Técnicas e características de um bom gestor de vendas

gestor de vendas

Fala meu amigo gestor e minha amiga gestora, tudo bem? Primeiro quero agradecer você por acompanhar este texto e aprender um pouco mais sobre a profissão de vendedor, aquela que move o mundo e fortalecer o nosso movimento #OSV Orgulho De Ser Vendedor.

Hoje o meu papo é com você mesmo, gestor de vendas.

Neste texto vou apresentar para você as principais características de um bom gestor de vendas e também vou ensinar algumas boas práticas que vão ajudar a sua equipe a vender mais e alcançar todas as metas estipuladas pela empresa. Um sonho, não é? Então, leia até o final.

Principais características de um bom gestor de vendas

Um bom gestor de vendas precisa conhecer muito bem todos os aspectos da operação de sua empresa, incluindo o mercado que está inserido, os produtos ou serviços que vende e principalmente seu cliente. E é claro meu amigo, o gestor de vendas tem que conhecer muito bem a sua equipe, para manter todos os vendedores motivados e garantir a união de toda o time de vendas.

Capacidade de comunicação

Você, gestor de vendas, é a ponte entre a direção da empresa e a equipe, por isso é necessário que você consiga entender e interpretar os pedidos e exigências da administração para depois repassar para seu time de vendas.

Procure os pontos mais importantes e descubra qual a melhor maneira de comunicar determinados assuntos, garantindo que todos entendam e compreendam a importância de cada ação.

Sua capacidade de comunicação também vai possibilitar que você cobre de sua equipe as diferentes metas de maneira mais clara e simples, evitando atritos e falhas de comunicação.

Empatia e liderança

Como gestor de vendas, você precisa conhecer muito bem cada membro do seu time. Aqui meu amigo, ter empatia é muito importante, pois garante que você entenda os motivos que levaram o vendedor a tomar certas atitudes e conversar com cada pessoa da melhor maneira possível.

Além disso, a liderança deve ser utilizada da maneira correta. Isso não significa ser um ditador e muito menos intransigente. O bom líder sabe a importância do trabalho em equipe e como um ambiente de trabalho saudável pode ser favorável para todo o time de vendas.

Capacidade de planejamento

Claro que você, amigo gestor de vendas sabe muito bem da importância de um bom planejamento. Mas hoje eu quero propor uma ação diferente, inclua seus vendedores nas reuniões de planejamento!

Não estou me referindo às reuniões feitas com a diretoria, mas no planejamento menor, aquele do dia a dia. Muitas vezes a equipe de vendas não se sente incluída no processo de planejamento das empresas, e isso pode fazer com que eles se sintam pouco motivados ou não colaborem com a ação proposta.

Fazendo um planejamento colaborativo, será possível que os próprios vendedores façam sugestões e acrescentem para o processo. Assim, cada um deles vai se sentir parte integrante do projeto.

Seja sempre resiliente

É claro meu amigo, nós sabemos que a vida de um gestor de vendas não é um mar de rosas. Mas você precisa continuar em frente e principalmente ajudar a sua equipe a não perder o foco quando os problemas aparecerem.

Ser resiliente é se adaptar facilmente, esperar e tomar as atitudes certas para que as coisas acabem bem e aprender constantemente com as experiências da vida. Então, fique atento com isso e seja resiliente com a sua equipe, passe seu conhecimento para ela e faça o possível para ajudar o setor de vendas a alcançar os resultados esperados.

Boas práticas de um gestor de vendas

Agora que você já conhece algumas características importantes para o gestor de vendas, é hora de conhecer algumas práticas que vão ajudar no seu cotidiano e no de sua equipe.

Mantenha um canal para informação e comunicação

No outro tópico eu falei para você da importância de ser um líder, agora eu quero ressaltar a importância da comunicação entre a equipe. Mantenha o canal de comunicação aberto e seja acessível, assim os vendedores terão facilidade para conversar com você e contribuir com diferentes aspectos de sua gestão.

Ainda falando sobre comunicação, como gestor de vendas é importante que você mantenha toda sua equipe bem informada. Por isso é crie um sistema próprio para divulgar a evolução de cada um deles com relação a meta do mês e outros detalhes que são importantes para a equipe. Não existe uma fórmula mágica, cada empresa terá seu próprio sistema, em alguns casos reuniões semanais vão ser o ideal, em outros casos apenas uma conversa informal no corredor.

O importante aqui meu amigo, é manter a informação fluindo entre você e sua equipe.

Ajude sempre o seu time de vendas

Como gestor de vendas, é importante sempre estar de olho nas principais dificuldades de seus vendedores e principalmente estar preparado para ajudar cada um deles a melhorar em diferentes aspectos.

Ofereça e participe de treinamentos para aprimorar o atendimento da equipe e aproveite estas oportunidades para fortalecer o vínculo e a comunicação entre todos.

Utilize metas também de curto prazo

Além das metas mensais, pode ser interessante para seu negócio a criação de metas diárias ou semanais, assim fica muito mais fácil para o vendedor acompanhe o seu progresso. Metas mais curtas também possibilitam que você observe o desempenho do vendedor de forma mais precisa, vendo se ele teve uma queda de desempenho em algum momento do mês e verificando o motivo.

É isso meu amigo. Neste texto você conheceu um pouco mais sobre as principais características que um bom gestor de vendas pode possuir, incluindo a capacidade de comunicação com sua equipe de vendas, empatia e liderança, capacidade de planejamento e ser resiliente. Além disso, também apresentei para você algumas boas práticas para garantir o bom funcionamento de sua equipe, como manter um bom canal de comunicação, ajudar seu time a melhorar seus processos e criar metas de curto prazo. 

Obrigado por nos acompanhar até aqui e ajudar no crescimento de nosso movimento #OSV Orgulho de ser vendedor. Para receber novos conteúdos me acompanhe também no YouTube e nas redes sociais!