Pipedrive é uma plataforma CRM criada para facilitar a gestão de vendas, respondendo todas as necessidades do departamento comercial. Porém, para que a ferramenta realmente traga resultados para a sua empresa, é fundamental aprender como funciona o Pipedrive.

Por isso, eu vou te ensinar como acompanhar os processos de vendas, otimizar as oportunidades, rastrear o atendimento, planejar as etapas da negociação no CRM. Fique por aqui e confira como funciona o Pipedrive e suas vantagens.

O que é e como funciona o Pipedrive?

Para entender como funciona o Pipedrive, antes de tudo, é preciso ter em mente que a plataforma foi pensada por vendedores para ajudar vendedores. Por isso, esse sistema CRM é focado nas vendas com o objetivo de tirar do papel as anotações feitas sobre os processos.

Ou seja, a sua equipe nunca mais arquivará as informações de uma venda em um dossiê físico ou em um arquivo no desktop do computador. Pois, a plataforma CRM permite o gerenciamento dos contatos na nuvem. Com isso, todos os vendedores são capazes de consultar o andamento da venda, do seu início ao seu fechamento.

Além disso, ao automatizar as tarefas, os vendedores ganharão tempo de produtividade com uma rotina de agendamento, acompanhamento e conclusão de atividades inseridas no Pipedrive. Dessa forma, é possível visualizar o funil de vendas de maneira clara e objetiva, evitando gargalos.

Isso porque, com o painel de controle simplificado, você consegue identificar as falhas no processo e as oportunidades para o seu negócio crescer. Por isso que gestores e vendedores são seduzidos pela plataforma quando eles procuram como funciona o Pipedrive.

Funcionalidades do Pipedrive:

  • Estruturação das etapas de negociação;
  • Visualização clara do funil de vendas;
  • Rastreamento do atendimento;
  • Integração de e-mails;
  • Planejamento de tarefas e metas;
  • Previsão de vendas;
  • Produção de relatórios;

O melhor de tudo isso é que todas as informações ficam arquivadas nas nuvens e podem ser consultadas de onde você estiver, através do seu celular, via aplicativo, ou pelo computador.

Como funciona o Pipedrive na prática?

Se você está interessado em contratar os serviços de um sistema CRM, é importante analisar como funciona o Pipedrive na prática. E eu estou aqui para isso: para te mostrar o funcionamento da plataforma.

Abaixo, você confere como funciona o Pipedrive através da explicação de cada ferramentas do sistema CRM.

Aba “negócios”

  • Gestão dos negócios em andamento.

Para organizar e gerenciar os negócios que estão sendo executados, você pode inseri-los na aba “negócios” em diferentes etapas do funil de vendas. Dessa maneira, todos conseguem ver todas as atividades relacionadas em cada fase do pipeline.

Aba “correio”

  • Rastreamento de atendimento.

Nesta seção, o Pipedrive permite o rastreamento das mensagens enviadas ou recebidas, otimizando o atendimento. Além disso, é possível analisar o histórico do cliente e o aproveitamento do contato.

Aba “atividades”

  • Gestão das atividades.

Para administrar as atividades agendadas e realizadas pela sua equipe de vendas, basta consultar a aba “atividades”. Nela, você encontra os contatos, as tarefas, as reuniões, os prazos, as objeções e etc. A melhor parte de como funciona o Pipedrive é que as atividades ficam organizadas por contato, empresa e negócio.

Aba “contatos”

Se você busca uma maneira prática de administrar as informações de prospects, clientes e empresas, a seção “contatos” é a solução que você estava procurando. Mas não pense que você deverá preencher formulários intermináveis com os dados de cada contato, pois o Pipedrive simplificou até isso para você.

Aba “Insights”

A única coisa que falta para você gerenciar as suas vendas com o Pipedrive é a análise do progresso dos negócios. Por isso, a plataforma permite que você visualize o seu progresso no processo de vendas através do módulo Insights, que conta com as seguintes opções:

  • Atividade: aqui você analisa o  desempenho em atividades realizadas e comunicações ou emails disparados;
  • Negócios: para acompanhar desempenho, conversão, duração e status geral do seu pipeline.
  • Previsão e assinaturas: onde é possível analisar as previsões e projeções do seu negócio;

Ao descobrir o que cada seção da plataforma significa, garanto que fica mais fácil saber como funciona o Pipedrive e o porquê dele ser essencial para o crescimento da sua empresa, não é mesmo? Mas se você ainda está com dúvidas, fique por aqui que falarei das vantagens deste sistema CRM.

Vantagens de como funciona o Pipedrive

Um dos grandes diferenciais do sistema CRM do Pipedrive é que ele é traduzido em diferentes línguas, com isso, você pode personalizar a linguagem conforme a nacionalidade do seu cliente. Além disso, tanto a versão mobile quanto a web possuem uma interface limpa e intuitiva, tornando a visualização do funil de vendas muito clara.

Outras vantagens do Pipedrive:

  • Integração com outras ferramentas;
  • Personalização do painel de controle;
  • Gerenciamento de leads;
  • Produção de relatórios gráficos;
  • E previsão de vendas através de uma linha do tempo.

Gostou do que viu até agora sobre como funciona o Pipedrive? Então, saiba que existem diferentes pacotes com funcionalidades específicas para responder a diferentes expectativas de uma empresa.

Preço dos pacotes do Pipedrive: (Atenção, valores em dólares verificados em 13/08/2020).
Pacote Essencial: USD 12.00 por usuário por mês;
Pacote Avançado: USD 23.00 por usuário por mês;
Pacote Profissional: USD 47.000 por usuário por mês;
Pacote Corporativo: USD 79.00.00 por usuário por mês.

Se você ainda está com dúvidas sobre como funciona o Pipedrive e como ele pode ajudar o seu time de campeões, eu fiz um comparativo com outras ferramentas CRM:

No vídeo abaixo eu te explico como eu consegui aumentar as minhas vendas em 40% utilizando o CRM Pipedrive:

Eu tenho uma surpresa para você, caro amigo: 30 dias de Pipedrive gratuito para você testar na sua empresa. Se você gostar do que viu, você ainda leva 25% de desconto nos primeiros 12 meses de utilização. Clique aqui para não ficar de fora dessa.