Fala monstro, fala monstra! Como vai? Se você quer se destacar nas vendas, mas ainda não sabe o que falta para você se tornar o vendedor monstro, então você veio ao lugar certo.

Hoje eu decidi trazer um assunto que vocês sempre estão me pedindo: dicas para ser um vendedor de sucesso! Vou te contar algumas atitudes que todo vendedor monstro precisa ter para ser bem-sucedido em seu trabalho.

Mas não se esqueça: não adianta só anotar essas dicas, é necessário colocá-las em prática para ver os resultados reais acontecendo. Afinal, quando falamos sobre vendas, sabemos que essa é uma habilidade que se adquire apenas treinando.

E com um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, você não vai deixar de praticar, não é mesmo? Então confira agora as principais atitudes e dicas para ser um vendedor de sucesso.

Como ser um vendedor de sucesso? 

Você já ouviu falar sobre competência de vendas? Ela é a soma de diferentes fatores e apenas com todos eles você tem um grande vendedor. Ou seja, a competência é um conjunto de:

  • Conhecimento: saber sobre algo;
  • Habilidade: saber fazer na prática aquilo que tem conhecimento;
  • Atitude: querer fazer, ou seja, ter comprometimento.

Uma pessoa pode fazer vários cursos sobre técnicas de vendas, mas não ter atitude no momento de conversar com os clientes ou até mesmo comprometimento em bater suas metas.

Quando falamos em atitude, também englobamos a inteligência emocional, que é fundamental para apresentar propostas ao cliente e saber contornar as objeções de vendas.

E a verdade é que tudo isso faz parte das dicas para um vendedor de sucesso que eu vou compartilhar com vocês para melhorar a sua performance em vendas.

Quer saber mais sobre a importância em ter atitude? Confira esse vídeo.

7 dicas para ser um vendedor de sucesso

Conhecimento pode até ser fácil de ser adquirido, através de cursos e treinamentos — e é importante que nós nunca deixemos de aprender. Entretanto, as atitudes estão relacionadas a aspectos mais comportamentais e é fundamental ter algumas no momento das vendas.

Veja agora algumas dicas e atitudes que um vendedor de sucesso precisa ter.

1. Paciência

A primeira dica para ser um vendedor de sucesso é ter paciência. Quando você lida com muitos clientes ao mesmo tempo, é normal que você tenha pressa em obter as respostas e fechar logo contratos. Entretanto, devemos entender que o processo de tomada de decisão é diferente para cada um deles.

Ao invés de apressar e ficar cobrando o seu cliente, o que pode fazer com que ele desista da venda, é preciso respeitar o tempo dele. 

Mas não se esqueça: vender é um jogo. Você precisa descobrir o momento certo para pedir a venda. Ao invés de cobranças, entenda o tempo do cliente e veja quando é mais favorável para oferecer a oferta final.

2. Comprometimento

Essa é a palavra-chave se você quer ser um vendedor monstro! É preciso se comprometer com a sua equipe e, principalmente, com as suas metas. Apenas dessa maneira você vai conseguir se superar e sair cada dia melhor.

Mas isso também vale para o seu cliente: não é porque ele está demorando para responder que você deve desistir dele. Com paciência e comprometimento, é possível chegar muito longe.

Você deve se comprometer com o seu potencial cliente para ajudá-lo a encontrar as soluções para os problemas que ele tem. Ou seja, respeite o tempo dele, mas também esteja pronto para garantir que ele faça a melhor escolha possível.

Leia também: Fique por dentro das principais ferramentas para vendedores

3. Entusiasmo

Um vendedor comprometido precisa do quê? De entusiasmo. 

Isso porque afeta diretamente a sua motivação e produtividade. Se você falar com um cliente sem entusiasmo, as chances dele efetuar a compra vão cair drasticamente. 

Você precisa ter vontade durante todo o processo de vendas, mostrar com o brilho nos olhos os produtos e, principalmente, como eles podem melhorar a vida do seu cliente.

Afinal, o entusiasta demonstra uma grande paixão por aquilo que faz. Quer que os seus clientes sintam o mesmo que você? Então é necessário ter entusiasmo desde o primeiro contato.

4. Foco

Ter foco é essencial para qualquer trabalho que precisamos realizar de maneira exemplar. E uma das melhores maneiras de ser focado é ter metas.

Para ser um vendedor de sucesso é essencial ser orientado e saber como atingir metas. Isso o auxilia a desempenhar melhor suas atividades e até mesmo a analisar suas prioridades.

O seu tempo vale muito dentro da empresa. E ser vendedor também significa ser organizado, afinal, são diversas atividades a serem desempenhadas diariamente. Apenas com foco é possível fazer tudo.

5. Conhecimento

Já falamos sobre como o conhecimento é uma das vertentes da competência. Uma das principais dicas para ser um vendedor de sucesso que podemos dar é essa: busque sempre saber mais.

O tipo de conhecimento pode variar de acordo com a empresa que você trabalha e os produtos ou serviços que são vendidos. Mas uma coisa é certa: quanto mais você souber sobre o seu nicho, mais fácil será efetuar as suas vendas.

Isso também significa estar bem preparado para responder às objeções de vendas e manter-se atualizado sobre as últimas tecnologias e tendências dentro da sua área.

A grande verdade é: nunca deixe de correr atrás de novos conhecimentos. Apenas assim você será um vendedor monstro.

6. Empatia

Ter empatia é um dos principais aspectos quando você busca oferecer um atendimento personalizado e de excelência ao seu cliente.

Os vendedores que são empáticos ouvem com atenção o seu cliente. Isso significa que eles entendem as suas dores e, por isso, conseguem oferecer as melhores soluções para resolver os seus problemas.

7. Flexibilidade

Ser flexível e adaptável em um mundo como o que vivemos hoje é essencial. Sempre teremos novas ferramentas para conhecer, diferentes metodologias ou até mesmo a necessidade de migrar para um modo completamente remoto de trabalho.

Isso faz parte. A partir do momento que você tem flexibilidade no trabalho, é mais fácil se adaptar a todas as mudanças.

E também é necessário ser flexível com seus clientes. Isso significa que enquanto uma abordagem pode funcionar com um, para outro deve ser algo completamente diferente, afinal, todos temos diferentes tipos de clientes.

Dica extra: priorize o bom relacionamento com os clientes 

Essa é uma das principais dicas para ser um vendedor de sucesso: se você quer ser um monstro, é necessário se relacionar com o seu cliente.

Mas o que isso significa? Construir uma relação com base na confiança e priorizando sempre a satisfação é essencial para que você consiga se conectar com ele e, por fim, fidelizar seus clientes

E não se esqueça: o seu trabalho não acaba com a finalização da venda. É importante fazer um follow-up e ver se o cliente está satisfeito ou até mesmo de quais outras maneiras você pode ajudá-lo.

Seja um vendedor monstro!

Agora que você já viu as principais dicas para ser um vendedor de sucesso, o que você está esperando para colocar em prática? 

Lembre-se sempre que não é possível entregar resultados melhores sem se dedicar. E, muito menos, não tem como alcançar as suas metas sem se especializar cada vez mais.

E se você quer continuar aprendendo, tenho uma dica para você: o meu livro Vendas não ocorrem por acaso é um guia completo para equipe comercial que quer se destacar, tem sede de conhecimento e tem o objetivo de ser um vendedor monstro!

Aprenda, de forma muito prática, a estruturar um processo de vendas. Por meio desses passos, será quase impossível perder uma boa oportunidade de negócios. Não perca mais tempo e adquira já o seu!