Já reparou que grandes empresas de sucesso, com filiais no país todo, são aquelas que possuem as metas e as ações alinhadas, sem falar na comunicação bem articulada? Isso só é possível graças à convenção de vendas.

“Mas o que é convenção de vendas, Thiago?”. É um grande evento realizado, normalmente, uma vez ao ano com todos os funcionários da empresa, com o objetivo de apresentar os resultados e criar novas metas. Tudo isso de forma bem descontraída. 

Porém, o que é convenção de vendas é muito mais do que uma divulgação do que a empresa fez de bom e do que ainda pode fazer. Na verdade, a convenção (quando bem feita) pode se transformar em uma poderosa ferramenta estratégica para alavancar os negócios. 

Quer saber mais sobre o que é convenção de vendas? Fique por aqui que eu te explico e ainda te dou minhas dicas valiosas sobre como realizar uma convenção de vendas matadora na sua empresa. 

O que é convenção de vendas? 

Feita em espaços fora da empresa, como em auditórios ou hotéis, a convenção de vendas é a oportunidade perfeita para divulgar informações importantes sobre a empresa. Além disso, o evento serve também para compartilhar experiências, ensinamentos e novidades sobre o mundo das vendas. 

Porém, para mim, não tem momento melhor do que a convenção de vendas para alinhar metas, estratégias e comunicação entre todos os membros do seu time. Isso porque a convenção de vendas conta com o ambiente descontraído e, muitas vezes, com convidados de peso para legitimar as ações. Ou seja, “ambiente descontraído” + “experiência externa” = “equipe bem preparada” 

Por reunir os representantes das unidades ou, até mesmo, todos os funcionários da empresa, o evento é excelente para traçar novos objetivos com base nos resultados apresentados. Dessa maneira, todos os funcionários da empresa se envolvem no processo de vendas, alinhando suas técnicas e estratégias. Adivinha qual é a consequência disso tudo? Isso mesmo, caro gestor e vendedor, uma equipe de sucesso

Além disso, uma ótima oportunidade para valorizar os membros da sua equipe de vendas e destacar as ações que ultrapassaram a expectativa da empresa também representa o que é convenção de vendas. Desse modo, o time se sentirá não apenas motivado, mas também reconhecido pelo trabalho duro realizado durante o período em questão. 

Agora que você já sabe o que é convenção de vendas, vou te convencer sobre a sua importância com os seus objetivos. 

Mas antes, quer ter um gostinho do astral de uma convenção? Então assista o vídeo abaixo:

Objetivos da convenção de vendas

Você chegou até aqui para descobrir o que é convenção de vendas e, aqui, vou te provar que isso é exatamente o que a sua empresa precisa para impulsionar os negócios. Abaixo, você confere os objetivos da convenção de vendas:

  • Divulgar os resultados: mostrar os indicadores e analisar as dificuldades e os desafios do ano que passou; 
  • Traçar novas metas: com a apresentação dos resultados e a análise do ano precedente, é possível elaborar planos de metas para o ano seguinte; 
  • Motivar a força de vendas: o ambiente de “festa” proporciona um clima de descontração e as atividades de motivação possibilita a integração dos funcionários de todas as unidades da empresa;
  • Atualizar as estratégias de vendas: com a participação de um convidado experiente na área, é possível aproveitar a convenção para compartilhar as novas técnicas de vendas;
  • Dar feedbacks: além de reconhecer os esforços da equipe de vendas, o feedback também serve para pontuar as ações de sucesso, assim como as ações que devem ser evitadas;
  • Integrar os vendedores: as dinâmicas de grupo e o clima descontraído possibilitam a integração de funcionários que, normalmente, não estão em contato. 

No entanto, para você entender o que é convenção de vendas e obter os objetivos desejados, vou te ensinar como ela funciona na prática com as minhas dicas de ouro. Então, papel e caneta na mão para não deixar nenhum detalhe de fora e realizar uma convenção de vendas matadora, caro amigo. 

Convenção de vendas na prática

O que é convenção de vendas

Para aprender como realizar uma convenção de vendas que ficará marcada na história da sua empresa, confira os 4 exemplos para você colocar em prática, hoje mesmo. 

1. Participação de mercado

Que tal pensar no aumento de participação de mercado (market share)? Para isso, você pode usar a criatividade com o objetivo de encontrar novas maneiras de atrair mais clientes. Com isso em mente, pense em novas estratégias e técnicas de vendas. 

Um dos temas pode ser como conquistar os clientes dos seus concorrentes. Sendo assim, divida os grupos em empresa que irá “roubar” os clientes e concorrentes que terão que segurá-los. 

Para ter uma ideia do que estou falando, assista o vídeo abaixo:

2. Lançamentos

Sua empresa está para lançar um novo produto ou serviço? Aproveite esse momento para realizar um grande evento de lançamento. Mas antes, pense na preparação: pesquisas, testes, treinamentos, entre outros detalhes importantes antes de colocar um produto no mercado. 

Sendo assim, coloque todos os participantes dentro do processo de lançamento para que eles se sintam parte da novidade também. Garanto que a convenção será um sucesso! 

3. Motivação

Um dos principais motivos de realizar uma convenção de vendas é integrar e motivar todos os colaboradores da sua empresa. Portanto, trabalhar a motivação pode ser sempre uma boa pedida para organizar um bom evento. 

Dessa maneira, é possível utilizar filmes inspiradores e experiências pessoais para sensibilizar seus vendedores. Aliás, sugiro que pense em chamar um coaching de vendas para motivar seu time de campeões. 

4. Convidado especial

Valorizar os talentos da casa é sempre uma boa, caro amigo. No entanto, não tem coisa melhor do que contar com o olhar externo de um profissional. Portanto, pense em chamar um nome de peso que seja referência na área para investir no desenvolvimento do seu time

Desse modo, o palestrante poderá abordar temas como:

Agora que você já sabe o que é convenção de vendas e com os exemplos que dei para você colocá-la em prática, está na hora de você organizar uma na sua empresa. Conte com a minha ajuda para realizar uma convenção de vendas inesquecível. 

Sou Thiago Concer, tenho mais de 20 anos de experiência na área de vendas e sou o palestrante mais contratado do país, por 4 anos consecutivos. Eu te garanto que falo a mesma língua que você, meu amigo gestor, pois meu método é dinâmico e envolvente, no qual, compartilho meus 20 anos de experiência de maneira leve e eficaz. 

Tenho na minha bagagem clientes como Na minha bagagem, conto com clientes como Michelin, Ortobom, Porto Seguro e Liquigás.

Para ficar por dentro de todas as novidades no universo das vendas, não esqueça de acessar minha página de produtos, tenho certeza que há um específico para o seu objetivo. 

Não se esqueça de acompanhar as últimas novidades do universo das vendas no meu canal no Youtube, e nas minhas páginas no Facebook, Instagram e Linkedin.