Fala monstro, fala monstra! Como vai? Você com certeza já ouviu falar sobre prospecção de clientes, que são atividades relacionadas a encontrar novas oportunidades. Mas sabia que existem algumas ferramentas que podem te auxiliar nesse momento?

A prospecção de é uma etapa importante para qualquer vendedor encontrar potenciais clientes. Pensando em como é importante simplificar essa questão, resolvi trazer algumas ferramentas de prospecção para você, e algumas delas, gratuitas.

Considerando que temos um mercado cada vez mais competitivo, encontrar maneiras diferentes de realizar a prospecção de maneira efetiva e com clientes que se encaixam no seu perfil faz toda a diferença.

Por isso, para não perder mais tempo, vamos ao que realmente importa: quais os benefícios em utilizar ferramentas de prospecção e conhecer algumas delas que são gratuitas! Continue a leitura para descobrir.

Como utilizar ferramentas de prospecção?

Graças às novas tecnologias, podemos encontrar nas ferramentas para prospecção de clientes uma maneira mais ágil e automatizada de organizar as atividades relacionadas a encontrar esses novos usuários.

Pensando nisso, devemos entender que as ferramentas de prospecção funcionam também separadas do CRM. Isso porque apesar do CRM ter sua importância nas vendas, uma ferramenta autônoma de prospecção também tem os seus benefícios, como:

  • Aumento da produtividade do vendedor;
  • Programação de diferentes fluxos de cadência, de acordo com o perfil do cliente;
  • Controle do dia a dia;
  • Simplificação na visualização de métricas importantes.

Isso significa que uma ferramenta de prospecção pode substituir o CRM? Não, afinal, são dois pontos importantes para quem quer ser um vendedor monstro. 

Mas pensando em como conquistar novos clientes é uma das tarefas mais importantes da equipe comercial, vamos focar nessas ferramentas hoje.

Principais ferramentas de prospecção de clientes

Mais importante do que isso: vou trazer algumas ferramentas de prospecção que podem te auxiliar diretamente, e muitas delas oferecem uma demonstração gratuita. 

Assim, você pode encontrar aquela ferramenta a qual você mais se adapta ou então utilizar mais de uma, de acordo com a sua estratégia. Vamos conhecer um pouco mais cada uma delas para você entender o que eu estou falando.

1. Geofusion

Você já ouviu falar de geomarketing? Basicamente, é uma estratégia de marketing que realiza o mapeamento da localização, para que as empresas conheçam melhor os seus consumidores.

Antigamente, essa estratégia era utilizada para que as empresas soubessem qual seria o melhor local para abrir uma loja física. Mas hoje, com os avanços da tecnologia, permite criar campanhas personalizadas para alcançar o seu público no momento e local certos.

A Geofusion permite que você alinhe a prospecção de clientes com a localização. E, para isso, é usada uma extensa base de dados sempre atualizados, possibilitando que pesquisas dinâmicas sejam feitas. 

2. Econodata

A Econodata é ideal para quem busca por prospecção B2B. Com uma extensa base de dados, você pode procurar por mais de 20 milhões de empresas espalhadas pelo Brasil inteiro. 

Ou seja, em uma única ferramenta é possível encontrar mais oportunidades e prospecção ilimitada em milhares de empresas ativas. Tudo isso, com muita assertividade, além de poder buscar através de filtros como o CNAE, região e até segmento da empresa.

Atualmente, a Econodata não disponibiliza o teste gratuito da ferramenta, mas através da Ferramenta de Inteligência do Mercado você consegue calcular quais empresas se encaixam no seu perfil.

3. Ramper

Basicamente, o Ramper é um software que reúne informações sobre inúmeras marcas, focada nas pequenas e médias empresas. Com isso, permite que você automatize processos da prospecção, fazendo com que aumente os leads qualificados.

Essa é uma das principais ferramentas de prospecção de clientes e com ela você consegue:

  • Definir o seu cliente ideal e construir listas segmentadas de e-mails;
  • Automatizar suas abordagens;
  • Acompanhar as métricas para otimizar a prospecção de clientes.

É possível solicitar uma demonstração para saber mais sobre como a ferramenta funciona e se ela vale a pena para você.

