Se você souber como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas, você não garante apenas a vaga de trabalho, mas também uma excelente primeira impressão. Pois, as empresas estão, cada vez mais, investindo na contratação ideal de colaboradores que possam somar esforços e trazer resultados que realmente fazem a diferença. 

Para que isso aconteça, o entrevistador precisa ser impressionado logo no primeiro momento, ou seja, no início da entrevista. Assim, você mostrará confiança, competência e determinação. Desse modo, a empresa te enxergará como o candidato perfeito para a vaga no departamento comercial. 

Quer saber como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas e sair dela com o contrato de trabalho assinado? Então, fique por aqui que eu preparei esse guia baseado nos meus mais de 20 anos de experiência na área

Aproveite para descobrir se currículo de vendedor ainda faz diferença na hora da contratação.

Como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas

como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas

Com um mercado acirrado como o das vendas, as empresas estão cientes de que não podem mais perder tempo com uma má contratação. Isso porque o candidato errado desperdiça o tempo de treinamento, recursos e oportunidades de aumentar a receita. 

Além disso, um funcionário que não compartilha os princípios e os valores da empresa costuma trazer resultados negativos para a equipe. Como consequência, é necessário demiti-lo, abrir uma nova vaga de emprego, anunciá-la, selecionar os currículos, realizar entrevistas e escolher um novo vendedor. Em seguida, é feito todos os treinamentos de onboarding

Você percebe o quão caro pode sair uma má contratação? Por isso, atualmente, a seleção de emprego está mais difícil e a vaga mais competitiva. Para você acertar em como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas, você precisa ter em mente que o objetivo do entrevistador é observar o seu comportamento e conhecer suas experiências e habilidades.

Qualidades para fazer uma boa entrevista de emprego para vendas:

  • Comunicação: para trabalhar com vendas, é importante saber se expressar de maneira clara e concisa para se comunicar não apenas com os clientes, mas também com os colegas e líder do time; 
  • Comprometimento: como você terá que participar de treinamentos, fazer cursos, assistir palestras, viajar e lidar com objeções, o entrevistador precisa saber se você se compromete com essas condições;
  • Relação interpessoal: você domina a arte da persuasão ou você desiste da negociação depois do primeiro não? Para saber como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas, mostre que você conhece (ou pretende aprender sobre) os gatilhos mentais;
  • Adaptação: se você partilha dos princípios e valores da empresa, a adaptação acontece de maneira mais natural, mas, além disso, você trabalhará com uma equipe de pessoas com personalidades distintas, por isso, é necessário mostrar que você é capaz de se adaptar em diferentes ambientes;
  • Resiliência: talvez, antes de fechar a sua primeira venda dentro da empresa, você terá que passar por muitos “nãos”, mas você não pode desistir e deve aprender com essas experiências negativas;   
  • Iniciativa: a última qualidade necessária para saber como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas é ter atitude e não ficar esperando a iniciativa do cliente e nem dos seus colegas. 

Se você quer aprender como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas, que tal descobrir como as empresas do ramo realizam as contratações? No vídeo abaixo, eu ensino como contratar os melhores vendedores:

5 toques de como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas

como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas

1. Invista em uma boa formação em vendas

Antes de você se preocupa em como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas, primeiro, o responsável pela seleção precisou escolher o seu currículo. Sendo assim, você deve rechear o seu CV com cursos e formações em vendas

Desse modo, é possível observar que, além de se interessar pelo seu aprendizado e crescimento profissional, você também mostra que possui as ferramentas necessárias para atuar na área comercial. 

Falando nisso, você conhece a minha formação online “Os 3 pilares das vendas”, no qual, eu desenvolvo as 3 principais etapas do processo de vendas: prospecção, objeções e fechamento. Ou seja, eu ensino tudo o que eu sei sobre as vendas, de ponta a ponta. 

Se você ficou interessado no meu curso, assista o vídeo abaixo para mais informações:

2. Pesquise sobre a empresa

Eu te garanto que se, durante a entrevista, você demonstrar que você possui um conhecimento razoável sobre a empresa, o entrevistador ficará impressionado. Isso porque, além disto representar uma consideração para com a história da empresa, você também apresenta suas habilidades de iniciativa, proatividade e comprometimento. 

3. Saiba como apresentar a sua experiência

Seja ela extensa ou curta, é importante saber como apresentar a sua experiência profissional sem que você seja visto como arrogante e pedante. Por isso, procure treinar um discurso claro e objetivo sobre o seu percurso antes de realizar a entrevista. 

Não se esqueça de mencionar a sua função, suas atividades, metas e resultados para cada ocupação apresentada. Pois, o entrevistador precisa visualizar a sua experiência para saber se você será uma boa contratação para a empresa. 

4. Responda todas as perguntas

Mesmo que você não saiba a resposta, diga que você não sabe a resposta ao invés de fugir da pergunta. É fundamental se mostrar verdadeiro e honesto durante uma entrevista de emprego. Desse modo, o entrevistador irá te ver como um candidato confiável e que é seguro o suficiente para admitir se não souber de algo. 

Quando falo sobre responder todas as perguntas, trata-se também dos questionamentos sobre os seus defeitos. E não vale falar que são “perfeccionismo” e “organização exacerbada”. Seja sincero em todas as suas respostas. 

5. No final, faça perguntas

Para mostrar interesse, não deixe de realizar perguntas sobre o trabalho, no final da entrevista. Como a empresa está, constantemente, avaliando o seu potencial, qualquer atitude sua será levada em consideração, inclusive os seus questionamentos. 

Então, quando o selecionador finalizar a entrevista com “você tem alguma pergunta?”, diga que tem. Em seguida, questione o ambiente de trabalho, a formação da equipe, o método de gestão, entre outros. 

Eu tenho certeza que você deixará uma excelente primeira impressão no avaliador, uma vez que você apresente interesse no funcionamento da empresa. 

Esses 5 toques de como fazer uma boa entrevista de emprego para vendas é o que você precisa dominar para garantir a vaga de trabalho. 

Por fim, para você descobrir o que procuram no recrutamento, não deixe de conferir a masterclass online “Como contratar os melhores vendedores para sua empresa” que eu, Thiago Concer, organizo com o campeão em treinamento Wanderlei Cintra, no dia 29/08 (sábado). 

Nela, você aprende as técnicas de contratação, o que o recrutador procura em um bom candidato e o perfil ideal para compor uma equipe de vendas. Ou seja, eu te ensino como impressionar na entrevista de emprego.

Gostou da novidade? Clique aqui para não perder essa grande oportunidade. 

Para te ajudar a engordar o seu currículo, separei os posts abaixo sobre técnicas em vendas para você decolar na sua carreira: