5 dicas sobre como fazer o cliente amar o que você vende

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O seu cliente só compra seu produto ou compra, se identifica, defende, indica e quer cada vez mais o que você vende?

Repare que há uma larga diferença entre vender e vender proporcionando tudo isso que comentei na pergunta anterior.

Mas é justamente o conceito que você promove na sua marca ou no seu serviço que vai despertar a empatia e expectativa do seu cliente.

De acordo com as informações do artigo de David Shing para o Financial Post, um portal canadense, a relação de proximidade entre cliente e marca é chamada de amor pela marca.

David compara esse amor ao amor humano que se guia pelos sentimentos de perdão, felicidade e reconforto.

Mas para ele, o que os dois tipos de amor tem realmente em comum é o COMPROMETIMENTO.

Cliente comprometido

Se o cliente se sente conectado, compreendido e apoiado pelo conceito que você vende, ele vai se comprometer com você. Ele vai te defender. Vai entender quando você falhar. Vai te “amar”.

(Mas não falhe muito. Acerte bem mais, claro!)

Essa compreensão do seu cliente aliada ao comprometimento diz muito sobre o quanto suas vendas e o que você vende refletem os valores pessoais dele.

E quer ver só como essa tendência das marcas serem amadas está em evidência?

A Accenture Interactive  promoveu uma pesquisa no ano de 2016 chamada “Love Index”.

O estudo tinha o objetivo de conhecer como as marcas vão além e se tornam amadas pelas pessoas.

O Brasil esteve entre os países avaliados.

A pesquisa levou em conta cinco aspectos para que os respondentes avaliassem a marca. O quanto ela era 1. divertida, 2. relevante, 3. engajadora, 4. social e 5. útil.

Sabe qual foi o resultado?

As mais amadas do Brasil

Netflix em primeiro lugar, YouTube em segundo e Google em terceiro.  Ainda apareceram no top 10 brasileiro, a Apple, a Samsung e a Sony.

Mas sabemos que despertar esse interesse não é fácil. Afinal, falar de amor nunca é, não é mesmo?

Por isso, separei 5 dicas sobre como melhorar o conceito da sua marca e fazer com que seus clientes se sintam cada vez mais amados. Vê só:

1. Zele pela comunicação saudável

Aprenda a usar todos os canais de comunicação que te aproximam do seu cliente. Já escrevi sobre isso aqui no blog.

Hoje, as pessoas gastam horas nas mídias digitais e sempre estão conectadas de alguma maneira.

Investigar qual a mídia que seu público mais usa, é uma boa para que você esteja por lá também captando a atenção para a sua venda.

Não esqueça dos desafios.

Anuncie com estratégia sem se tornar inconveniente, pois o que conecta você ao seu cliente é uma linha fina e sensível, que pode se romper facilmente por meio de um simples unlike ou unfollow.

Lembre disso.

2.Supere expectativas

Seu cliente fez uma compra online com você.

O que você acha que ele está esperando? O produto, claro.  Exatamente como ele viu no seu anúncio.

Mas você já pensou de ir além de um produto impecável e enviar algo a mais?

Hoje, algumas marcas investem em brindes, outras expressam em uma simples carta o quanto se sente felizes pelo cliente ter feito aquela compra.

Veja que as vezes não precisa de muito. Isso é cuidar.

E amor e cuidado tem tudo a ver, não acha?

3. Tenha lado, posicione-se

Lembra do princípio de valores pessoais do cliente que você enquanto marca reflete?

Pois é, ele está relacionado ao seu posicionamento.

As pessoas querem se sentir alinhadas com você.

Elas querem saber o que você defende, que bandeiras coloca para fora da janela e como expressa o que é equivalente ao que elas acreditam.

4. Invista na personalização e pessoalidade

Mostre ao cliente que ele pode confiar em você. E que você protege tudo que ele lhe dedicou, como os dados pessoais, por exemplo.

Além disso, mostre o quanto está disposto a personalizar o seu atendimento por causa dele.

Que tal aquele e-mail de aniversário com desconto especial no seus produtos? Resguarde os dados, mas personalize.

5. Inove, não fique no mais do mesmo

Os clientes amam as marcas que fazem o que fazem muito bem.

Ao mesmo tempo, amam aquelas que trazem sempre uma novidade que surpreende.

Não basta criar um produto excelente, porque facilmente seus concorrentes podem fazer igual.

Mas é possível inovar em cada conceito do que vende e assim aumentar o “amor” dos que já são seus clientes.

Prove que sua marca está engajada em verificar e atender às necessidades deles.

Afinal, problemas surgem a cada segundo.

Então, nunca ache que já resolveu todos com o que já foi criado. Inove sempre nas suas estratégias e vai ver como o amor dos seus clientes pelo que você vende só cresce.

Abraço!
Sucesso e ótimas Vendas

 

Imagens: Reprodução

Fonte: Artigo base: | How your business can work for and win brand love