Leia também: Aprenda como fazer a melhor abordagem de venda pelo Whatsapp

4. Meetime

O Meetime tem uma abordagem um pouco diferenciada das que vimos até então, já que é uma ferramenta de prospecção que permite a integração com CRM.

O seu foco é no Inside Sales, ou seja, nas vendas remotas. Com ela, é possível organizar o processo de vendas, otimizando o atendimento ao cliente e, principalmente, acompanhando os leads em todo o funil de vendas. E, para isso, funciona sobre três pilares:

  • Prospecção: melhor aproveitamento dos leads prospectados;
  • Comunicação: auxiliam os vendedores a contatar os seus prospects, através de ligações e e-mails;
  • Analytics: oferecem dados e métricas sobre a performance, melhorando o acompanhamento dos resultados.

5. LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn é, hoje, uma das principais redes sociais do mundo corporativo. E é exatamente por isso que não poderíamos deixá-lo de fora dessa lista, já que é uma fonte importante de prospecção de clientes.

Com essa solução em vendas, você consegue segmentar a área de atuação das empresas, entender como elas se comportam e o que precisam e, por fim, interagir diretamente com os clientes em potencial.

O LinkedIn Sales Navigator permite que você:

  • Faça pesquisas avançadas de leads e empresas;
  • Obtenha sugestões personalizadas com indicação de leads;
  • Integração com CRM.

Veja esse passo a passo para aprender a vender rapidamente:

Mas quais as ferramentas de prospecção gratuitas?

Agora, vamos falar de algumas ferramentas gratuitas que podem te auxiliar a encontrar novas oportunidades e fazer você ser um vendedor monstro, com baixo ou nenhum investimento. Com elas, é possível encontrar leads, achar o e-mail de pessoas ou até mesmo endereços de um domínio. 

1. LeadFuze

Com o LeadFuze, é possível encontrar leads de qualidade, através de uma ferramenta que encontra os e-mails e até mesmo perfis das redes sociais dos seus leads. Auxilia diretamente no processo de vendas, marketing e recrutamento.

Aqui, você pode procurar e encontrar o contato em uma base com mais de 300 milhões de profissionais entre mais de 12 milhões de empresas.

2. LeadMine

A LeadMine é uma ferramenta que pode ser usada para encontrar leads dentro do seu público-alvo, com 95% de exatidão. Através da ferramenta, você pode:

  • Procurar por leads B2B e encontrar os e-mails dos leads;
  • Salvar esses contatos dentro da plataforma;
  • Exportar a lista de prospect em CSV.

3. FindThat.Email

Quer buscar o endereço de e-mail, mas não sabe como? O FindThat.Email é nomeado pelo Ahrefs como a melhor ferramenta para isso, com uma taxa de entrega de 90% dos e-mails buscados.

Isso porque conta com uma base de mais de 100 milhões de e-mails validados, além de permitir que você salve os seus prospects em listas. E o melhor: o plugin pode ser instalado no seu Chrome, facilitando a prospecção diretamente do navegador.

4. GetProspect 

O GetProspect é uma ferramenta de geração de leads que vem do LinkedIn. Através de um plugin no Chrome, você consegue procurar e selecionar os leads mais relevantes para você.

Além disso, possibilita que você organize os contatos do seu LinkedIn em listas dinâmicas, organize no CRM e crie um espaço para todo o seu time trabalhar ao mesmo tempo.

Como vender mais com ferramentas para prospecção de clientes?

Cada uma dessas ferramentas auxiliam a prospecção de clientes e aprimoram o processo de vendas. Mas, para ser um vendedor monstro, você não precisa só conquistar novos possíveis consumidores, certo? É importante saber vender.

E qual a melhor maneira de conseguir isso? Com o Sales Club. Aqui, você encontra o que é preciso para se tornar o melhor vendedor. 

Alcance as suas metas e conheça os principais passos para uma negociação de sucesso, que vai te levar para cada vez mais fechamentos! Tudo isso porque o Sales Club é diferente de tudo o que você já viu.

Tenha acesso vitalício a 8 módulos desenvolvidos para você se tornar um monstro! São aulas exclusivas com professores que dedicaram as suas vidas a alcançar sempre os melhores resultados.

Você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo? Então não perca mais tempo e seja um vendedor monstro com o Sales Club.