COMO SER UM VENDEDOR DE SUCESSO: VEJA 6 DICAS ESSENCIAIS

como ser um vendedor de sucesso

Sim, alguns vendedores são realmente excepcionais! E a pergunta que fazemos é: como eles conseguem se destacar comercialmente? Quais são suas técnicas e métodos de vendas? E acima de tudo, como ser um vendedor de sucesso?

A verdade é que apesar de parecer uma tarefa fácil, o desempenho deste perfil de vendedor indica não só que ele dedica muito tempo para aprimorar suas habilidades, mas também que ele busca constantemente as melhores alternativas para atender as necessidades os seus clientes.

De qualquer forma, seja você um vendedor de primeira viagem ou muito experiente uma coisa é fato: é a combinação de habilidades comerciais e técnicas de vendas que farão de você um vendedor excepcional. Por isso, listamos os 6 dicas essenciais para uma venda bem-sucedida:

COMO SER UM VENDEDOR DE SUCESSO EM 6 DICAS

1 – O VENDEDOR DE SUCESSO TEM EMPATIA

Segundo o escritor e palestrante motivacional Zig Ziglar “Quanto mais você ajuda as pessoas a conseguirem o que querem, mais sucesso você terá”, e é verdade! Em uma venda, é essencial não somente se interessar pelo cliente, como também colocá-lo no centro do processo de vendas. Algumas perguntas podem ajudar:

  • O que o cliente precisa e qual é a melhor solução?
  • Quais são os objetivos dos clientes, seus desejos e os problemas que ele tem?
  • Como seu produto vai melhorar a situação atual do cliente?

Entenda estas questões com profundidade, coloque-se verdadeiramente no lugar do cliente e utilize sua experiência para ajudar o cliente a fazer a melhor escolha. Neste processo, eleve seu nível de atendimento e serviço para além dos padrões usuais.

Utilize esta gestão de relacionamento para se diferenciar da concorrência e se tornar a primeira opção do cliente.

Saiba mais sobre técnicas de abordagem de vendas: como abordar clientes

2 – O VENDEDOR DE SUCESSO É AUTÊNTICO

Seja honesto, seja sincero e não faça tipo com os seus clientes! Sabe por quê?

Simplesmente porque a confiança deve ser conquistada. Muitas vezes, as relações comerciais levam um tempo para ser construídas, portanto, seja digno dessa confiança.

Resista ao lucro imediato e sempre priorize a verdade sobre o desempenho e qualidade de um produto ou serviço. Mais cedo ou mais tarde, essa verdade contará pontos a seus favor. As estatísticas falam por si mesmas em termos de satisfação e fidelidade do cliente:

  • Um cliente satisfeito fala com 3 pessoas ao seu redor.
  • Um cliente insatisfeito fala para 10 pessoas.

Então, seja coerente, faça o que prometeu e cuide do relacionamento com seus clientes! Uma experiência de sucesso com o cliente sempre trará benefícios e será um dos principais caminhos de como ser um vendedor de sucesso.

Saiba mais sobre como falar não para o seu cliente.

3 – O VENDEDOR DE SUCESSO TEM FORÇA DE VONTADE

Neste processo de como ser um vendedor de sucesso não basta ter boa vontade, é preciso ter força de vontade e disciplina para se tornar um vendedor de elite, e isso envolve:

  • Ter determinação
  • Ser persistente
  • Ter espírito de liderança
  • Querer evoluir constantemente
  • Estar atualizado e sempre de olho nas melhores práticas do mercado

Por fim e não menos importante a repetição, porque já dizia Bruce Lee: “Eu não tenho medo do homem que praticou 10.000 chutes diferentes, mas sim do homem que praticou o mesmo chute 10.000 vezes.”

4. O VENDEDOR DE SUCESSO É UM EXPERT

Na era digital, todas as informações estão muito mais acessíveis aos clientes. E por isso, mais uma vez a excelência comercial é essencial para se tornar um vendedor de sucesso.

O mais comum é encontrar um perfil de vendedor que simplesmente dá ao cliente o que ele quer, mas o vendedor de sucesso dedica tempo para analisar e entender as necessidades deste cliente, a fim de direcioná-lo para a melhor escolha de produto e serviço. O objetivo deve ser sempre melhorar esta experiência de compra.

Resumindo, você quer saber como ser um vendedor de sucesso? Seja imbatível em:

  • Saber exatamente tudo sobre seu mercado e sobre o seu negócio
  • Saber todas as informações técnicas de seus produtos e serviços
  • Ser um expert nas regulamentações do seu mercado
  • Estar atento às novas tendências de seu mercado de atuação.

Lembre-se que se você traz informações que os clientes podem encontrar em dois cliques na internet, então eles podem fazer este processo sem você! Os vendedores “tiradores de pedidos” estão fadados ao fracasso.

Confira também 4 técnicas de Harvard que dão resultado para vendar mais.

5 – O VENDEDOR DE SUCESSO TEM INTELIGÊNCIA SITUACIONAL

Você já aprendeu todas as técnicas de vendas: as etapas da venda, os aceleradores de vendas, as técnicas de negociação, como lidar as objeções, como fazer o fechamento, etc.

Mas agora tem uma coisa que só depende de você: aplicar todas essas técnicas na rotina de vendas.  E mais uma vez, o trabalho constante e a perseverança que vão te levar a consistência e ao domínio.

Este trabalho é um trabalho de inteligência situacional que é resultado do aprendizado, do trabalho diário e de muita força de vontade. São estas situações que vão permitir que você lide com qualquer tipo de situação na frente de um cliente.

Lembre-se que o melhor professor em vendas continua sendo o cliente! Se você quiser saber como se tornar um vendedor de sucesso, grave esta frase na sua mente.

6. O VENDEDOR DE SUCESSO INVESTE EM MELHORIA CONTÍNUA

Você já ouviu falar sobre o ciclo PDCA? Plan: planejar > Do: fazer> Check: verificar > Act: agir!

Planeje: prepare sua apresentação de vendas e seu plano comercial, considerando todos os pontos de uma etapa de vendas. Com tudo planejado e os possíveis cenários e riscos antecipados, não sobrará espaço para improvisação!

Execute e verifique: implemente seu plano de vendas com o cliente e depois deste contato verifique os resultados e os indicadores! Análise com precisão o que funcionou (o que você precisa para capitalizar) e o que precisa ser melhorado para as vendas futuras.

Aja: não espere, implemente imediatamente o plano de ação corretivo na próxima ligação de vendas. Esta é realmente a chave do sucesso que faz a diferença entre um vendedor de sucesso e um amador.

Por fim, não importa qual o seu nível de conhecimento quando o assunto é vendas, a melhoria contínua será sempre sua melhor amiga se você quiser saber como se tornar um vendedor de sucesso!

Confira também, como organizar a agenda de trabalho e parar de procrastinar.

Já dizia Michael Jordan “Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.”

Agora que você já sabe como ser um vendedor de sucesso, que tal conhecer um pouco mais do meu trabalho? Meu nome é Thiago Concer e sou é um dos maiores especialistas em vendas do Brasil, é sócio- fundador da escola de vendas IEV, líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor e o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil.

Acesse minha página de produtos e serviços com livros, ebooks, treinamentos, cursos e palestras, e conheça as ferramentas de vendas mais eficientes para alcançar resultados surpreendentes.

Confira também outros assuntos que podem te interessar:

Comentários


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *