Fala, meus monstrinhos, como vocês estão? No artigo de hoje vou ensiná-los como fazer um bom pós-venda. Consegue me dizer como está essa etapa na sua empresa? Você e sua equipe ajudam seus clientes após a conclusão da venda ou se esquecem dele e partem para novos prospects?

Sabemos que tão importante ou mais que a atração de novos clientes é a fidelização dos atuais, certo? Além disso, sabemos também que podemos facilitar essa atividade com uma boa prática de pós-venda. Marque presença na rotina de seus clientes e seja lembrado por esse diferencial. 

Antes de apresentar algumas dicas práticas de como fazer um excelente pós-venda, vou te lembrar o que esse termo significa. 

O pós-venda é um processo que se inicia logo após a compra de uma solução oferecida pelas empresas. Quer um exemplo? Veja só:

Supondo que você comprou um notebook no dia 20 de janeiro, em uma loja específica. Mesmo após a compra ser efetuada, o vendedor que te atendeu continua a falar contigo. E sabe por que ele faz isso? Pois ele deseja saber… 

  • Se a entrega foi feita no prazo adequado;
  • Se houve problemas com a instalação do produto;
  • Se o produto atende às suas necessidades;
  • Se o cliente está interessado nas notícias que a empresa compartilha etc.

Agora que você lembrou o que significa o pós-venda, vamos às dicas e as melhores ferramentas para a sua empresa fazer um bom pós-venda?

Como fazer um bom pós-venda com 5 dicas práticas

1. Faça follow-up

Como dissemos no início do artigo, boa parte da etapa de fidelização de clientes está no acompanhamento daqueles que já são seus consumidores. Mantenha contato com esse cliente e mostre-se interessado em saber se a solução que ele adquiriu está atendendo suas necessidades.

Aproveite esse contato e, se o cliente concordar, cadastre-o para que receba newsletters e participe das campanhas de e-mail marketing com notícias relevantes e que tenham a ver com os interesses dele.

Essa conduta é natural do ser humano, meu amigo. Até porque, sempre digo isso: todo vendedor também é consumidor. Quando percebemos que estamos minimamente conectados com a outra pessoa, tendemos a lembrar que ela existe, principalmente quando precisamos de algo que ela oferece.

2. Estabeleça parcerias 

Vai me dizer que você, como consumidor, não gosta de aproveitar e fazer suas aquisições durante um período promocional? Com esse tipo de estratégia, a sua empresa tem a possibilidade de oferecer diferentes oportunidades de produtos e serviços aos clientes.

Crie um clube de vantagens, por exemplo. Dessa forma as pessoas terão mais motivos para comprar de você: a preferência pelas suas soluções e o fato de oferecer benefícios aos consumidores fiéis.

Se você for dono de uma floricultura, por exemplo, pode proporcionar que algum paisagista ou jardineiro profissional atenda seus clientes fidelizados com um preço diferenciado. Assim as duas partes interessadas saem ganhando e têm a chance de aumentar sua carteira de clientes. Sem falar no consumidor, que terá os produtos de qualidade e um serviço de primeira.

Leia também: Aprenda como aumentar as vendas em tempos de crise de maneira rápida e eficaz.

3. Presenteie nos momentos especiais

Geralmente, quando nos tornamos clientes de determinados estabelecimentos, preenchemos um cadastro como forma de segurança para a empresa e também para facilitar o acesso às informações pessoais de cada consumidor.

Pense em você, como cliente de uma loja, recebendo um mimo no dia do seu aniversário. Vai me dizer que isso não é legal? As pessoas gostam de ser valorizadas e isso as motiva para voltar nos lugares que se sentem bem, sejam elas profissionais ou clientes do estabelecimento.

Os brindes mais comuns são calendários, pen-drives, agendas e canetas. Apesar de serem objetos simples e manjados, quase todo mundo usa. E o mais legal: acompanhará seu cliente por onde ele for. Vale o investimento. Saiba agradar o seu cliente no pós-venda. 

