Os 7 grandes segredos para montar sua equipe de vendas

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Fico muito feliz que você esteja aqui aprendendo sobre a nossa profissão de vendedor e fortalecendo cada vez mais o nosso movimento #OSV – Orgulho De Ser Vendedor. Hoje nós vamos falar sobre a importância de ter uma equipe de vendas bem estruturada para alcançar os objetivos propostos pela sua empresa e por você!

Só para você entender de maneira mais fácil, a equipe de vendas é a grande responsável por alavancar o faturamento de toda a empresa. Por isso, é muito importante que os vendedores que vão compor este time sejam escolhidos a dedo, com bastante atenção, evitando assim a necessidade de  recontratações, por exemplo. Uma vez que um gerente de vendas tem trabalho dobrado sempre que realiza uma nova contratação e precisa alinhar a equipe com as metas desenhadas.

Para facilitar sua vida, vou dividir com você os 7 segredos para montar uma equipe de vendas matadora. Vamos começar:

1- Defina quem é seu cliente

Este é um dos passos mais importantes! Antes de começar a definir quem fará parte da sua equipe de vendas, é preciso conhecer quem é seu público-alvo e quais as principais características dele. Sabe por que isso é necessário?

Porque o vendedor que você escolher para fazer parte do seu time, precisa compartilhar algumas características com o seu PCI. Dessa forma, a comunicação ocorrerá com maior facilidade. Uma vez que seu lead se sentirá mais à vontade diante de alguém com o comportamento tão semelhante. Para somente assim avançar nos estágios de compra.

2- Destaque as principais características de seu vendedor ideal

Agora que você conhece melhor seu público-alvo, é hora de definir quais características seu vendedor precisa possuir. Vamos supor que seu público goste de conteúdo, consuma muita informação sobre o produto e resolva suas dúvidas no ponto de venda.

Neste caso, você já sabe que sua equipe de vendas precisa ser composta por vendedores técnicos, com bastante conhecimento e capacidade de fazer um follow up de vendas adequado, suprindo a necessidade de informação que o seu lead tem.

Claro que a equipe de vendas não precisa ser toda composta pelo mesmo tipo de colaborador! Porém, é importante que você faça uma escolha consciente e saiba qual vendedor trará mais resultados para suas vendas.

3- Crie métricas para avaliação do candidato

 Teoricamente qualquer pessoa pode se sair bem em uma entrevista, por isso, é muito importante possuir padrões e métricas de avaliação. Só assim você vai conseguir contratar o candidato ideal.

Daí você me pergunta: “Mas Thiago, minha empresa não tem pessoal especializado para fazer esse tipo de processo seletivo, o que eu faço?”

Nesse caso, você deve considerar contratar uma empresa de RH terceirizada ou implementar este setor em sua empresa. O que não dá é você contratar seus funcionários com base apenas na empatia.

Tenha em mente que o investimento nesta etapa vale muito a pena. Afinal, se você contratar um funcionário que não seja adequado para sua empresa, terá um gasto muito maior!

4- O novo vendedor deve ser treinado

Então você seguiu todos os três passos anteriores e encontrou o vendedor ideal pra você. Fez a contratação e no dia seguinte ele já começou atendendo novos leads e fechando uma ou outra venda. Depois de um tempo você vai verificar e percebe que ele não está com o desempenho esperado. Então, se questiona: “O que eu fiz de errado?”

A resposta é muito simples: faltou treinamento! Mesmo que o vendedor já tenha experiência e muito tempo de mercado, ele ainda não conhece sua empresa, seu produto e seu cliente. Por isso é indispensável já possuir um sistema de treinamento para novos vendedores, garantindo que eles recebam uma base e se adaptem com a realidade da empresa.

5- Crie um sistema de feedback

Fique atento, amigo, é importante manter sua equipe de vendas sempre motivada e pro-ativa! Por isso, crie o hábito de repassar também os feedbacks positivos. A maioria dos gestores só entra em contato com o vendedor para criticar ou fazer comentários negativos. Isso acaba gerando um desconforto na equipe. e uma sensação de desvalorização.

É importante sempre ressaltar e elogiar o vendedor por conquistas e boas iniciativas. Mesmo que você tenha a melhor equipe de vendas, se ela não estiver motivada, certamente não vai vender tão bem quanto deveria.

6- Novas tecnologias para a equipe de vendas

O investimento em tecnologia é muito importante para sua empresa. Uma nova ferramenta pode ser o diferencial para que seu vendedor feche um negócio ou capte um novo lead. Para isso, é importante conhecer o que vem surgindo de novo no mercado e estudar se essa nova ferramenta pode ser utilizada de forma positiva em sua empresa.

7- Mantenha a consistência do treinamento da equipe de vendas

Por fim, mas não menos importante: invista em treinamento contínuo para sua equipe de vendas! Para garantir que a equipe continue vendendo bem, é importante motivar e treinar os profissionais de maneira assertiva.

Todo profissional precisa se reciclar de tempos em tempos! E o treinamento constante permite ao vendedor conhecer novas técnicas de vendas, novas características do produto e também do consumidor. O treinamento da equipe de vendas é, sem dúvidas, um dos investimentos mais seguros que o gestor pode fazer!

Então é isso meu amigo gestor e minha amiga gestora. Como você pode perceber, com práticas simples, será possível criar uma equipe de vendas mais eficiente. Acompanhe minhas redes sociais e sigam meu canal do YouTube para partilhar do movimento OSV – Orgulho de Ser Vendedor!

Forte abraço!