Saber como trabalhar com vendas online é uma grande vantagem para quem busca não apenas driblar qualquer situação de crise, mas também diversificar a atuação do negócio em frente à concorrência. Isso porque a maioria dos brasileiros já utiliza a internet para realizar compras, fazer cursos e adquirir serviços. 

No entanto, não basta criar apenas uma loja virtual para saber como trabalhar com vendas online. Na verdade, é preciso organização e muito planejamento. Para te ajudar, dou dicas preciosas de estratégias e ferramentas que vão te auxiliar em como vender online. 

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Como trabalhar com vendas online

como trabalhar com vendas online

Aqui, reúno dicas essenciais de ferramentas e técnicas avançadas de como trabalhar com vendas online. Como eu gosto de facilitar a vida de vocês, queridos vendedores e gestores, vou dividir minhas sugestões em:

  • Organização da equipe de vendas online
  • Planejamento de vendas online
  • Canais de vendas online

Dentro destes 3 pilares de como trabalhar com vendas online, você vai encontrar dicas de mestre para alavancar sua loja virtual. Então, sem mais enrolação, papel e caneta na mão para não perder nenhum detalhe. 

1. Organização da equipe de vendas online

A organização do time de vendedores é a peça-chave de como trabalhar com vendas online e ter sucesso. Isso porque, se você pretende diversificar o seu negócio ou, até mesmo, migrar para o ambiente virtual, provavelmente a sua equipe também atuará de maneira remota. Ou seja, eles farão o famoso home office. 

Embora a transformação digital represente um desafio, existem ferramentas que facilitam a atividade remota. Abaixo, você confere as principais que você deve adotar se você busca como trabalhar com vendas online de maneira simples. 

Comunicação Interna

O trabalho no ambiente online exige a criação de canais de comunicação interna direta com a sua equipe. Para isso, existem ferramentas como o Slack ou Discord. Eles são um aplicativo que permitem a troca de informações de maneira rápida. Além disso, é possível criar diferentes chats para assuntos específicos. Ou seja, as interações que aconteciam na empresa física poderão migrar para a empresa virtual. 

Reuniões

No trabalho remoto, as reuniões continuam sendo ferramentas importantes para prospectar clientes, criar planos de ação, rever metas, passar feedbacks e informações importantes. Desse modo, os aplicativos de videoconferência como  Zoom, Skype e Hangouts facilitam bastante o contato.  

Documentação

Ao planejar as vendas online, muitos documentos serão produzidos e eles precisarão ser arquivados de uma maneira que seja de fácil acesso. Para isso, o bom e velho (e gratuito) Google Drive é um ótimo aliado. Pois, nele, você pode produzir documentos de textos, planilhas, apresentações. Além disso, é possível criar pastas e compartilhá-las com os seus colaboradores.   

Processo de vendas

Para simplificar e automatizar cada etapa do processo de vendas, utilize o sistema CRM que é uma excelente ferramenta de gestão de relacionamento com os clientes. Além disso, o CRM permite a criação de estratégias personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente. 

Você sabia que é possível aumentar suas vendas em 40% utilizando o sistema CRM? Eu explico para você no vídeo abaixo:

Gostou dessa novidade e quer experimentar na sua empresa? O Pipedrive te dá 30 dias gratuitos para você testar? Além disso, você aproveita de mais 25% de desconto por 1 ano de serviço. 

2. Planejamento de vendas online

Um bom planejamento faz parte das ferramentas de como trabalhar com vendas online. Por isso, é importante estruturar um plano de vendas que determine as estratégias que serão adotadas no ambiente virtual. Abaixo, você descobre os pontos principais que o seu planejamento deve levar em conta.

Equipe de vendas

Primeiro de tudo, para trabalhar com vendas online, é fundamental se dedicar à organização interna dos vendedores. Por isso, determine funções específicas para cada membro da sua equipe, de acordo com suas habilidades.  

Além das funções como prospecção, conversão e fechamento, os papéis como monitoramento dos canais digitais e atendimento pré e pós-vendas são muito importantes para o trabalho online. Isso porque o consumidor que compra online quer respostas imediatas para as suas dúvidas. Sendo assim, uma empresa que demorar a atender às reações dos seus clientes está fadada ao fracasso. 

Público-alvo

O planejamento de vendas online deve levar em consideração as especificidades do seu público-alvo, de acordo com o perfil do cliente. Além disso, para atingí-los, é preciso conhecer os canais de comunicação e a linguagem certa. 

Por isso, invista em estudos do público-alvo e treinamentos de vendas para cada tipo de cliente. Desse modo, as técnicas de marketing mais assertivas e, consequentemente, a negociação será mais fluída. 

Marketing digital

Após definir o seu público-alvo, é importante trabalhar o marketing digital da sua empresa. Com isso, você aumentará não só as vendas, mas também a visibilidade das sua marca frente à concorrência. 

O marketing digital como solução para as vendas online ajudará a sua empresa com:

  • A fidelização do seu público através das redes sociais;
  • A consolidação da reputação da sua empresa com a produção de marketing de conteúdo;
  • A visibilidade online da marca com a aplicação de SEO

Canais de atendimento

O consumidor apenas comprará na sua loja virtual se ele se sentir seguro, por isso, um dos pontos mais importantes de como trabalhar com vendas online é o atendimento. Além do e-mail e telefone, a sua empresa pode utilizar os directs das redes sociais ou chatbot no próprio site. 

Há ainda quem prefira usar o aplicativo Whatsapp para uma solução mais rápida. Uma boa dica é utilizar o canal empresarial do Whatsapp que permite o envio de respostas automáticas. Para isso, eu reforço a importância de criar uma equipe dedicada ao atendimento da sua empresa online. 

3. Canais de vendas online 

Agora que você já sabe como organizar a sua equipe e planejar suas ações, falta apenas descobrir quais são os canais de vendas digitais que você poderá adotar. 

Lembrando que não importa qual canal seja o escolhido, é importantíssimo manter o site da empresa 100% funcional. Ou seja, que não demore para carregar, que não tenha fotos pesadas e de péssima qualidade, que não seja ilegível e confuso. 

E-commerce

O e-commerce é espaço dedicado à loja virtual, no site da sua empresa. Nele, é possível reunir todos os serviços ou produtos que você comercializa. E o melhor é que, como os custos são menores para o empresário, é possível realizar ofertas e redução de preços. 

Quer aprender como utilizar o e-commerce? Então assista o vídeo abaixo com a conversa que eu tive com Alfredo Soares, um mestre em vendas online:

Marketplace

O orçamento está apertado e a sua empresa não tem verba para investir em uma loja online? Então, o marketplace é o canal perfeito para você! 

Isso porque o marketplace é como um shopping online, no qual, é possível encontrar diferentes produtos e marcas. Ou seja, esse canal funciona como um intermediário entre a loja e o consumidor. Além disso, o marketplace permite um grande alcance, pois ele está presente nas redes virtuais. 

Redes Sociais

Além da alta exposição da sua marca e a facilidade de interação com o seu público, as redes sociais também oferecem ferramentas de vendas online. Isto é, se o cliente vir uma foto do seu produto no Instagram e quiser comprá-lo, basta clicar na imagem que ele será redirecionado para a loja virtual da sua empresa. 

Para entender melhor sobre como funciona as vendas na redes sociais, assista o vídeo abaixo que eu fiz com a fera do Instagram Fernando Vaz:

Com essas minhas dicas de como trabalhar com vendas online com organização, planejamento e os canais ideais, você se tornará um campeão de bater metas na internet! Mas eu sempre digo que o segredo é manter o seu time sempre atualizado com as últimas estratégias em vendas. 

Para isso, confira a formação completa online sobre os 3 pilares das vendas e o meu livro “Vendas não ocorrem por acaso”. Eu me chamo Thiago Concer e sou o palestrante de vendas mais contratado do país, por 4 anos consecutivos. Conte comigo na sua transição para as vendas online, por isso, aposte em um treinamento específico para a sua empresa.

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