E aí, meus monstrinhos, como vocês estão? No artigo de hoje abordarei as melhores dicas de como melhorar suas vendas pelo WhatsApp. Se interessou? Vem comigo e #boravender!

Quase um ano de pandemia… Se não fosse pelo coronavírus, quem poderia imaginar que a nossa estimada área de vendas sobreviveria de portas fechadas, na maior parte do tempo, não é mesmo? Ao longo desse período, tivemos que nos reinventar, aprender novas soluções e, o mais importante, não deixar a peteca cair.

No primeiro semestre de 2020 a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd), realizou uma pesquisa e o resultado foi impressionante: o uso do WhatsApp como canal de vendas cresceu 84,7% no Brasil. A pesquisa ainda revela que seis a cada dez profissionais do comércio já usavam o WhatsApp para negociar com seus clientes.

É ou não é algo animador, fala a verdade? Dito isso, nada melhor do que usar essa ferramenta a nosso favor. Quer saber como melhorar suas vendas pelo WhatsApp? Confira as melhores dicas a seguir.

Leia também: Passo a passo para vender mais nas datas comemorativas do comércio.

7 dicas para melhorar suas vendas no WhatsApp

  1. Baixe o WhatsApp Business

Sem rodeios, sem firulas, sem mimimi. Se você quer vender com a plataforma de mensagens instantâneas, baixe a versão Business do WhatsApp, feita especialmente para negócios que utilizam o aplicativo para vender. Quer saber o porquê de usá-la? Te dou três razões:

2. Tenha um perfil que demonstre profissionalismo

Tenha em mente que, nesse caso, o WhatsApp é sua ferramenta de vendas. Fotos e contas pessoais podem afastar seus clientes.

Por isso, além de baixar o WhatsApp Business, configure seu perfil na ferramenta para que transmita profissionalismo aos seus contatos. Cadastre uma imagem de perfil corporativa e insira dados da sua empresa como o logo, endereço físico, se houver, e horário de atendimento. 

3. Obtenha permissão para contatar usuários 

Antes de iniciar uma conversa no WhatsApp Business com qualquer pessoa, é necessário que você receba uma permissão de adesão, confirmando que o usuário do app deseja receber mensagens de contas comerciais. 

Assim que você enviar uma mensagem comercial, o usuário da ferramenta pode:

  • Clicar em continuar para aderir ao diálogo com a sua empresa ou, simplesmente, responder à primeira mensagem. Assim, a ferramenta entende automaticamente que o contato foi permitido. 
  • Clicar em denunciar caso ele acredite ou perceba que sua empresa esteja violando a política comercial do app
  • Clicar em bloquear para adicionar o número da sua empresa à lista de contatos bloqueados. Dessa forma, o usuário não receberá mais mensagens particulares do seu número, porém ele ainda terá acesso ao perfil comercial e ao catálogo da sua empresa, caso sejam membros de um ou mais grupos em comum.

Caso o cliente não responda, o contato é encerrado. E, caso o seu lead responda após 24 horas, é necessário enviar uma nova mensagem modelo. Veja exemplos de mensagens aceitas no próximo tópico.

Você sabia que cerca de quase 2 milhões de usuários do WhatsApp são bloqueados mensalmente por infringir essa e outras regras? 

4. Use mensagens automáticas

Você pode usar as mensagens automáticas do WhatsApp para o envio de boas-vindas ou no caso de ausência. Veja alguns exemplos:

  • “Olá! Como vai? Seja bem-vindo e obrigado por entrar em contato com a [nome da empresa]! Em que podemos te ajudar?”;
  • “Olá! Agradecemos o seu contato. No entanto, não estamos disponíveis no momento. Nosso horário de funcionamento é de tal a tal horário, de segunda à sexta-feira. Escreva abaixo a sua solicitação e retornaremos assim que possível dentro do nosso horário comercial. Obrigado!”

5. Use etiquetas

Classifique seus leads de acordo com as etiquetas disponíveis nos mais variados casos. Por exemplo:

  • Saudações iniciais;
  • Lembretes de compromissos;
  • Status das negociações;
  • Pós-venda.

Lembre que o objetivo do WhatsApp Business é manter as experiências de compra e de atendimento positivas e, consequentemente, vender mais.

Aqui, vale também, separá-las de acordo com o funil de vendas dos seus leads.

  • Busque e compartilhe informações relevantes;
  • Pratique o benchmark com outras empresas do setor.

6. Humanize a conversa

Não seja refém do mundo virtual. Use tons amigáveis, que tragam o cliente para mais perto de você, em vez de afastá-lo com chatbots. Afinal de contas, o WhatsApp é uma ferramenta de conversa.

  • Aposte nos emojis, com moderação;
  • Aproveite os conteúdos multimídia como imagens, vídeos e áudios

Mas, atenção: nada de enviar documentos muito longos. Deixe isso para o grupo da família! Seja objetivo e claro. Faça com que o seu lead reaja às suas ações, para que seja possível conduzi-lo ao funil de vendas.

Leia também: 5 dicas poderosas de como otimizar o funil de vendas.

7. Acelere o processo comercial

Por último, mas não menos importante, eu te aconselho mais quatro coisas bem simples, que não te causarão problema algum:

  • Inserir o botão flutuante no site

Para adicioná-lo, use a seguinte URL:

https://wa.me/xxxxxxxxxxxxx 

Você deve inserir o seu número de telefone de acordo com o formato internacional, sem zeros à esquerda e sem hífen. Se a sua empresa for sediada em na capital paulista, por exemplo os dados deverão estar da seguinte forma:

Código do país = 55, seguido pelo DDD = 11, mais o número do seu telefone.

https://wa.me/55119xxxxxxxx.

Feito isso, compartilhe o link do seu WhatsApp:

 De uma forma simples e rápida, você facilita o processo comercial, além de aumentar o engajamento da sua empresa.

Agora que você já sabe como melhorar suas vendas pelo WhatsApp, inclua a URL do botão flutuante em todos os pontos de conversão do seu site e redes sociais. Mas, antes de concluir, quero te fazer uma pergunta:

Como estão as contratações na sua empresa? Tá complicado, bicho? Não esquenta a cabeça. Inscreva-se na masterclass sobre como contratar os melhores vendedores para sua empresa em que eu e Wanderley Cintra te explicamos por que a atenção deve ser reforçada na hora de contratar as pessoas que integrarão o seu time de vendas.

Garanta que seus leads acessem o WhatsApp e utilize as dicas apresentadas. No mais, te desejo sucesso com as vendas online e muitas, mas muitas vendas. #BORAVENDER!