E aí meus amigos e minhas amigas! Tudo bem com vocês? Eu já percebi que as principais dificuldades de vendedores estão relacionadas a como fazer prospecção de clientes e na finalização das vendas.

Hoje, separei um pouquinho do meu conhecimento aqui para abordar a primeira questão. 

A prospecção de clientes é uma área fundamental de qualquer empresa – e saber como realizar essa atividade de maneira efetiva e sem gastar muito tempo é fundamental para aumentar as vendas.

E é por isso que eu falo: prospecção bem feita, sucesso garantido. Confira as dicas que separei para você se tornar um monstro também na prospecção de clientes!

O que é prospecção de clientes?

Já falei com você anteriormente sobre esse tema e até mesmo trouxe algumas dicas de ferramentas para prospecção. Mas hoje quis trazer um conteúdo exclusivo, trazendo algumas dicas e passos que você pode seguir para alcançar melhores resultados.

Mas vamos ser sinceros: prospectar pode ser uma tarefa muito chata. Afinal, enquanto estamos prospectando, não estamos vendendo. Mas isso não significa que entender como fazer prospecção de clientes não seja fundamental para você, meu querido vendedor monstro.

Pelo contrário, é importante que você entenda todas essas técnicas e estratégias para que, cada vez mais, consiga prospectar aqueles clientes em potencial que entendam bem o seu negócio e, principalmente, que façam parte do perfil ideal de sua empresa.

E, é claro, não podemos deixar de lado que quanto mais você prospecta, mais a sua empresa fica conhecida. E a competitividade do mercado mostra bem como isso é algo essencial.

Você já conhece o quadrante da prospecção? Entenda como planejar o processo de prospecção de novos clientes ou até mesmo na sua própria carteira.

Como fazer prospecção de clientes: 7 passos

1. Conheça bem o seu cliente

Como falamos, uma das principais maneiras de entender como fazer uma prospecção de clientes eficiente é conhecendo bem o seu perfil de cliente ideal. Afinal, dessa maneira, os vendedores podem concentrar suas energias em um público que irá trazer mais resultados.

Os benefícios disso são inúmeros, indo muito além da prospecção, como:

  • Melhorar o conhecimento do seu público e, por conta disso, as suas estratégias;
  • Aumentar as conversões;
  • Ter uma abordagem mais assertiva;
  • Focar nos prospects qualificados.

Leia também: Sabe como criar a persona ideal? Confira o passo a passo

2. Prepare seu script

Fazer um bom script de vendas é fundamental se você quer falar com o seu cliente de maneira assertiva, mostrar a importância do seu serviço para ele e até mesmo no momento de contornar as objeções dos clientes.

Afinal, a partir do momento que você sabe quem é o seu cliente ideal, consegue entender as suas dores e, principalmente, de quais maneiras o seu produto ou serviço podem melhorar a experiência do cliente.

Além disso, o script te auxilia diretamente em uma das grandes dificuldades dos vendedores, além de saber como fazer prospecção de clientes, que é o fechamento de vendas.

3. Ofereça o seu serviço a quem precisa

Algo que sempre gosto de ressaltar é que oferecer o seu produto ou serviço para quem tem interesse é metade do caminho para concluir a venda.

Para isso, você deve não apenas saber quem é o seu cliente ideal, mas pesquisar sobre a empresa e até mesmo os seus principais concorrentes. Dessa maneira, você consegue oferecer os melhores benefícios e encontrar as pessoas certas.

4. Tenha uma lista organizada de contatos

A palavra-chave para qualquer vendedor monstro é: organização. Se você quer melhorar as vendas com a carteira que já tem ou fazer prospecção de novos clientes, é fundamental que você mantenha a sua lista de contatos organizada e atualizada.

Isso significa ter as informações mais importantes sobre um potencial cliente sempre em mãos: nome, cargo dentro da empresa, informações úteis que foram dadas em contatos anteriores e o histórico de todo o relacionamento. 

Uma das principais maneiras de manter tudo isso organizado e de fácil acesso é através de sistemas de CRM de vendas.

5. Conheça as principais ferramentas para prospecção

Uma das respostas sobre como fazer prospecção de clientes é contar com as ferramentas certas para isso – e, muitas vezes, gratuitas. Elas podem oferecer diferentes benefícios, como:

  • Aumento da produtividade do vendedor;
  • Programação de diferentes fluxos de cadência, de acordo com o perfil do cliente;
  • Controle do dia a dia;
  • Simplificação na visualização de métricas importantes.

Você também pode se interessar: 9 ferramentas de prospecção: como atrair mais clientes e vender mais?

6. Defina uma rotina de prospecção de clientes

Eu sei que prospectar clientes não é uma das suas atividades preferidas ao ser um vendedor. Mas é necessário. Por isso, defina um processo de prospecção e atente-se a ele.

Isso envolve estabelecer uma rotina: separe algumas horas do dia para pesquisar novos clientes, outras para entrar em contato com esses prospects. E, é claro, uma dica de ouro: estabeleça metas. Já falei sobre como isso pode ser libertador, certo?

7. Peça indicações para seus clientes

Por último, mas não menos importante: sabe aqueles seus clientes que já estão com você há algum tempo, gostam do seu serviço e do atendimento que você presta a eles? Que tal pedir uma indicação de outros clientes para eles?

Esse é o famoso boca a boca, algo que não podemos deixar de lado – afinal, a indicação ainda é uma das maneiras mais eficientes de conquistar e fidelizar clientes. Mas não se esqueça: para ter boas indicações, primeiramente você deve ter clientes satisfeitos.

Seja um vendedor monstro!

Meu amigo, saber como fazer prospecção de clientes é apenas o primeiro passo. Afinal, para ser um vendedor monstro, você não precisa só conquistar novos possíveis consumidores, certo? É importante saber vender.

E qual a melhor maneira de conseguir isso? Apresento duas oportunidades imperdíveis para você. A primeira delas é para estar sempre por dentro das maiores técnicas de vendas, então você precisa conhecer o meu livro “Vendas Não Ocorrem Por Acaso”. 

E, é claro, com o Clube OSV você encontra o que é preciso para se tornar o melhor vendedor. Alcance as suas metas e conheça os principais passos para uma negociação de sucesso, que vai te levar para cada vez mais fechamentos! 

Tudo isso porque o Clube OSV é diferente de tudo o que você já viu. Tenha acesso  durante um ano a 8 módulos desenvolvidos para você se tornar um monstro! São aulas exclusivas com professores que dedicaram as suas vidas a alcançar sempre os melhores resultados.

Você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo? Então não perca mais tempo e seja um vendedor monstro!

============ TUDO SOBRE A OSV =============

🎥 Inscreva-se no canal 

💻 Acesse o site

📲 Entre para o grupo do Telegram

📸 Siga o perfil no Instagram

📝 Leia todos os blogs 

🎧 Ouça o podcast

=========== PRODUTOS ============

📚 Leia o meu livro – Vendas Não Ocorrem Por Acaso

📌 Curso completo para vendedores – Clube OSV 

🎯 Para gestores comerciais – Sales Clube