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Como fazer um pós-venda memorável? Confira técnicas e dicas para fidelizar seus clientes

Thiago Concer

Thiago Concer

Como fazer pós-venda

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Fala meu parceiro, minha parceira! Como vocês estão? Hoje tenho um assunto importante para falar: depois que o seu cliente finaliza a compra, o que você faz? Deixa apenas ele ir embora ou já está familiarizado com estratégias de como fazer um pós-venda memorável?

Se você pensa que o seu trabalho termina com a finalização da compra, então temos muito o que conversar. Esse é apenas o começo da jornada! Isso porque para reforçar o relacionamento com o cliente é importante conhecer as técnicas de pós-venda.

Já falei antes sobre como vender uma vez é fácil, o difícil é vender de novo. Por esse motivo, ter um bom processo de pós-venda pode fazer toda a diferença para um vendedor monstro e até mesmo para a reputação da sua empresa.

Quer saber mais sobre como fazer um bom pós-venda, com dicas e técnicas que vão elevar o relacionamento do cliente com a empresa para um próximo nível? Então vamos agora descobrir mais sobre isso.

Pós-venda: o que é e qual sua importância?

Antes de entender como fazer um pós-venda eficiente é necessário estar familiarizado com o conceito.

Basicamente, podemos definir a pós-venda como o relacionamento entre o vendedor (ou a empresa) com o cliente após a finalização da compra do produto ou serviço. E essas estratégias podem ser diferenciadas dependendo de como funciona cada processo comercial.

Mas por que conhecer as técnicas de pós-venda é tão importante? Pois a partir do momento que você emprega boas estratégias, é possível fidelizar seus clientes, uma das questões mais importantes quando falamos sobre o relacionamento entre marca e consumidor.

Apesar de ser uma etapa fundamental para qualquer negócio, muitos empreendedores acabam deixando de lado. Segundo o Relatório de Inteligência do SIS Sebrae, cerca de 85% das empresas nunca fizeram um pós-venda. Esse é um número muito alto, considerando que os clientes fidelizados são responsáveis por 65% das compras de um negócio. 

Para ser um vendedor monstro, é  necessário sempre estar aprendendo novas estratégias e estudando para melhorar os seus resultados. Já falei sobre isso anteriormente:

Ou seja, este é o momento de colocar a mão na massa e entender como fazer um pós-venda eficiente, não é mesmo?

Afinal, como fazer um pós-venda com bons resultados?

Para entender melhor como fazer um pós-venda, é importante conhecer o seu funil de vendas e, principalmente, a jornada de compras do seu cliente. Isso vai desde a etapa da percepção, ou seja, quando o seu potencial cliente conhece a sua marca, passa pelo período de descoberta, para então efetuar a compra, como mostra a imagem abaixo:

Pós-venda memorável: como fazer

Fonte: MarkeTHINKers

E como já descobrimos, o seu relacionamento com o cliente não irá acabar no momento do fechamento do negócio, não é mesmo? Pelo contrário, agora devemos empregar as estratégias de pós-venda para fidelizá-los. E para esse momento, temos quatro etapas:

  • Adoção;
  • Retenção;
  • Expansão;
  • Defesa.

E agora, para não ficar mais nenhuma dúvida, vou abordar cada uma dessas etapas e as suas principais técnicas de pós-venda.

Adoção

Uma das principais dicas de pós-vendas que posso dar a você é: não finalize o relacionamento com seu cliente após o fechamento da compra. Afinal, agora você já entende a importância dele para o seu negócio.

Neste momento, uma técnica importante em como fazer um pós-venda eficiente é pedir feedbacks ao consumidor. Além de se mostrar interessado no cliente, também é uma boa tática para avaliar o produto, os seus resultados e até mesmo aprimorá-lo, caso seja necessário.

Retenção

Neste momento, o objetivo deve ser garantir a satisfação do cliente ao utilizar as soluções da sua empresa. Por isso, é fundamental que você esteja sempre disponível para responder dúvidas e demais solicitações que sejam encaminhadas.

Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas de marketing, mostrou que fidelizar clientes é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar novos. Por isso, entender como fazer um bom pós-venda e garantir o sucesso do cliente é fundamental.

Além disso, outra dica envolve a divulgação de lançamentos primeiramente para quem já é cliente. Isso mostra que a empresa se preocupa com o consumidor, já que as notícias vão chegar primeiro a ele. Também abre a oportunidade de realizar novas vendas ou oferecer descontos exclusivos para esse novo produto (ou serviço).

Expansão

O foco é manter o relacionamento com o cliente, não é mesmo? Por isso, uma boa estratégia envolve enviar conteúdos que sejam relevantes ao consumidor. Dessa maneira, a presença da marca se mantém e quando ele estiver pronto para comprar novamente, com certeza irá se lembrar de você e da sua empresa.

Estratégias de marketing de conteúdo e e-mail marketing são muito interessantes para esse momento do pós-vendas e, principalmente, para a fidelização do cliente.

Além disso, você pode utilizar as estratégias de upsell e cross-sell para indicar soluções adicionais ao produto que o seu cliente já comprou, com o objetivo de aumentar o ticket médio do cliente. 

Uma das dicas de pós-venda para o momento da retenção do cliente é apostar em estratégias de descontos. Afinal, quem não gosta? A partir do momento que você tem uma venda bem-sucedida, as pessoas estão mais favoráveis a continuar comprando, principalmente quando sentem que há um ganho, como no caso de promoções e descontos.

Defesa 

Por último e mais importante, temos a quarta etapa, de engajamento e fidelização. O cliente que chegou até aqui conhece bem a sua empresa, está satisfeito com as soluções apresentadas e com o atendimento que foi prestado.

Ou seja, todas as estratégias de relacionamento com o cliente foram bem executadas e ele está engajado. Então, neste momento, o consumidor se torna um advogado ou promotor da empresa, indicando a marca para colegas e até mesmo efetuando novas compras.

No fim, isso é o que toda empresa deseja: que o relacionamento com o cliente seja próximo e que, ao fidelizá-lo, ele esteja tão satisfeito com as soluções a ponto de indicar para outras pessoas — e por isso a fidelização é encarada como algo mais barato do que conquistar novos clientes.

Seja um vendedor monstro!

Agora que você já sabe como fazer um pós-venda eficiente e conhece diferentes dicas, é o momento de colocar tudo o que você aprendeu em ação. Afinal, apenas dessa maneira é possível aprender de verdade.

Mas será que só isso é o suficiente? Então, agora vou apresentar duas oportunidades que podem mudar a sua maneira de vender. 

A primeira delas é o meu livro Vendas não ocorrem por acaso, especialmente para quem quer dicas e até mesmo vivências auxiliando na jornada para se transformar em um vendedor monstro!

Mas se você quer ir além, esqueça todos os outros cursos sobre vendas, porque o Clube OSV é diferente de tudo que você já viu. Com 8 módulos exclusivos e acesso por um ano, você pode chegar onde sempre sonhou.

A minha missão é fazer com que a concorrência conheça o seu nome de longe. Faça parte do nosso clube e torne-se um profissional gabaritado. E com o Vendas não ocorrem por acaso e o Clube OSV, isso é possível. Conheça agora mesmo!

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