Fala meu parceiro, minha parceira! Tudo bem? Você sabe que o mercado vive de constantes mudanças, ainda mais com a tecnologia em ascensão dando surgimento a uma nova geração de consumidores, mais exigentes e informados.

Por isso, conhecer as principais estratégias de vendas para usar no dia a dia e ajudar os vendedores a baterem suas metas é fundamental. Provavelmente você já tem algumas, afinal, é um gestor monstro. Mas isso não significa que não podemos aprender sempre mais, certo?

Pensando nisso, separei algumas dicas e estratégias para vender mais, com o objetivo de alavancar as vendas e alcançar novos resultados junto à sua equipe. Independentemente do segmento do negócio ou do tamanho dos clientes, ter em mãos boas técnicas faz toda a diferença.

Vamos falar um pouco mais sobre isso? Continue a leitura!

Qual a importância das estratégias de vendas?

O planejamento estratégico nas vendas normalmente é criado pelos gestores que têm como objetivo melhorar os resultados da equipe e favorecer a sincronia entre os colaboradores. 

Uma pergunta que você pode se fazer é: como vender melhor? Ou seja, quais os aspectos positivos da sua equipe podem ser aproveitados para tornar a rotina das vendas mais produtiva?

Entre as principais dicas para aplicar estratégias de vendas, uma delas é apostar na otimização das ferramentas que você já tem em mãos – incluindo a competência dos seus vendedores.

É isso mesmo: uma boa estratégia de vendas evita investimentos superiores ao que sua empresa possui e potencializa os que já estão presentes dentro do planejamento. Seja para vendas externas, reuniões presenciais com clientes ou até mesmo com marketing.

Portanto, lembre-se de anotar as dicas que são novidades para você e de passá-las para frente, permitindo que os colaboradores consigam alcançar os resultados esperados pela empresa.

Veja a seguir quais são as principais estratégias de vendas e como montá-las de acordo com sua necessidade!

Quais as melhores estratégias de vendas?

1. Conheça bem do cliente

Essa é uma informação que sempre reforço, pois é fundamental para o sucesso de qualquer vendedor. Mais do que conhecer o perfil do cliente ideal da empresa, os profissionais devem se informar com quem estão falando.

Isso vai desde o básico, como compreender a finalidade da venda: é o primeiro contato ou uma renovação do contrato? Em cada caso, devemos ter uma abordagem diferente.

Além disso, ter em mente os tipos de clientes permite que o vendedor consiga adaptar o seu discurso. Para fazer isso de maneira eficiente, deve-se analisar o comportamento do consumidor, entender quais são as suas dores e de que maneira as soluções da empresa podem ajudá-lo.

2. Domine bem as soluções da empresa

Quando seus vendedores vão apresentar o produto ou serviço para o cliente, os olhos deles devem brilhar com a solução apresentada. Se o cliente não sentir essa confiança, provavelmente não vai acreditar na solução apresentada.

Por isso, é essencial não apenas conhecer bem cada um dos serviços ou produtos, mas acreditar neles. Principalmente, confiar que é a melhor alternativa para as dores do cliente.

Mostrar-se como uma autoridade no assunto também faz a diferença. Explicações confusas ou defasadas podem fazer com que o consumidor desista da compra. 

Por isso, uma das melhores estratégias de vendas é: estudar o seu público, aprender mais sobre soluções e tornar-se um especialista no segmento. Mas vale a pena lembrar que, para que um gestor possa cobrar isso do seu time, ele deve tornar-se uma motivação para isso.

Veja também: Liderança em vendas: como ser um líder de sucesso 

3. Adote técnicas de rapport

A técnica de rapport refere-se a uma ligação de sintonia, um relacionamento harmonioso entre duas pessoas. Estabelecer uma relação de confiança é uma das principais estratégias para vender mais.

Neste vídeo, eu falo um pouco mais sobre as leis do marketing de relacionamento que podem ajudar seus vendedores a encararem as vendas de uma forma diferente. Mostre a eles!

Nesta última lei que menciono, “faça amigos, depois venda” é a base da técnica de rapport: ninguém vai comprar de alguém que não confia. Ou seja, estreitar o relacionamento com o cliente é uma das minhas dicas de ouro.

4. Saiba como contornar as objeções

As objeções sempre vão aparecer, independentemente da complexidade do cliente. Faz parte do processo de vendas. Mas os seus vendedores estão preparados para contorná-las da maneira mais eficiente?

Provavelmente, nenhum conhece mais objeções de vendas do que você, que já conhece os processos da empresa há mais tempo e, com certeza, também é um vendedor monstro. 

Tenha reuniões e até mesmo treinamentos sobre esse obstáculo. Faça com que eles pensem nas objeções mais frequentes, crie cenários para que apareçam com soluções e não deixe que isso se torne um desafio ainda maior.

5. Faça reuniões periódicas com sua equipe

Ficou surpreso de ver essa dica como uma estratégia para vender mais? Você, como gestor, tem o papel de motivar os seus vendedores, ensinando a eles tudo o que sabe, da prospecção ao fechamento da venda.

Mais do que isso, as reuniões permitem que a equipe faça um planejamento eficiente, estruturando quem ficará responsável por cada área:

  • prospecção;
  • qualificação;
  • vendas.

Afinal, apenas um colaborador não consegue fazer tudo de forma eficiente, certo? O planejamento estratégico é fundamental para essas situações.

Técnicas exclusivas para destacar sua estratégia de vendas 

Agora você já conhece as principais estratégias de vendas para fazer com que seu time alcance melhores resultados. Para otimizar ainda mais o aprendizado, trouxe alguns pontos-chave para o êxito em sua jornada.

Confira algumas dicas de estratégias de vendas que você pode passar aos vendedores, para que eles possam aplicá-las desde a busca por novos clientes até a fidelização.

  • Compreensão: adapte-se ao tom e dor do cliente, entenda qual a sua necessidade e o que ele procura em sua empresa, produto e/ou serviço, crie um “rapport” em sua primeira conversa;
  • Exclusividade: tenha sempre mais de uma solução para aquilo que ele procura, gere valor agregado durante a comunicação, por meio de gatilhos de exclusividade; 
  • Aproxime-se: seja seu cliente fruto de uma indicação, prospects de campanhas digitais ou de prospecção ativa, marque presença, avise-o de promoções e ofertas sazonais;
  • Invista: dedique-se e melhore as habilidades de comunicação, utilize gatilhos durante a conversa, oferte novas propostas e condições e esteja sempre atento às novidades;
  • Fidelize: por fim, estabeleça uma relação de fidelidade, aposte em seu pós-venda e se certifique de que a empresa está garantindo a melhor experiência ao consumidor.

Como sempre digo, a implementação de novas técnicas levam tempo – o importante é não desistir, colocar em prática o que aprendeu, continuar estudando, treinando as estratégias e, é claro, focar nos resultados.

Deixo em suas mãos as melhores estratégias de vendas

Agora você compreendeu a importância de cada tópico acima, conheceu as melhores estratégias de vendas e como passar isso de maneira eficiente aos colaboradores, através das reuniões periódicas.

E como eu sei que você não se cansa dos aprendizados para crescer cada vez mais em sua carreira, que tal manter-se atualizado e fazer um bom treinamento de liderança?

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