Atualmente, a geração de novas oportunidades de negócios é ponto essencial para manter o fluxo de vendas e a lucratividade de uma empresa. Mas a grande questão é: onde encontrar essas oportunidades em um mercado cada vez mais competitivo?

A boa notícia é que o Marketing Digital e a nova maneira como o consumidor 2.0 se comporta tem mudado consideravelmente as regras de prospecção de novos clientes e ferramentas como as redes sociais têm ganhado um destaque gigantesco neste processo.

E apesar do Facebook ainda ser o queridinho entre os usuários com cerca de 2,3 bilhões de membros, existe uma outra rede social com grande potencial de prospecção e ainda pouco explorada pelas empresas: o Linkedin. 

Com mais de 600 milhões de usuários, muita gente ainda acha que o Linkedin serve apenas para a contratação de novos funcionários. Mas a verdade é que esta rede social também tem um potencial gigantesco para networking, prospecção de clientes, geração de negócios e criação de laços comerciais que podem ser muito importantes para qualquer negócio.

Quer saber como fazer isso? Neste post você descobrirá o passo a passo de como prospectar clientes no Linkedin e como utilizar essa ferramenta a seu favor para potencializar os resultados das sua empresa.

Como prospectar clientes no Linkedin

como prospectar clientes no linkedin (1)

 

O Linkedin atualmente é considerada uma das principais ferramentas de negócios, onde é possível obter informações de empresas, criar conexões com clientes potenciais e tomadores de decisões. Aprenda em 8 passos como prospectar clientes no Linkedin e tornar a sua busca por clientes mais rápida, fácil e lucrativa.

1 – Tenha um perfil atrativo

O primeiro passo de como prospectar clientes no Linkedin é criar um perfil pessoal de destaque, capaz de atrair a atenção dos seus clientes potenciais. Alguns pequenos detalhes fazem toda a diferença neste processo:

  • Tenha uma foto de perfil que reflita seu profissionalismo.
  • Insira sua atual posição na empresa.
  • No seu resumo profissional, descreva de forma clara como o que você pode oferecer aos seus clientes e parceiros e, se possível, disponibilize também um portfólio digital de seus produtos e serviços. Ah, e não esqueça de deixar as suas informações de contato. 
  • Na parte curricular, mencione as suas realizações e também peça uma recomendação de alguns colegas de trabalho e clientes que tiveram a experiência de trabalhar com você.

2 – Conecte-se com seu cliente potencial

Para que esta etapa realmente funcione, tenha em mente e de forma clara quem é seu cliente ideal para somente a partir daí começar a prospectar no Linkedin.

Por exemplo, se você oferece serviços de tecnologia da informação, seu cliente ideal pode ser gerentes ou coordenadores da área de TI em empresas. Para buscar este perfil você deve:

  • Fazer uma lista das empresas potenciais para virar seu cliente. 
  • Ir na página de busca do Linkedin.
  • Buscar pelo nome da empresa e cargos com potencial de contato.
  • Este filtro vai selecionar algumas pessoas. Agora basta você analisar o perfil de cada uma e identificar qual seria o mais apropriado para um primeiro contato.

3 – Personalize seu convite

Depois de fazer esta busca e se certificar de que este contato realmente é um cliente potencial, um detalhe que faz toda a diferença neste contato inicial é escrever uma mensagem personalizada para cada prospect com o motivo de seu interesse em se conectar com essa pessoa.

Você receberá uma notificação na caixa de “Mensagens” caso o potencial cliente aceite seu convite com esta mensagem personalizada. Esta já é a oportunidade que você estava esperando para iniciar o primeiro contato, mas antes, agradeça.

4 – Agradeça o aceite do convite

Este é um detalhe que poucos vendedores levam em consideração, mas que certamente faz toda a diferença. Antes de iniciar qualquer conversa, envie uma mensagem agradecendo por esta pessoa aceitar seu convite e comece esta relação com o pé direito.

5 – Inicie a conversa

Agora sim, depois destes primeiros passos, é hora de realmente iniciar a conversa com este cliente potencial e aqui a dica essencial aqui é: NUNCA utilize spam.  Faça uma investigação prévia do perfil do cliente antes de iniciar a conversa e nem pense em criar uma mensagem padrão para enviar para todos os contato.

Reservar um tempo para conhecer a pessoa com quem irá entrar em contato e envie uma mensagem personalizada. Lembre-se que neste momento o objetivo final ainda não é a venda e sim direcionar tráfego para o site da empresa, mostrando como você pode resolver o problema ou satisfazer o desejo deste potencial cliente.

Por exemplo, cumprimente a pessoa e diga algo do perfil dela que te chamou a atenção. Apresente-se e entregue algo de valor, como ebook, vídeo, link, pdf ou alguma publicação do site da sua empresa. Encerre a conversa convidando o prospect para visitar o site da sua empresa e colocando-se à disposição dele para mais detalhes.

6 – Esteja alinhado com as estratégias da empresa

Saber como prospectar no Linkedin é um ato individual de cada vendedor, mas esta estratégia funciona muito melhor quando está alinhada com as estratégias de marketing e vendas da empresa. 

Caso sua empresa não tenha uma estratégia específica para este tipo de abordagem, converse com a área de marketing sobre qual tipo de materiais e ferramentas eles podem te fornecer para agregar ainda mais valor à sua prospecção e potencializar seus resultados. 

Tenha certeza que este pode ser o início de uma parceria de sucesso entres as áreas envolvidas.

7 – Utilize suas publicações para agregar valor

Como qualquer outra rede social, você deve utilizar o Linkedin para gerar conteúdo de valor, que seja educacional e informativo. Esta é uma maneira eficiente de atingir seus potenciais clientes e aumentar as chances de como prospectar clientes no Linkedin com muito mais credibilidade.

Clique na imagem abaixo e veja um exemplo de conteúdo que publiquei recentemente no meu Linkedin:

como prospectar clientes no linkedin

8 – Use e abuse dos grupos 

Utilize os grupos do Linkedin para aprender mais sobre o setor em que você está inserido e obter novas perspectivas de mercado. As interações e perguntas dos membros desses grupos podem ajudá-lo a entender melhor sobre as necessidades, desejos e frustrações dos seus potenciais clientes. 

Mantenha-se ativo nestes grupos e aproveite para ensinar mais sobre seus negócios, experiências e conhecimentos, da mesma forma, também compartilhe conteúdos que sejam do interesse do grupo. 

Pesquise mais sobre os membros destes grupos e partir daí crie uma lista de possíveis clientes que posteriormente deverão ser abordados com a mensagem individualizada.

Embora não exista uma receita padrão de como prospectar clientes no Linkedin, eu garanto que estas oito dicas costumam funcionar muito bem! Além disso, todas são ótimas oportunidades de agregar valor ao seu perfil profissional e contribuir de forma significativa para os resultados da empresa.

Quer saber mais sobre outras formas de prospectar clientes? Assista ao vídeo abaixo e fique por dentro:

Agora que você já sabe como prospectar clientes no Linkedin, que tal saber mais sobre estratégias de vendas? 

Meu nome é Thiago Concer, o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil pelo 4º ano consecutivo. Sou sócio fundador do IEV, a maior escola de vendas do país e líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor, o maior movimento de profissionalização e valorização da profissão de vendedor no país. 

Eu posso oferecer um treinamento especializado e personalizado de acordo com as necessidades da sua equipe. Nós podemos trabalhar juntos, entre em contato e saiba mais. 

Fique por dentro do meu trabalho pelo Youtube, Linkedin, Instagram e Facebook ou acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas!