Considerando que ainda estamos em pandemia e não podemos facilitar a disseminação da covid-19, que tal aprender como vender pelo WhatsApp Business? Esse tipo de venda certamente vai impulsionar, ainda mais, o seu faturamento. Confira!

Foi um ano e tanto, para todas as áreas. Mas nós, que trabalhamos com a venda de produtos e serviços, na maioria das vezes de forma presencial, tivemos de nos adaptar com inúmeras portas fechadas e a adesão cada vez mais comum das vendas online.

Pensando nisso, montei um passo a passo para você saber como instalar, criar uma conta e vender pelo WhatsApp Business, app de mensagens instantâneas que ajuda a divulgar seus produtos e serviços e facilita o contato com o cliente, mesmo à distância. Além disso, separei algumas dicas práticas e curiosidades que vão te ajudar a arrebentar nas vendas. Veja a seguir.

Como vender pelo WhatsApp Business? Passo a passo para instalar o aplicativo

Antes de começar a vender pelo WhatsApp Business, é preciso instalar o aplicativo. Confira o passo a passo:

  • Faça o download do app do WhatsApp Business no celular (Android ou IOS), mesmo que você possua a versão convencional do aplicativo;
  • Concorde com os termos de uso e inclua um número de telefone. Caso o telefone de contato da empresa seja diferente do que você usa normalmente, adicione um novo número;
  • Insira o código que receber por SMS;
  • Preencha com atenção os dados solicitados (foto, nome da empresa, categoria etc.).Atenção a este ponto, pois o app não permite editar o nome da empresa. Manuseie o teclado com cuidado para evitar dores de cabeça posteriormente.
  • Configure as funções disponíveis, como banners e alertas.

Pronto! A partir deste momento, o uso do WhatsApp Business está liberado para sua empresa.

Agora que você já sabe como instalar o app, que tal conferir dicas práticas de como vender pelo Whatsapp Business?

Dicas práticas de como vender pelo WhatsApp Business

1. Use um número exclusivo

Mesmo que o seu número de telefone seja conhecido e você tenha muitos contatos salvos no WhatsApp, sugiro que use um número exclusivo da empresa para vender pelo aplicativo. Além de ser “mais profissional”, você determina as regras de contato com a empresa, como dias e horários disponíveis para atendimento e que é programado para não receber ligações.

2. Prefira o WhatsApp Web

Por mais agilidade que você tenha ao digitar no celular, o WhatsApp Web facilita a gestão e o envio das mensagens pelo computador, notebook ou tablet. Desse modo, o celular não precisa ficar o tempo todo na sua mão.

3. Foque no bom atendimento

Tenha estima pelos seus consumidores e garanta um bom atendimento. Apesar de passarmos boa parte dos nossos dias conectados à internet, enquanto consumidores, não gostamos quando nos deixam sem respostas, certo? Por isso, responda os seus clientes o quanto antes.

Dessa forma, a conversa não se perde no meio de tantas outras e você não corre o risco de perder o cliente para a concorrência. Mesmo que não haja a conversão da venda naquele momento, o cliente pode lembrar de você e do seu atendimento, quando precisar de uma informação ou comprar algo da sua empresa.

4. Crie conteúdos

Crie e compartilhe conteúdos em textos, imagens, áudios e vídeos relevantes para seus clientes.

  • Resuma um post do blog ou de outra rede social que você use como canal de vendas;
  • Lista de benefícios de um produto ou serviço que você comercializa.

5.  Use o status do WhatsApp

Muitos usuários do app visualizam o que seus contatos divulgam nos “stories”. Assim como no Instagram e no Facebook, você pode usar o status do WhatsApp para obter a atenção da clientela.

Atualize o espaço diariamente, disponibilize conteúdos que chamem a atenção do cliente e faça-o lembrar da sua marca. 

6. Organize seu contatos com as etiquetas

Utilize as etiquetas do aplicativo para ordenar seus contatos. Você pode escolher inúmeras categorias como atividades, questionamentos e perfis. Uma boa ideia é aproveitar esse recurso para divulgar liquidações e lançamentos.

7. Cadastre mensagens automáticas

A ferramenta possibilita o cadastro de respostas padronizadas e automáticas para agilizar a comunicação com seus clientes. Acesse “configurações” e pressione “configurações da empresa”.

Ter um atalho para respostas rápidas e usadas com frequência pode otimizar seu tempo nas conversas. Assim, quando um cliente fizer alguma pergunta frequente, você aciona o atalho e envia a resposta que mais se adequar.

8. Avalie os indicadores

O WhatsApp Business oferece acesso aos indicadores. Com esses dados, você terá a facilidade de entender como está o desempenho do seu negócio, além de controlar o número das mensagens enviadas, entregues e lidas.

Acompanhe, pelo seu CRM, quais são os negócios que geram vendas pelo WhatsApp. Dessa forma, é possível verificar se a ferramenta funciona para a empresa. 

Não sabe o que é um CRM?  Veja o que è e aprenda como aumentar em 40% suas vendas com essa ferramentas no meu vídeo abaixo:

E caso você ainda não sabe o que são indicadores, sugiro ver meu vídeo sobre indicadores em vendas em que eu explico o que são e dou 2 exemplos de indicadores para aumentar suas vendas:

9. Divulgue o WhatsApp do seu negócio

Ao contrário de outras redes sociais, no WhatsApp as pessoas não acham umas às outras através do nome, localização ou por meio de hashtags. Portanto, para que seus clientes entrem em contato, divulgue o WhatsApp da sua empresa em outras plataformas como nos perfis da empresa no Facebook, Instagram e no Google.

Veja o passo a passo para inserir seu link do WhatsApp no Instagram:  

  • Abra o Instagram e acesse a área de edição de perfil, como se fosse alterar  sua imagem ou o nome, por exemplo.
  • Na seção “Site”, cole o link “https://api.whatsapp.com/send?phone=” seguido pelo seu número de telefone com DDD+DDI sem zero, espaço e traços. Exatamente assim: “5511222222222”. 

Nesse caso, o link que aparecerá no perfil do seu Instagram, será:  https://api.whatsapp.com/send?phone=5511222222222.

Outra opção é inserir o linktr.ee. No meu perfil, por exemplo, ele direciona o visitante/cliente para os meus produtos/serviços à venda: linktr.ee/thiagoconcer

Aproveitando o assunto sobre redes sociais, confira as minhas dicas para você vender pelo Instagram.

10. Venda diretamente pelo WhatsApp

Além de usar o app para apresentar seus produtos aos clientes, é possível oferecer também a oportunidade de que eles efetuem a compra no próprio WhatsApp Business. Dessa forma, os usuários que entrarem em contato com a sua marca poderão efetuar a compra, no mesmo canal, de produtos ou serviços de interesse. Mas, para utilizar esse tipo de recurso, é necessário o pagamento de uma taxa.

Já leu o livro de vendas mais prático do Brasil? Com ele, você deixa de ser refém das circunstâncias e aprende que vender é uma ciência, que você só fica bom se estudar, aplicar e continuar se aperfeiçoando.

Tenho certeza que, seguindo o guia prático de como vender pelo WhatsApp Business, você aumentará suas vendas. Não perca tempo e leia também o ebook 7 passos para se tornar um vendedor de milhão. Nele, te ensino como a internet pode auxiliar no processo das vendas, além de entender que vender é uma ciência, que precisa de prática e aperfeiçoamento constante para render bons resultados, dentre outros pontos que o ajudarão a vender cada vez mais.