Atitudes como essa demonstram interesse em manter o relacionamento com o cliente. Não precisa ser algo caro ou muito personalizado, mas que seja útil e tenha a ver com a sua empresa e o seu consumidor.

4. Promova lançamentos e novidades

É importante saber em que tipo de produtos e serviços seus clientes têm interesse. A partir do momento que iniciar o atendimento, seja ele presencial ou à distância, foque em descobrir as preferências, desejos e necessidades do seu consumidor.

Agindo dessa forma, você poderá ajudá-lo e informá-lo, enviando indicações ou explicações que estejam de acordo com os interesses dele. 

Melhor do que a quantidade é a qualidade, meu amigo. Saiba quem procurar e quando procurar. Se a sua empresa lançou uma nova solução, entre em contato com os clientes que tenham a necessidade e o interesse por esse produto ou serviço.

Além de mostrar que conhece, de fato, seu cliente, a possibilidade de fechar novas vendas é muito maior.

5. Relacione-se de forma ética

Pera aí, Thiago. Em pleno século XXI você vem falar em ética profissional? Sim, meus caros. Apesar de poder soar estranho, acreditem em mim. Ainda hoje encontramos empresas e colaboradores por aí que não dão a mínima para essa filosofia moral.

 Em resumo a ética preza por:

  • Respeito; 
  • Bondade;
  • Justiça.

Seja ético, honre os compromissos firmados e atenda às necessidades dos seus clientes. Certamente, agindo dessa forma, você e sua empresa serão reconhecidos pelo caráter e o diferencial no atendimento.

Me responda uma coisa: você faria negócio com alguém que mente ou que vende e compra sem nota para ter um número maior de vendas no final do mês? Assista ao vídeo abaixo e saiba que a resposta dessa pergunta tem muito a ver com você.

Agora que você sabe como fazer um pós venda eficaz, que tal anotar as melhores ferramentas para facilitar suas ações, aumentar o relacionamento com o público e potencializar seu trabalho?

Leia também: Gestão de relacionamento com o cliente: a receita de sucesso para os resultados da sua empresa.

Saiba como fazer um excelente pós-venda com as 5 melhores ferramentas 

  1. O CRM, sem dúvidas, é uma das ferramentas estratégicas de gestão de vendas que otimiza o relacionamento com o cliente e possibilita que você alcance bons resultados.

Leia também: Hubspot ou Pipedrive – Qual o melhor sistema CRM para a sua empresa?

  1. Use o e-mail marketing para nutrir contatos e divulgar suas soluções. Aproveite datas e circunstâncias especiais para fixar sua marca na cabeça dos consumidores. Isso faz com que suas chances de vender para um antigo cliente só aumenta, além de ter certa vantagem com a concorrência.
  2. Produza e compartilhe conteúdos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e blog próprio. Integre suas redes sociais aos canais de venda e estreite ainda mais o relacionamento com seus clientes, além de transmitir a essência da sua empresa.
  3. Pesquisas de satisfação costumam apontar as críticas e os elogios que a sua clientela tem sobre sua empresa e sua equipe de vendedores. Considere essa ferramenta para aprimorar suas estratégias de venda, promover treinamentos e também para aprender constantemente.

Leia também: Aprenda como fazer pesquisa de satisfação em 6 etapas.

  1. Eventos como feiras e congressos podem ser o diferencial para que você esteja cada vez mais próximo dos seus clientes. Esteja atento sobre as novidades do setor, promova webinars, palestras etc.

Leia também: Conheça os palestrantes de vendas famosos no país e no mundo.

Meus amigos, esse foi o artigo de hoje e espero que tenham gostado. Contudo, para termos a chance de fazer um pós-venda perfeito, precisamos de bons vendedores na nossa equipe, não é mesmo? Por isso, saiba como contratar os melhores vendedores para sua empresa, afinal de contas, estes profissionais estão diretamente ligados à receita do negócio.