Como ser um vendedor online de sucesso é o objetivo de (quase) todos os profissionais que enxergam o meio virtual como o futuro do comércio. Além de dominar as estratégias de vendas online, é preciso ser organizado, flexível, comunicativo e disciplinado. 

Porém, ter acesso à internet e força de vontade não são suficientes para te tornar um vendedor online de alta performance. Mas não se preocupe, meu caro amigo, que estou aqui para te ajudar. 

Neste post, eu te ensino a como ser um vendedor online batedor de metas para chefe nenhum botar defeito. 

Aproveite para conferir meu novo e-book “7 passos para se tornar um vendedor de milhão”.  

Como ser um vendedor online?

como ser um vendedor online

Atualmente, é inquestionável o aumento de empresas comerciais migrando para o e-commerce, marketplace e redes sociais. Isso ocorre porque elas percebem que as vendas online, além de representar uma ferramenta para driblar a crise, também é uma maneira de diversificar o negócio. 

Entretanto, a atuação dentro do espaço virtual é completamente diferente de uma loja física. Primeiro, porque você não terá a oportunidade de analisar o comportamento do seu cliente para negociar de maneira intuitiva. Em segundo, não será possível marcar uma reunião cada vez que há um desacordo ou objeção.   

Mas isso não significa que todas as suas habilidades de grande vendedor deverão ser jogadas no lixo. Pelo contrário, você deve guardá-las para adaptá-las à um novo meio que te exigirá ainda mais estratégias e técnicas de vendas para se destacar frente à uma concorrência cada vez mais acirrada. 

Com isso em mente, procure observar as suas habilidades enquanto vendedor e se pergunte: “O meu trabalho pode ser mediado por uma tela de computador? Eu posso transmitir confiança e seriedade através do meio digital?”. Se a sua resposta for sim para as duas questões, então, você está no lugar certo para aprender como ser um vendedor online. 

Habilidades para ser um vendedor online: 

No vídeo abaixo, a conversa que eu tive sobre vendas no digital com Rafael Kiso, fundador da Mlabs, plataforma de gestão e planejamento de redes sociais:

Dicas de como ser um vendedor online de sucesso

1. Planeje sua entrada no meio digital

Para saber como ser um vendedor online de sucesso, é preciso, antes de tudo, planejar a sua entrada na rede. Ou seja, aprenda sobre o funcionamento do e-commerce, os canais de vendas digitais, os prazos de entregas, o controle de estoque, os contratos com fornecedores, o atendimento, entre outros. 

Além disso, é muito importante elaborar um plano de negócios levando em conta as peculiaridades de uma loja virtual, a sazonalidade, o marketing e a presença virtual da sua empresa. Isto é, você terá que adaptar o seu processo de vendas de acordo com um público muito exigente e um mercado muito concorrido. 

2. Crie um site funcional

Quando uma pessoa decide realizar uma compra online, ela quer entrar em um site descomplicado, buscar um produto, ler suas especificidades na descrição, adicionar o produto no carrinho, fechar a compra e pagar. 

Se, durante esse processo, o consumidor encontrar uma dificuldade, ele não pensará duas vezes antes de mudar de site para comprar um produto similar. Pois, a experiência de compra online deve ser rápida e direta, ou seja, o cliente não quer perder tempo com pormenores. Por isso, é fundamental possuir um site que seja 100% funcional e intuitivo. 

Então, procure manter o site sempre atualizado, com o estoque correto e fotos de produtos nítidas. Sem falar que o layout da página também deve ser levado em consideração para que a sua visualização não cansativa. 

3. Estude o marketing digital

Segundo pesquisa, 74% dos internautas brasileiros preferem realizar compras pela internet. Não é à toa que cada vez mais empresas vêm migrando para o meio virtual. Em meio a esse cenário, o marketing digital chega como uma ferramenta infalível para destacar a sua empresa dentre tantas opções. 

Você pode aprender como ser um vendedor online com o marketing digital ao dominar técnicas como:

  • Produção de marketing de conteúdo para se tornar referência no assunto;
  • Aumento da presença da marca nas redes sociais para atrair o público-alvo;
  • Utilização de SEO para obter mais visibilidade em resultado de buscas na internet. 

Não sabe por onde começar? É mais simples do que você imagina! Crie um blog para escrever posts com o tema da sua empresa. Por exemplo, você vende bolsas, mochilas e malas, então, o seu blog pode ser sobre viagens. 

4. Esteja presente nos canais de vendas online 

Para aprender como ser um vendedor online não basta apenas ter um site funcional, é necessário também estar presente no canais digitais. Isso porque é através deles que o seu produto ou serviço vai ganhar mais visibilidade e, como consequência, mais clientes. 

Tudo começa com o e-commerce, ou seja, a loja virtual. Para entender melhor como essa ferramenta funciona, assista o vídeo abaixo:

Mas, sem dúvida nenhuma, o canal digital que mais traz resultados é a rede social, pois, ela gera interesse, engajamento e necessidade no seu público-alvo. Além disso, as redes são conectadas diretamente com a sua loja virtual. 

Porém, para se tornar um monstro também nas redes sociais, você deve prestar atenção em certos pontos cruciais, assim como:

  • Linguagem de acordo com o seu público;
  • Frequência das postagens;
  • Qualidade das imagens;
  • Atendimento simultâneo;
  • Uso de hashtags, destaques e stories.  

No vídeo abaixo, você aprende como ser um vendedor online pelo Instagram:

5. Foque no atendimento de qualidade

A diferença entre o atendimento presencial e virtual é enorme e exige um cuidado especial por quem busca como ser um vendedor online. Porque o presencial permite a utilização de técnicas de negociação para esclarecer dúvidas e contornar uma objeção. 

No caso do atendimento virtual, é preciso apresentar respostas curtas e soluções rápidas. Porém, por mais que o meio peça mais agilidade de ação, isso não significa que a educação ficou em casa. Pelo contrário, quando o cliente entre em contato com a empresa (por meio de chats ou e-mail), ele espera ser tratado com respeito e dignidade. 

Com essas 5 dicas eu te garanto que você será o melhor vendedor online do mundo. Mas caso você não consiga chegar lá, conte comigo para subir as escadas do sucesso. Eu te apresento meu mais novo e-book “7 passos para se tornar um vendedor de milhão”, no qual, você aprende as técnicas e as habilidades necessárias para aumentar as vendas.