

Com base nisso, no post de hoje vou te ensinar 7 estratégias de como aumentar as vendas da sua empresa e atingir seus objetivos de negócios.

Como aumentar as vendas da sua empresa? Veja agora

1 – Melhore o atendimento ao cliente

A chegada de novas soluções ao mercado, como aquelas baseadas em tecnologia, tem implicado em uma crescente concorrência entre as marcas. Mas a verdade é que os consumidores privilegiam as empresas que melhor atendem às suas necessidades e possuem excelência atendimento ao cliente.

Para que você tenha uma ideia da importância do atendimento ao cliente no processo de vendas, o relatório de Estado Global do Atendimento ao Cliente, elaborado pela Microsoft, concluiu que o atendimento ao cliente afeta a escolha da marca e a fidelização para 96% dos consumidores em todo o mundo  e que 68% dos consumidores pagariam mais por um serviço ou produto se tivessem um atendimento melhor.

E  o mesmo relatório diz ainda que mesmo que 86% das empresas considerarem a satisfação do cliente a principal métrica da sua operação de atendimento, somente 49% utiliza uma metodologia para mensurá-la. Ou seja, uma grande oportunidade para a sua empresa, certo?

E para te ajudar com este primeira dica de como aumentar as vendas da sua empresa, confira meu e-book gratuito com um passo-a-passo para estruturar o atendimento ao cliente de forma eficiente.

2 – Forneça serviços adicionais

Atualmente, o consumidor não quer apenas encontrar um produto que atenda suas expectativas. Ele quer uma experiência de compras completa e conveniente com serviços como entrega, instalação, serviço técnico ou de manutenção. 

Como a oferta de produtos muito parecidos é grande em alguns nichos de mercado, o marketing de serviço tem se destacado como estratégia essencial para se diferenciar e ganhar espaço em qualquer mercado. 

Por isso, se você está pensando em formas de como aumentar as vendas da sua empresa, pense em serviços que convençam o cliente a escolher a sua empresa ao invés dos seus concorrentes. Crie táticas para não só atender as necessidades dos clientes, mas também encantá-lo.

E para que você possa se destacar na sua área de atuação e ter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes através dos serviços, confira o vídeo abaixo do Portal do Marketing sobre os 8Ps do Marketing de Serviços e saiba mais sobre esta estratégia:

3 – Use o poder das redes sociais 

Utilizar o alcance das redes sociais para engajar seus clientes! Organize concursos nas mídias sociais para incentivar os usuários a criar conteúdos e interagir com sua marca, e ofereça recompensas pelos melhores, por exemplo. 

Aproveite estes canais para também ouvir o seu cliente com mais atenção: interaja com o público e participe das discussões para que você possa você possa aumentar o número de citações da sua marca, mas também identificar possíveis falhas em ações e campanhas.

E para que esta estratégia de como aumentar as vendas da sua empresa seja efetiva, não esqueça de utilizar ferramentas de monitoramento e gestão de redes sociais, pois ela vão te permitir medir o engajamento do cliente com a sua marca através de métricas como o número de curtidas, compartilhamentos e interações.

Confira também 4 táticas para trabalhar vendas nas redes sociais.

4 – Mantenha a comunicação com o cliente 

Não faça com que o fechamento da venda seja o término de relacionamento com o cliente. Pense em estratégias para aprimorar este relacionamento e criar uma relação de confiança com o cliente. Quanto mais ele conhecer sua marca e tiver interações frequentes com ela, maior será a chance dele continuar consumindo seus produtos e serviços. 

Por isso, para esta dica de como aumentar as vendas da sua empresa, desenvolva processos para conhecer melhor seu cliente para que depois você possa desenvolver estratégias de fidelização, como: 

  • Saber qual é a sua data de aniversário e ter uma ação de marketing direcionada neste dia.
  • Manter um atendimento de qualidade mesmo depois da venda. Ainda que o cliente te acione para falar sobre qualquer insatisfação, aqui você tem a oportunidade recuperá-lo e retê-lo por meio do atendimento de excelência.
  • Convidar seus clientes para eventos que possam interessá-lo. 
  • Para manter contato com este cliente, o questione sobre seus produtos ou serviços. Esta opinião certamente terá informações mais relevantes do que qualquer pesquisa.

5 – Não esqueça dos eventos

Geralmente, o evento mais importante para um empreendedor é a inauguração do negócio. Por exemplo, como ação de lançamento de um restaurante, você pode garantir a todos os clientes tenham 50% de desconto na conta nos primeiros 2 dias após a abertura.

No entanto, é comum que este tipo de estratégia seja negligenciada quando a empresa já tem algum tempo. Portanto, de tempos em tempos (geralmente no mês que tem menos vendas de acordo com seu histórico), promova um evento especial em sua loja, a fim de atrair novos clientes ou recuperar os antigos.

Para esta estratégia de como aumentar as vendas da sua empresa, você pode oferecer desconto em produtos ou em data comemorativas ou proporcionar experimentação de produtos, ou celebrar o aniversário da empresa com alguma condição especial, por exemplo.

6 – Invista em publicidade

Não investir em publicidade é um dos principais erros que uma empresa pode cometer. Por isso, neste tópico a dica de como aumentar as vendas da sua empresa é: invista na publicidade da sua marca. Utilize os canais tradicionais como televisão, rádio ou imprensa, os canais digitais e também as ações de marketing digital como táticas inbound, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outras. 

Esses tipos de estratégias são eficazes para apoiar os objetivos de vendas da empresa e, assim, tornar os produtos ou serviços conhecidos, bem como persuadir os consumidores a comprá-los ou usá-los.

Aprenda as 5 técnicas de persuasão para fechar vendas.

7 – Meça os resultados 

Saber quais esforços estão direcionando suas vendas é importante. Por exemplo, uma pergunta seria o que atrai visitantes ao seu site? Elas podem ser por artigos do seu blog ou anúncios pagos por clique, por exemplo. Essas ações podem tornar sua marca conhecida, mas, se elas não conseguirem converter visitantes em clientes, você deverá repensá-las.

Sem dúvida, pode ser difícil medir todos os esforços de marketing, por isso é necessário escolher as principais atividades que valem a pena medir. Portanto, você precisa estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) estratégicos. Alguns KPIs incluem receitas, retenção de clientes e o custo das mercadorias vendidas.

As vendas são o motor de qualquer empresa, portanto, saber como gerenciá-las e rastreá-las é vital para o crescimento de sua empresa. Ah, e não se esqueça de revisar sua estratégia regularmente.

Quer saber mais sobre como aumentar as vendas da sua empresa? Meu nome é Thiago Concer e sou um dos maiores especialistas em vendas do Brasil e sócio- fundador do IEV, a maior escola de vendas do país. 

Sou líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor, o maior movimento de profissionalização e valorização da profissão de vendedor por aqui. Também sou pelo 4º ano consecutivo (2015, 2016, 2017 e 2018) o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil.

Acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas.