Para saber como ser o melhor vendedor, comece desenvolvendo paciência, organização e inteligência emocional. Além disso, é preciso ter acesso às ferramentas adequadas e investir em cursos e treinamentos. Porém, para se destacar no mercado, apenas isso não é o suficiente. 

Se você busca informações práticas sobre como ser o melhor vendedor não só da sua empresa, mas também do ramo, você está no lugar certo. Neste post, eu te dou 5 dicas de como ser o melhor vendedor do mundo. 

Já que está por aqui, que tal aprender como aumentar as vendas em tempos de crise de maneira rápida e eficaz

Como ser o melhor vendedor?

como ser o mehor vendedor

Como o título do meu livro já diz, “Vendas não ocorrem por acaso”, fica clara a importância de estar sempre preparado e antenado nas últimas tecnologias de vendas. Dessa forma, você consegue, além de garantir bons resultados no final do mês, superar suas próprias metas. 

Isso porque eu sei o quanto é difícil o crescimento de um vendedor em uma empresa quando ele já alcançou todas as metas e não há mais nada que o desafia. A repetição de resultados favoráveis, todos os meses, pode representar uma bola de ferro acorrentada no vendedor que se encontra frustrado com o seu trabalho. 

Ou seja, ele sabe que ele se tornou um bom colaborador. Mas quem quer ser bom se é possível aprender como ser o melhor vendedor? E aposto que é justamente essa característica que você busca aqui, não é mesmo, campeão? 

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: as 5 dicas indispensáveis de como ser o melhor vendedor (da sua empresa, do mercado, do Brasil e, até mesmo, do mundo). 

5 dicas de como ser o melhor vendedor

1. Planeje e organize suas vendas

Um vendedor de sucesso precisa planejar processo de vendas e organizar seus contatos. Atualmente, fazer anotações e listas no papel representam técnicas inaceitáveis nas empresas que querem desbancar a concorrência. 

Por isso que um sistema CRM tornou-se ferramenta obrigatória para um top performer. Isso porque a plataforma permite personalizar seu processo conforme as especificidades da venda e as características do cliente. 

Se você ainda não se convenceu da necessidade de um CRM na sua rotina de vendedor, assista meu vídeo abaixo que eu explico como essa ferramenta me ajudou a aumentar (e muito) minhas vendas:

Ficou convencido? Então, aproveite essa boiada: 30 dias de Pipedrive gratuitos para você testar. Quer mais? Se você gostar do que experimentou nesses 30 dias, você ganhar mais 25% de desconto por 1 ano de serviço.

2. Cultive o aprendizado

A leitura é um hábito que você deve inserir na sua rotina se o seu objetivo é realmente saber como ser o melhor vendedor. Isso porque você se beneficia com o aprendizado através da experiência de outros profissionais. 

Livros para você se tornar o melhor vendedor: 

Está procurando por mais dicas de livro? Então, assista o vídeo abaixo com a minha indicação:

3. Conheça as armas de persuasão

Para estimular o cliente a tomar uma decisão rápida e assertiva, é preciso fazer uso dos gatilhos mentais como ferramentas de persuasão. Com o uso dessas armas psicológicas, o seu cliente faz escolhas no modo “piloto automático” e você fica mais próximo do “sim”.  

Exemplos de gatilhos mentais: 

  • Autoridade: a imagem de uma pessoa que domina o assunto pode passar mais confiança ao cliente e ele se sentirá seguro para realizar a compra; 
  • Escassez: produtos e serviços limitados geram uma sensação de exclusividade, por isso, a escassez provocam compras impulsivas; 
  • Prova social: as pessoas tendem a fechar uma compra quando elas vêem que outros consumidores já compraram o mesmo produto ou serviço e o indicam. 

No vídeo abaixo, eu explico tudo sobre os 5 principais gatilhos de mentais como estratégias de persuasão:

4. Capriche no follow-up e no pós-venda

Um cliente feliz é alguém que vai voltar, comprar mais e, o melhor de tudo, vai fazer publicidade gratuita. O que isso significa, meu caro amigo? Que você já domina a arte de como ser o melhor vendedor.

Se você não conseguiu fechar a venda no primeiro contato, não desanime. É muito importante fazer acompanhamento do processo de vendas com o follow-up para garantir que o cliente tenha todas as informações sobre o seu produto ou serviço em mãos.  

Outro ponto importante que merece atenção no processo de como ser o melhor vendedor é o pós-vendas. Não é porque você fechou a  venda que a relação com o seu cliente acabou. Pelo contrário, ela está apenas começando. Sendo assim, mostre-se sempre disponível ao seu cliente e atenciosos às suas demandas para fidelizá-lo

5. Atualize o seu conhecimento

Minha última dica de como ser o melhor vendedor é o enriquecimento do seu conhecimento. Para isso, é importante participar de cursos e formações sobre a área comercial com objetivo de atualizar suas técnicas. Além disso, é uma ótima oportunidade de compartilhar experiências e ampliar seu network.  

Por isso, eu apresento a minha formação “Os 3 pilares das vendas” que desenvolve os 3 pontos principais de um processo de vendas: a prospecção, as objeções e o fechamento. Dessa maneira, eu faço uso dos meus mais de 20 anos de experiência na área comercial, para ensinar o processo de vendas, do início ao fim. 

Conte comigo, Thiago Concer, o palestrante em vendas mais contratado do Brasil por 4 anos consecutivos, para te ajudar a explorar todo o seu potencial de vendedor de alta performance. 

Para saber mais, assista o vídeo abaixo que eu te dou um gostinho do que você vai aprender na minha formação:

Para terminar, eu te dou uma dica bônus de como ser o melhor vendedor: o e-book “7 passos para se tornar um vendedor de milhão. Nele, você confere as últimas técnicas e estratégias disponíveis para você fechar todas as vendas e se tornar uma fera no mercado.