O segredo de como aumentar as vendas em tempos de crise é a combinação entre tecnologia, inovação, treinamento e planejamento. Além disso, é preciso entender que, para vender mais, será necessário adotar técnicas não só para os momentos de dificuldades, mas também para todos os outros. 

Quer aprender mais sobre como aumentar as vendas em tempos de crise? Eu te mostro o que deve ser feito e as 6 principais ferramentas de como vender mais na crise. 

Aproveite para aprender como vender mais com 6 estratégias avançadas.   

Como aumentar as vendas em tempos de crise

como aumentar as vendas em tempos de crise

Basta o mercado demonstrar sinais de queda que eu te garanto que o primeiro setor a ser afetado é o das vendas. Por isso, as empresas quebram a cabeça para criar formas de sair da situação e a primeira preocupação é como aumentar as vendas em tempos de crise. 

Mas fique calmo que existem maneiras práticas e eficazes de como vender mais em momentos difíceis. E tudo começa com um bom planejamento estratégico, no qual, deve ser levado em conta a inovação tecnológica, a capacitação dos vendedores e as ferramentas disponíveis. 

Enquanto algumas empresas partem para a redução de custos sem avaliar os impactos, outras vêem a crise como uma oportunidade de investir no crescimento de áreas que antes foram negligenciadas. 

Atenção que eu não estou falando que você deve começar a implementar todas as tecnologias na sua empresa, hoje mesmo. Sendo assim, é possível encontrar soluções simples de como aumentar as vendas em tempos de crise. Por exemplo, a sua empresa pode contratar serviços de entrega para continuar atendendo os seus consumidores.  

Como eu não gosto de deixar ninguém na mão, preparei o vídeo abaixo com dicas práticas de como vender mais:

Com o que você deve se preocupar? 

Até aqui, você deve estar pensando que encarar a crise é apenas seguir minhas recomendações que está tudo certo, não é mesmo? Porém, quero chamar a sua atenção para alguns pontos que merecem dedicação para se recuperar desse momento. 

Desse modo, para saber como vender na crise, você deve se preocupar com:

  • O mercado: monitore as tendências do mercado e a atuação da concorrência para adaptar o seu serviço ou produto de acordo com as necessidades dos clientes; 
  • O diferencial: analise o seu produto ou serviço para encontrar os pontos que diferenciam a sua marca no ramo e trazem valor a sua empresa; 
  • A comunicação: seja transparente e informe seus colaboradores sobre a situação atual da empresa, além disso, mantenha uma comunicação clara com seus clientes;
  • O atendimento: apesar da crise abalar emocionalmente a todos, é importante oferecer todo o suporte para que a área de atendimento continue trabalhando normalmente;
  • A velocidade: planeje as estratégias minuciosamente, mas não demore para colocá-las em prática, pois o momento pede agilidade e rapidez. 

Outro fator importante que merece destaque é o equilíbrio emocional dos vendedores. Por isso, fiz a live abaixo sobre como ser feliz na crise:

Se você gostou e quer acompanhar essa e outras lives, faça parte da comunidade #OSV – Orgulho de ser Vendedor no Telegram. Lá, você confere, além de lives, áudios, dicas de materiais, notícias e novidades sobre o mundo das vendas. 

6 Ferramentas de como aumentar as vendas na crise:  

Agora que você já sabe quais são os pontos importantes que você deve prestar atenção, você deve estar se perguntando o que você deve fazer para vender mais na crise, não é mesmo? 

Aqui, eu vou te explicar como 6 ferramentas podem te ajudar na sua missão. Porém, é importante ter em mente que você pode adotá-las na sua empresa não apenas durante esse momento em que você busca maneiras de como aumentar as vendas em tempos de crise.

Isso porque fases como esta trazem consequências que ditam o comportamento do consumidor para sempre. Por isso, você deve estar preparado para transformar o seu modo de fazer negócio

Comece se tornando um líder na crise. Assista o vídeo abaixo para entender o que eu estou falando:

1. Capacitação

Você sabe como a atualização dos seus vendedores é importante para alavancar as vendas. Porém, minha primeira dica de como vender mais em tempos de crise é a capacitação do seu time com as ferramentas inovadoras e tecnológicas disponíveis no mercado.

Pois, os vendedores precisam estar preparados a utilizar os materiais do trabalho remoto, assim como softwares de conferências, organização, vendas online, entre outros. Além disso, o engajamento de todos os membros da sua equipe em um treinamento pode trazer a motivação necessária para enfrentar os momentos de dificuldade. 

2. Fidelização

Para começo de conversa, a fidelização de clientes não deveria ser uma ferramenta apenas de como aumentar as vendas em tempos de crise. Na verdade, cultivar um cliente deve ser uma estratégia permanente na sua empresa. 

Uma vez que esses clientes se identificam com a sua marca e confiam no seu trabalho, eles atuarão como promotores indiretos do seu negócio. Para que isso aconteça, mantenha sempre um canal de comunicação com seus clientes e entre em contato em caso de promoções, mudanças e novidades. Dessa maneira, eles se sentiram reconhecidos. 

3. Sistema CRM

Como reconhecer um cliente fidelizado? Ou um cliente inativo? E as medidas a serem tomadas? O sistema CRM é a resposta para essas e outras questões. Todo vendedor de sucesso que se preze utiliza o CRM para personalizar e simplificar processo de vendas, além de criar estratégias para vender mais na crise. 

O CRM é uma tecnologia de gestão de relacionamento com os clientes que reúne as estratégias de negócio para conhecer o cliente, identificar suas dores e oferecer soluções. Além do mais, é possível planejar as etapas do processo de vendas de acordo com as necessidades de cada cliente. 

No vídeo abaixo, eu explico como eu aumentei minhas vendas em 40% usando apenas um sistema CRM:

Eu tenho uma surpresa para você: 30 dias gratuitos para você testar o Pipedrive na sua empresa! Além dessa mamata, que tal mais 25% de desconto por 1 ano de serviço? Agora você não tem mais desculpa por não saber como aumentar as vendas em tempos de crise!

4. Marketing de conteúdo

como aumentar as vendas em tempos de crise

Em qualquer situação, o marketing de conteúdo se apresenta como uma excelente técnica para alavancar as vendas. Isso ocorre pois a geração do interesse por parte dos clientes surge, na maioria das veze, na forte presença online de tal empresa. 

Por isso que a produção de conteúdos na forma de post em blogs representa uma ponte de ligação entre vendedores e seus futuros clientes. Além disso, o marketing de conteúdo constrói a reputação da empresa frente à concorrência com a utilização de SEO para ganhar mais visibilidade na rede. 

5. Marketing digital

Outra ferramenta que une inovação e tecnologia para vender mais na crise é o marketing digital. Pois, de acordo com uma pesquisa, 74% dos internautas brasileiros realizam compras pela internet. Desse modo, o marketing digital aparece como uma solução barata e eficaz para alcançar o seu público-alvo. Por isso, invista em: 

  • Postagens regulares nas redes sociais;
  • Produção multimídia como vídeos e podcasts;
  • Blog corporativo com conteúdos significativos;
  • Envio de newsletters aos clientes cadastrados.   

Você sabe o que é digital trade marketing? Conheça 8 motivos para investir em vendas no mundo digital

6. Canais de vendas online  

Os canais digitais se tornarão o seu maior aliado na busca de como aumentar as vendas em tempos de crise. Ao usar o marketplace do Facebook, o Instagram ou o e-commerce, você aumentará a exposição do seu produto ou serviço, além do acesso aos seus clientes. 

Assista o vídeo abaixo para entender melhor sobre o funcionamento do e-commerce:

Essas 6 ferramentas de como aumentar as vendas em tempos de crise vão te ajudar a superar qualquer momento de dificuldade. Porém, é importante se manter sempre atualizado e, para isso, confira a formação completa online sobre os 3 pilares das vendas e o meu livro “Vendas não ocorrem por acaso”.

Eu sou Thiago Concer, o palestrante de vendas mais contratado do país, por 4 anos consecutivos. Eu te garanto que não vou te deixar na mão em tempos de crise, por isso, aposte em um treinamento específico para a sua empresa

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