8 dicas de vendas + truques eficazes para vender mais

dicas de vendas

Fazer parte do mundo das vendas requer atributos que vão muito além do conhecimento técnico, sobre um produto ou serviço. Habilidades como a comunicação, persuasão e inteligência emocional e características como coragem e ousadia agregam muito valor ao profissional de vendas.

Por isso, quando alguém decide se arriscar nesse universo e fazer carreira, é normal que surgirem diversos questionamentos:

  • Será que serei um bom vendedor?
  • Será que vou conseguir me destacar em vendas?
  • Será que consigo ganhar dinheiro pra valer com isso?

A boa notícia é que para todas as perguntas a resposta pode ser positiva! Mas para isso, além da prática, é preciso empenho para desenvolver as habilidades, disposição para aprender todos os truques para ser um bom vendedor e também foco para atingir uma boa performance e é claro, mantê-la.

E se você quer saber como se desenvolver nestas questões você está no lugar certo! Neste post vamos falar sobre as dicas de vendas mais eficazes, sobre quais os truques para ser um bom vendedor e também dar dicas para quem está começando na área de vendas.

Mas antes de começar a falar das dicas de como vender mais, que tal falarmos um pouco sobre o segmento de vendas, um ponto super importante para um representante comercial iniciante.

O que o mercado diz sobre o setor de vendas?

Antes de conferir as dicas de vendas, você já se informou sobre a dinâmica do mercado em vendas, no Brasil? Sabe o que alguns indicadores e dados dizem sobre isso?

Vou ajudar com isso! Separei algumas das informações que tem relação direta com o setor de vendas ou que se associam a esse universo e que impactam de alguma maneira o seu trabalho de vendedor. Confira:

 

  • Vendas do comércio varejistas avançaram pelo décimo mês consecutivo ao registrar uma alta de 1,3% em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado.
  • O setor já acumula alta de 2,3% neste ano de 2018. As informações são do Portal Brasil
  • Especialmente o setor de serviços abriu vaga no mês de fevereiro de 2018. O portal oficial do Governo brasileiro informa que “foram abertas 65,9 mil vagas em todo o País, sendo 46 mil empregos gerados exclusivamente pelos pequenos negócios”.
  • Segundo informações do setor de economia e emprego do Portal do Brasil, “dados com abrangência nacional da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) mostram que o número de pedidos de falência de empresas caiu 22,6% no primeiro trimestre deste ano na comparação ao mesmo período do ano passado”.
  • Sobre equipamentos de informática e comunicação, houve crescimento de 5,8% em fevereiro, comparado ao mesmo período no mês passado, segundo pesquisa do IBGE, divulgada em 12 de abril.

 

Agora sim! Confira de forma muito prática 8 dicas de vendas assertivas para começar com o pé direito… e com o esquerdo também, no setor e fazer a diferença.

Dicas de vendas: as 8 essenciais

1 – Não dê desconto à toa

Digo e repito, dar desconto é pecado!

Sabemos que o mercado já está viciado nesta prática e que os clientes de certa forma já esperam por isso! Mas aqui a dica de venda é: você deve se lembrar que seus produtos ou serviço possui um diferencial em relação a concorrência e justamente por isso não tem o porque dar desconto, uma vez que quem se destaca nas vendas pode cobrar mais mesmo.

Você que está começando deve ter em mente o desconto infelizmente é uma opção para vendedores que não sabem negociar ou que ainda estão despreparados.

Confira o vídeo completo que fiz sobre este assunto:

2 – Saiba se o cliente tem dinheiro

Como saber afinal se o cliente tem realmente recursos para fechar negócio com você? Neste caso a dica de venda é simples: faça três perguntas:

  • Você já tem orçamento para a compra? Assim, você já sabe se cliente está planejado para adquirir o produto.
  • Você já investe em algum produto similar a esse? Aqui você saberá se ele já adquiriu algo parecido, então tem perfil para adquirir novamente.
  • Peça para o cliente dar uma nota de 0 a 10 para a possibilidade de investir. Se a nota for 2, já sabe que ele não está muito disposto, se for mais que 7, prepare-se, ele quer realmente comprar.

Quer saber mais sobre esta dica de venda e entender se o seu cliente tem dinheiro para comprar? Assista o vídeo que fiz sobre o assunto.

3 – Tenha tesão pelo que vende

Se você não tem tesão pelo que vende imagine quem está comprando não é mesmo?

Por isso a dica de venda aqui é: você tem que se envolver com o que vende, porque se isso não acontecer, tenha certeza que o cliente vai perceber o seu desinteresse pelo produto ou serviço que está oferecendo.

Então meu amigo, não deixe que o entusiasmo do cliente seja maior que o seu no momento da compra.

Confira mais detalhes sobre este tema no vídeo abaixo:

4 – Preste atenção no que o cliente fala

Lembre-se de que os compradores vão escolher os melhores, por isso eles precisam entender como você pode ajudar ele e o porquê você é a melhor opção!

Por isso a dica de venda é: preste muita atenção no que o cliente fala para entender suas reais necessidades e desejos para oferecer o produto ou serviço mais adequado.

Confira abaixo a dica de venda sobre 7 Verdades para Negociar Melhor e que Quase Ninguém Fala que certamente vai te ajudar nesta fase da negociação.

5 – Contorne objeções e faça o cliente se apaixonar

O cliente gostou do produto, mas está indeciso. Para este caso, a dica de como vender é: você deve utilizar a regra do controle e da objeção, ou seja, devolva o questionamento do cliente sempre com uma pergunta.

Quando o cliente diz: “Não tenho dinheiro para comprar”, responda “Quanto você está disposto a investir”.

Além disso, lembre-se que ninguém vende aquilo que não compra, por isso, alinhe-se com o que você vende e faça o cliente se apaixonar da mesma forma que você acredita no que vende.

Confira abaixo a dica de venda de como fazer seu cliente comprar mais quando ele está indeciso?

6 – Não tenha medo

Esta é uma dica de outro para representantes comerciais iniciantes!

Ao se deparar com os clientes que são exigentes e querem saber o máximo de informações técnicas, não tenha medo.

Aprofunde seus conhecimentos no produto, estude e esteja pronto a tirar as dúvidas de quem está interessado em comprar.

Saiba mais sobre esta dica de venda no vídeo Vendedor Medroso Não Oferece!

7 – Escreva bem um e-mail

“Noz da empreza X queremos faser uma proposta de orssamento a vose”.

Já imaginou seu cliente lendo uma mensagem assim? Bom, depois disso já deve imaginar que qualquer possibilidade de negócio estará cancelada, certo?

Por isso, além de escrever bem uma mensagem, ou seja, sem erros ortográficos, pesquise e utilize palavras-chave que prendem a atenção do cliente na leitura.

Veja o vídeo abaixo sobre como escrever um e-mail para vender mais?

8 -Ahh, você só está aqui para pegar o meu dinheiro

Neste caso, a dica de venda é: deixe claro seu propósito, destaque seus diferenciais, a segurança e qualidade em comprar com você.

Você deve ter em mente que o intuito das vendas não é pegar dinheiro do cliente, e sim ganhar junto com o cliente! Como já dizia Raul Candeloro, “a missão de um vendedor profissional é ajudar o cliente, sim. Mas com lucro para empresa e para ele, afinal uma venda não é uma negociação onde apenas um sai levando vantagem.”

Lembre-se de que uma venda é o encontro de interesses, onde vendedor e cliente saem ganhando.

Quer saber mais sobre como se comportar quando o cliente diz que você só quer o dinheiro dele? Assista o vídeo abaixo.

Quer saber mais sobre estratégias e dicas de vendas? Meu nome é Thiago Concer o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil, sócio- fundador do Instituto de Especialização de Vendas e líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor.

Acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas, como por exemplo o treinamento online Vendas não ocorrem por acaso, escrito para profissionais ambiciosos e determinados que querem descobrir como efetuar uma venda de sucesso.

Imagens: Reprodução

banner ebook