5 maneiras de usar promoções, brindes e campanhas para vender mais

As promoções fazem parte do processo de vendas e muitas vezes são vistas como um agrado do vendedor, da marca ou empresa que representa.

Mas, vendedor, não é por aí não.

Se você pensa que está fazendo um favor com uma promoção, pare.

Você está errado.

E isso já é dito algum tempo.

Principalmente depois que, no ano de 2005 a Promotion Products Association International,  divulgou um estudo que confirmava que as promoções são poderosas.

A pesquisa realizada por eles, em aeroportos, perguntava as pessoas:

  1. Você se lembra de algum anúncio publicado no jornal que você estava lendo no avião?
  2. Você se lembra de algum brinde recebido de alguma empresa nos últimos 12 meses?As respostas vão te surpreender, olha só:1. Dos 80% dos entrevistados, que leram um jornal, aproximadamente 53% recordaram o nome de pelo menos um anunciante.
    2. Dos 71% dos entrevistados, que ganharam um brinde nos últimos 12 meses do período, cerca de 76% lembraram a marca da empresa que deu o brinde.
    3. Do total de entrevistados, 31% tinha o brinde na hora da entrevista e 81% desses entrevistados que tinham brindes, lembravam qual era a marca estampada no brinde.
    4. 57% dos que receberam brindes ficaram com ele por pelo menos um ano, pois era útil.
    5. 45% dos que receberam brindes, usavam o que ganharam pelo menos uma vez ao dia.Outro estudo chamado: Propensão do consumidor a participar da promoção de vendas: uma comparação inicial do Brasil versus Estados Unidos, dos autores André Torres Urdan e Arnaldo Rocha Rodrigues revela um dado importante.A pesquisa com amostra de consumidores brasileiros e americanos entendeu a partir da análise que:

    “É possível concluir que os consumidores da amostra brasileira possuem maior propensão a usar promoções de vendas do que os consumidores da amostra norte-americana.

  3. Segundo, conclui-se haver na amostra brasileira segmentos de consumidores brasileiros propensos (54% do total) e não-propensos (46% do total) em geral (todos os 8 tipos) a participar de promoções de vendas”.

    Será então que promoções, brindes e outras formas de bonificar clientes não seriam estratégias de vender mais e melhor?

A resposta é sim, vendedor.

O que devo observar para fazer promoção?

Resultado de imagem para olhando com binoculo

Observe CINCO coisas antes de realmente construir uma promoção ou

1- Quem você quer atingir?

Você tem que definir primeiro quem quer atingir e mais que isso: verificar que relação consumidor – produto/ serviço você quer construir.

Faça perguntas como:
A) Quero atingir que tipo de pessoas? Faixa etária, estilo de vida, classe social?

B) quero que essas pessoas consumam mais qual produto ou serviço?
Respondidas questões como essas, vá para os próximos passos.

2- Qual tipo de promoção mais adequadaResultado de imagem para press kit imprensa

Depois de definir quem serão os seus alvos, tanto o perfil do público, quanto o perfil do produto, elabore a promoção mais adequada para esses dois eixos.

Qual será a promoção:

  • Será um desconto em produto?
  • Um brinde?
  • Algum desafio, como jogos ou aquele famoso “indique x amigos?”
  • Sorteios?
  • Ou será algum prazo especial para adquirir o produto que você quer vender mais?

Construa esse roteiro e bora para próxima etapa.

3- Como ela vai funcionar?Resultado de imagem para regulamento

Aqui você tem que definir qual será a dinâmica da promoção. Como o seu cliente deverá se comportar para participar da sua promoção. Algumas recomendações são:

  • Elaborar um regulamento
  • Orientar funcionários
  • Ter um “tira dúvidas” no espaço físico
  • Promover a promoção em redes sociais que a empresa  ou marca participa

4- Legislação

lei

 

Essa etapa é importantíssima.

E pode ser paralela a todas as outras, visto que essa diz respeito à verificação das suas ações junto à legislação brasileira.

É muito importante saber se sua estratégia é legal.

E se está aprovada diante do Código de Defesa do Consumidor e do Ministério da Justiça.

5- Mensuração

Resultado de imagem para mensuracaoParte importante das suas vendas vendedor.

Se trata do durante e pós-promoção.

Aqui você fará a comparação dos níveis de faturamento, engajamento, popularidade da sua marca entre: o período sem a promoção x período com a promoção.

Desenvolva mecanismos para acompanhar a promoção enquanto ela ocorre.

Para que você veja como ela está sendo aceita ou não pelo público que definiu.

Para mensuração é importante você ter alguns critérios como:

  • Faturamento
  • Engajamentos de branding
  • Popularidade da marca
  • Aceitação do público

Desde a etapa 1, até chegar aqui, você vai poder comparar os resultados de diferentes períodos e ver realmente se sua promoção alvancou o esperado.

O segredo é sempre saber seu objetivo:

  • Onde quer chegar
  • Como quer caminhar até lá

Para que não se perca no caminho e para que suas promoções sejam estratégicas e não um amontoado de favores sem sentido.

Fica a dica aí?

Abraço

Sucesso e ótimas vendas