• Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog
Thiago Concer
  • Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog

LEIA O BLOG
MAIS COMPLETO
SOBRE VENDA
E SAIA NA FRENTE
DA CONCORRÊNCIA

QUERO RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Como melhorar suas vendas pelo WhatsApp? Confira 7 dicas

Thiago Concer

Thiago Concer

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Como melhorar suas vendas pelo WhatsApp

E aí, meus monstrinhos, como vocês estão? No artigo de hoje abordarei as melhores dicas de como melhorar suas vendas pelo WhatsApp. Se interessou? Vem comigo e #boravender!

Quase um ano de pandemia… Se não fosse pelo coronavírus, quem poderia imaginar que a nossa estimada área de vendas sobreviveria de portas fechadas, na maior parte do tempo, não é mesmo? Ao longo desse período, tivemos que nos reinventar, aprender novas soluções e, o mais importante, não deixar a peteca cair.

No primeiro semestre de 2020 a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd), realizou uma pesquisa e o resultado foi impressionante: o uso do WhatsApp como canal de vendas cresceu 84,7% no Brasil. A pesquisa ainda revela que seis a cada dez profissionais do comércio já usavam o WhatsApp para negociar com seus clientes.

É ou não é algo animador, fala a verdade? Dito isso, nada melhor do que usar essa ferramenta a nosso favor. Quer saber como melhorar suas vendas pelo WhatsApp? Confira as melhores dicas a seguir.

Leia também: Passo a passo para vender mais nas datas comemorativas do comércio.

7 dicas para melhorar suas vendas no WhatsApp

  1. Baixe o WhatsApp Business

Sem rodeios, sem firulas, sem mimimi. Se você quer vender com a plataforma de mensagens instantâneas, baixe a versão Business do WhatsApp, feita especialmente para negócios que utilizam o aplicativo para vender. Quer saber o porquê de usá-la? Te dou três razões:

  • Popularidade: segundo a Forbes, em fevereiro de 2020 o WhatsApp ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários no mundo. No mesmo mês, 99% dos smartphones brasileiros tinham acesso à ferramenta; 
  • Força geográfica: mais de 180 países usam a ferramenta, que está disponível em 60 idiomas diferentes. Além disso, o aplicativo tem mais de 5 milhões de companhias cadastradas no mundo;
  • Benefícios: a ferramenta permite o cadastro de mensagens rápidas, eficazes e individuais, além de enviar diferentes tipos de arquivos e possibilitar a criação de conteúdo para seus contatos.

2. Tenha um perfil que demonstre profissionalismo

Tenha em mente que, nesse caso, o WhatsApp é sua ferramenta de vendas. Fotos e contas pessoais podem afastar seus clientes.

Por isso, além de baixar o WhatsApp Business, configure seu perfil na ferramenta para que transmita profissionalismo aos seus contatos. Cadastre uma imagem de perfil corporativa e insira dados da sua empresa como o logo, endereço físico, se houver, e horário de atendimento. 

3. Obtenha permissão para contatar usuários 

Antes de iniciar uma conversa no WhatsApp Business com qualquer pessoa, é necessário que você receba uma permissão de adesão, confirmando que o usuário do app deseja receber mensagens de contas comerciais. 

Assim que você enviar uma mensagem comercial, o usuário da ferramenta pode:

  • Clicar em continuar para aderir ao diálogo com a sua empresa ou, simplesmente, responder à primeira mensagem. Assim, a ferramenta entende automaticamente que o contato foi permitido. 
  • Clicar em denunciar caso ele acredite ou perceba que sua empresa esteja violando a política comercial do app. 
  • Clicar em bloquear para adicionar o número da sua empresa à lista de contatos bloqueados. Dessa forma, o usuário não receberá mais mensagens particulares do seu número, porém ele ainda terá acesso ao perfil comercial e ao catálogo da sua empresa, caso sejam membros de um ou mais grupos em comum.

Caso o cliente não responda, o contato é encerrado. E, caso o seu lead responda após 24 horas, é necessário enviar uma nova mensagem modelo. Veja exemplos de mensagens aceitas no próximo tópico.

Você sabia que cerca de quase 2 milhões de usuários do WhatsApp são bloqueados mensalmente por infringir essa e outras regras? 

4. Use mensagens automáticas

Você pode usar as mensagens automáticas do WhatsApp para o envio de boas-vindas ou no caso de ausência. Veja alguns exemplos:

  • “Olá! Como vai? Seja bem-vindo e obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa]! Em que podemos te ajudar?”;
  • “Olá! Agradecemos o seu contato. No entanto, não estamos disponíveis no momento. Nosso horário de funcionamento é de tal a tal horário, de segunda à sexta-feira. Escreva abaixo a sua solicitação e retornaremos assim que possível dentro do nosso horário comercial. Obrigado!”

5. Use etiquetas

Classifique seus leads de acordo com as etiquetas disponíveis nos mais variados casos. Por exemplo:

  • Saudações iniciais;
  • Lembretes de compromissos;
  • Status das negociações;
  • Pós-venda.

Lembre que o objetivo do WhatsApp Business é manter as experiências de compra e de atendimento positivas e, consequentemente, vender mais.

Aqui, vale também, separá-las de acordo com o funil de vendas dos seus leads.

  • Busque e compartilhe informações relevantes;
  • Pratique o benchmark com outras empresas do setor.

6. Humanize a conversa

Não seja refém do mundo virtual. Use tons amigáveis, que tragam o cliente para mais perto de você, em vez de afastá-lo com chatbots. Afinal de contas, o WhatsApp é uma ferramenta de conversa.

  • Aposte nos emojis, com moderação;
  • Aproveite os conteúdos multimídia como imagens, vídeos e áudios

Mas, atenção: nada de enviar documentos muito longos. Deixe isso para o grupo da família! Seja objetivo e claro. Faça com que o seu lead reaja às suas ações, para que seja possível conduzi-lo ao funil de vendas.

Leia também: 5 dicas poderosas de como otimizar o funil de vendas.

7. Acelere o processo comercial

Por último, mas não menos importante, eu te aconselho mais quatro coisas bem simples, que não te causarão problema algum:

  • Inserir o botão flutuante no site

Para adicioná-lo, use a seguinte URL:

https://wa.me/xxxxxxxxxxxxx 

Você deve inserir o seu número de telefone de acordo com o formato internacional, sem zeros à esquerda e sem hífen. Se a sua empresa for sediada em na capital paulista, por exemplo os dados deverão estar da seguinte forma:

Código do país = 55, seguido pelo DDD = 11, mais o número do seu telefone.

https://wa.me/55119xxxxxxxx.

Feito isso, compartilhe o link do seu WhatsApp:

  • Em todos os seus perfis comerciais das outras redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn;
  • Nas campanhas de e-mail marketing;
  • Nas campanhas de retargeting.

 De uma forma simples e rápida, você facilita o processo comercial, além de aumentar o engajamento da sua empresa.

Agora que você já sabe como melhorar suas vendas pelo WhatsApp, inclua a URL do botão flutuante em todos os pontos de conversão do seu site e redes sociais. Mas, antes de concluir, quero te fazer uma pergunta:

Como estão as contratações na sua empresa? Tá complicado, bicho? Não esquenta a cabeça. Inscreva-se na masterclass sobre como contratar os melhores vendedores para sua empresa em que eu e Wanderley Cintra te explicamos por que a atenção deve ser reforçada na hora de contratar as pessoas que integrarão o seu time de vendas.

Garanta que seus leads acessem o WhatsApp e utilize as dicas apresentadas. No mais, te desejo sucesso com as vendas online e muitas, mas muitas vendas. #BORAVENDER!

Leave a comment Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação
Menu
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
SOBRE

Quem é Thiago Concer

Blog

PALESTRAS E TREINAMENTOS

Para vendedores

Para gestores

RECEBA AS MELHORES DICAS
Youtube Instagram Facebook Linkedin Telegram Twitter Whatsapp

© 2022 Copyright – NaWeb

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. "Configurações"
Configurações.Ok, Entendi!
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR