Como aumentar as vendas no varejo? 8 estratégias infalíveis para você colocar em prática!

como aumentar as vendas no varejo

As possibilidades quase que infinitas de opções de compra pela internet trouxe muitos aspectos positivos para o varejo como um todo. No entanto, também gerou aspectos negativos, como excesso de informações que levam à temida infidelidade à marca.

Por sua vez, os clientes cada vez mais exigentes esperam muito mais do que novos produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades, mas também preços competitivos, diferenciais competitivos em relação à concorrência e excelência no atendimento.

Diante de tantas mudanças no cenário de atuação profissional de vendas do varejo, a pergunta que fica é: como aumentar as vendas no varejo? E para responder esta questão, hoje vamos abordar 8 estratégias infalíveis, para que você possa não só expandir seu negócio, mas também desbancar a concorrência e conquistar a fidelização dos clientes.

8 estratégias infalíveis de como aumentar as vendas no varejo

1 – Mensure todas as campanhas de marketing

Sua campanha de marketing só será eficaz se gerar lucro para o negócio (ROI). Principalmente quando os recursos estão escassos, você não pode se dar ao luxo de executar diversas campanhas de marketing sem medir e acompanhar os resultados.

Para toda e qualquer campanha de marketing estabeleça uma meta SMART, ou seja,  Específica, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal. Depois, defina quais ferramentas você vai utilizar para acompanhar o progresso das metas em relação aos objetivos estabelecidos.

Com esta primeira dica de como aumentar as vendas no varejo, se no meio do caminho você achar que algo não está funcionando, ainda terá tempo para modificar a campanha de forma que ela possa mais produtiva. Agindo assim, assim de ser mais eficiente e assertivo, você ainda consegue reduzir custos.

Confira também Plano de metas, saiba como organizá-lo para seu time 

2 – Impulsione a venda cruzada

A venda cruzada é uma das maneiras mais eficazes de aumentar as suas vendas. Por meio dela, você pode melhorar a experiência de compra do cliente, satisfazendo as necessidades complementares do cliente que não são atendidas pelo item original.

As possibilidades de como aumentar as vendas no varejo por meio desta estratégias são infinitas, por exemplo, você pode adicionar um conjunto de pincéis de maquiagem com desconto quando um cliente compra uma nova paleta de maquiagem ou uma loja de artigos para o lar pode empacotar um travesseiro com uma espreguiçadeira. 

Essa é uma forma de fornecer um “extra” especial para agradar o cliente, que enxerga valor agregado ao comprar um pacote gratuito de mercadorias, e consequentemente, aumentar as receitas da suas empresa.

Leia também O que é Cross Selling e Up Selling – Tudo o que você precisa saber.

3 – Estabeleça um plano de comissão competitiva

Se são as vendas que impulsionam os negócios, a sua equipe de vendas é mais do que essencial neste processo. E justamente por isso que é óbvio que a motivação do time deve uma das suas principais estratégias para aumentar a receita de vendas.

De acordo com pesquisas da SAP e Spherion, o principal motivador para vendedores é o incentivo de vendas. Portanto, na minha terceira dica de como aumentar as vendas no varejo, sugiro que você invista em um plano de comissionamento de vendas realmente competitivo.

Ao pagar uma comissão maior que a do concorrente você mostra ao vendedor que além dele ser importante, o trabalho dele é valorizado na empresa – o que também é uma ótima estratégia de reter talentos, não é mesmo?

Saiba mais Como pagar comissão para vendedor – As 5 formas mais utilizadas

4 – Envolva seus clientes nas decisões

Os clientes devem sempre desempenhar um papel central nas estratégias de como aumentar as vendas no varejo. Afinal, em um segmento que está orientado ao cliente, não existe outra maneira de sucesso que não seja ir direto à fonte.

Portanto, colete feedback dos seis clientes sobre a experiência de compra no varejo e quais seriam as oportunidade de melhorias para o seu processo de vendas. Algumas estratégias para isso incluem pesquisas em troca de presentes ou descontos, questionários, pesquisas de mídia social e até grupos de feedback online. Essas medidas beneficiarão sua empresa de duas maneiras:

1 – Faz o cliente sentir que faz parte da estratégia e do desenvolvimento da sua empresa.

2 – Você cria um ambiente que é seriamente centrado no cliente.

Esta também é uma maneira de conhecer seu cliente mais a fundo e conhecer seus comportamentos e necessidades, para assim criar estratégias de vendas mais assertivas, que correspondem às expectativas destes clientes.

Confira abaixo textos complementares que podem te ajudar neste processo:

5. Quando as vendas estão em baixa, crie uma data comemorativa

Quando o assunto é compras, os clientes adoram motivos para comemorar e, geralmente se programam com antecedência para fazer este tipo de compra. Na minha quinta dica de como aumentar as vendas no varejo, recomendo que você inclua estratégias inovadoras no seu calendário de vendas para aumentar a receita de varejo criando um dia especial.

Pode ser qualquer coisa, desde o dia do carro vermelho até o dia do animal de estimação! Mas não esqueça de envolver a sua equipe de vendas, criando concursos sobre a venda destes produtos e serviços específicos. 

Essa diversão, além de ser uma ótima oportunidade de propaganda boca a boca, também pode incluir o compartilhamento de fotos ou hashtags em redes sociais. Acredite, este tipo de ação tem sempre tem potencial para ser um grande sucesso.

Saiba também como aproveitar as principais datas comemorativas para o comércio 

6 – Mantenha seu site atualizado, sempre!

Na era tecnológica em que o cliente tem qualquer informação em um clique, sites lentos e desatualizados estão completamente fora de questão! Pense apenas em toda a receita perdida quando um cliente migra diretamente para concorrência por este motivo. 

Por isso, a minha sexta dica de como aumentar as vendas no varejo é: mantenha seus site de produtos e serviços sempre atualizado!

Além de ser uma ótima maneira de manter a interação com os seus cliente, este site também deve ser uma ferramenta de otimização de leads e um meio de entender quais os desejos e necessidades destes clientes em relação aos seus produtos e serviços.

7 – Fidelização de clientes

A fidelização de clientes é fundamental, pois garante que o cliente volte ao estabelecimento repetidamente. Mas para aumentar as vendas no varejo por meio desta estratégia, é necessário oferecer algumas vantagens que realmente despertem o interesse dos seus clientes.

Muito mais do que oferecer pontos, cupons de desconto e eventos, sua estratégia de marketing precisa estar muito atenta a possíveis alterações nas preferências de compra do consumidor para que sua empresa seja uma a primeira a fazer este movimento.

Para isso, se ainda não tem, inicie agora mesmo  todos os mecanismos de escuta ativa e interações com os clientes: atendimento ao cliente, redes sociais, etc.

Conheça 6 estratégias infalíveis para fidelizar clientes

8 – Omnichannel no varejo

A antiga estratégia de varejo em que cada canal segue um caminho entrou ficou no passado. O atual estilo de vida moderno e agitado torna o conforto e a conveniência uma prioridade quando o assunto é compras.

Por isso, a minha oitava dica e última de como aumentar as vendas no varejo é: facilite o processo de compras de compras do seu cliente, de forma que respeite a comodidade dele. Isso porque, este novo cliente hiperconectado percebe as marcas como um todo e deseja investir o mínimo de tempo possível em suas compras.

A melhor maneira de aumentar suas vendas no varejo certamente é facilitar esta tarefa! Se você optar por uma estratégia de varejo omnichannel em que o cliente possa entrar em contato com você através de vários canais online e offline, você ganhará pontos nesta corrida.

Agora que você sabe como aumentar as vendas no varejo, que tal saber mais sobre estratégias de vendas? 

Meu nome é Thiago Concer, o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil pelo 4º ano consecutivo. Sou sócio fundador do IEV, a maior escola de vendas do país e líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor, o maior movimento de profissionalização e valorização da profissão de vendedor no país. 

Eu posso oferecer um treinamento especializado e personalizado de acordo com as necessidades da sua equipe comercial. Nós podemos trabalhar juntos, entre em contato e saiba mais. 

Fique por dentro do meu trabalho pelo Youtube, Linkedin, Instagram e Facebook ou acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas!

Comentários


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *