Search

E aí meu amigo e minha amiga, como estão as vendas da sua empresa? Um dos maiores desafios dos profissionais de vendas é aumentar o lucro do seu negócio, certo? Mas, não se preocupe. Hoje vou falar sobre 7 estratégias certeiras de como melhorar nas vendas. Vem comigo!

7 estratégias para melhorar nas vendas

Ter um bom produto ou oferecer um serviço bem feito nem sempre é sinônimo de lucro quando chega o final do mês. Para expandir suas vendas, é necessário seguir alguns métodos eficientes que farão sua empresa atrair e conquistar a clientela. Vamos às estratégias?

1. Ofereça soluções em vez de produtos ou serviços

Em vez de fazer propaganda dos seus produtos ou serviços, aconselho que você ofereça soluções. Garanto que a procura aumentará a partir do momento que você virar essa chavinha dentro da sua cabeça.

Muitas pessoas torcem o nariz quando recebem ofertas de produtos e serviços, pois acreditam que já possuem o suficiente para obter o sucesso que almejam. Contudo, quando se deparam com uma solução ideal, tendem a prestar mais atenção e enxergar possibilidades. Afinal de contas, quem não deseja solucionar problemas específicos? 

Identifique as vulnerabilidades do seu potencial cliente e resolva-as de acordo com as suas possibilidades. 

2. Motive, invista e relacione-se com seu time de vendas

Como forma de melhorar nas vendas, entenda que sua equipe precisa de motivação frequentemente. Afinal, suas soluções (para relembrar a primeira estratégia, volte no tópico anterior!) não se vendem sozinhas. Valorize, elogie o trabalho do seu time e lembre-se que incentivos financeiros funcionam muito bem nesse quesito.

Além de motivar, invista na qualificação da sua equipe. É unânime a preferência pelo atendimento capacitado, adequado e que entenda as necessidades do público. Workshops, treinamentos e palestras estimulam seus colaboradores e fazem com que eles produzam em maior quantidade e com mais eficácia.

E, acima de tudo, mantenha uma relação próxima e agradável entre seu time de vendas. Nutra e conserve a harmonia entre seus vendedores para alcançarem o objetivo em comum.

3. Prefira qualidade à quantidade de clientes

Contrariando o que muita gente pensa, o sucesso das vendas não está ligado somente ao número de clientes, e sim no poder de compra de cada um deles. 

Então, você me pergunta: “mas Thiago, e aquele ditado quanto mais clientes prospectar, melhor?”. Meu amigo, não vou discordar. Porém, o ideal é saber qual tipo de solução oferecer para o tipo certo de consumidor. Ou seja, entender se o que você vende, realmente interessa ao lead. 

Tenha em mente que abordar prospects inadequados ou desinteressados é perda de tempo. Tempo esse que poderia ser investido no estudo dos seus potenciais clientes.

4. Conheça seu cliente ideal 

Baseado no tópico anterior, suponho que você tenha entendido minimamente a importância de conhecer seu público-alvo para melhorar nas vendas. Mas como praticar essa ação e se aproximar dos seus potenciais clientes?

Procure saber além da faixa etária e o gênero das pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Considere as preferências dessas pessoas, além da localização geográfica, renda média e tantos outros dados que você conseguir.

Aqui, sim, podemos aplicar 100% a frase: quanto mais (informação), melhor.

5. Destaque-se perante a concorrência

Por mais que você faça tudo de acordo com o processo de vendas, jamais ignore seus concorrentes. É fundamental criar um diferencial entre as demais companhias que atuam na mesma área que a sua.

Destaque-se e obtenha vantagens perante a concorrência, seja pelo tom do seu discurso de vendas, ou pela qualidade da solução oferecida e até mesmo pela sua experiência no mercado. O importante é que sua empresa seja referência e preferência em relação aos concorrentes.

Deseja vender mesmo quando seu concorrente cobrar mais barato? Assista ao meu vídeo abaixo e aprenda como:

Pesquise também os preços da concorrência e mantenha-se competitivo. A clientela adora pagar por um valor mais em conta.

6. Entenda de preços e não seja refém dos números

Saiba que o potencial cliente não compra da sua marca por causa do seu preço. O valor da sua mercadoria ou do seu serviço é apenas o canal para que ele adquira a sua oferta. 

É mais fácil de fisgar a atenção do público consumidor quando usamos palavras chaves a nosso favor. Vai me dizer que você, enquanto cliente, não para e presta atenção quando ouve as expressões “preço de banana” ou “leve 2 e pague 1”? São frases prontas, mas que despertam a atenção da freguesia. Mas, meu amigo e minha amiga, isso não significa que você venderá mais somente com promoções.

Explore, ao máximo, o potencial de compra do seu cliente usando o cross-selling e upselling e aumente o ticket médio das compras. 

Assista ao meu vídeo abaixo e aprenda a vender valor, mesmo quando o cliente reclamar que o preço está alto:

7. Recupere seus clientes inativos

Sem dúvida alguma, a recuperação dos clientes inativos, colabora e muito para melhorar nas vendas. Afinal, essa carteira inativa de clientes, nada mais é do que um baú repleto de ouro. Com essa atitude, você consegue matar dois coelhos com uma cajadada só. Veja: 

Bata a meta do mês e alcance excelentes resultados sem precisar correr atrás de novos clientes. Assista ao meu vídeo abaixo e saiba como:

Meu amigo, para finalizar o conteúdo de hoje, tomo a liberdade de repetir o que mencionei no 3º tópico e reitero a importância de saber o que falar e para quem falar. 

Continue o seu aprendizado 

Eu posso oferecer um treinamento especializado e personalizado de acordo com as necessidades da sua equipe comercial. Nós podemos trabalhar juntos, entre em contato e saiba mais.

Fique por dentro do meu trabalho pelo YoutubeLinkedinInstagram e Facebook ou acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *