Compreender o que é projeção de vendas e seu espaço no contexto do planejamento comercial é fundamental para garantir eficiência, controle de gastos e agilidade frente a mercados tão voláteis.

Afinal, em tempos de transformação digital, é importante ter controle minucioso sobre a estratégia de vendas para que a empresa adquira melhor coordenação de sua capacidade produtiva e consiga cumprir as metas de acordo com as demandas contínuas de sua audiência.

Nesse contexto, investir em inteligência de dados para melhor conhecer as nuances tanto de seu público-alvo quanto do seu segmento de atuação pode ser um aliado e tanto para evitar surpresas desagradáveis.

Uma pesquisa da Mckinsey, por exemplo, consultou mais de mil empresas voltadas para vendas ao redor do mundo e apurou que 53% das que conquistaram alta performance comercial consideram a si mesmas como adeptas de analytics.

Esses números mostram a relevância da introdução da análise de dados na performance organizacional nos dias de hoje. 

Portanto, nesse artigo, explicaremos o que é projeção de vendas na prática e como seu negócio pode implementar data science para realizar esse planejamento com maior eficiência. Leia até o final para entender!

O que é projeção de vendas?

É possível que os gestores de uma empresa já saibam o que é projeção de vendas, mas a conhecerem por outro nome.

Projeção de orçamento, previsão de receitas, orçamento de vendas, forecast de vendas: são vários os nomes dados a essa prática tão fundamental para a sustentabilidade financeira de qualquer empresa, principalmente, em um contexto de competitividade empresarial tão agressivo como é o do mercado digital.

Em resumo, a projeção de vendas consiste na previsão pautada em dados confiáveis que dão estimativa do quanto a empresa deve ter de receitas comerciais em intervalos de tempo específicos. Esses períodos geralmente são de um ano ou são divididos em intervalos mensais, trimestrais ou semestrais.

Dessa forma, a prática impacta no planejamento estratégico de toda a estrutura organizacional. Afinal, outras áreas definem suas metas produtivas a partir da previsão de demandas do setor comercial.

Guia de vendas B2B

Por exemplo, se em determinada época do ano, há o aumento de vendas de um produto X, a empresa pode, assim, coordenar esforços para aumentar sua capacidade operacional para suprir esse aumento de demanda.

Além disso, a projeção é também fundamental para prognosticar as receitas da empresa para períodos especiais. Dessa forma, os gestores conseguem planejar antecipadamente decisões chaves com mais precisão, como contratação de pessoal e outros investimentos em geral.

Como fazer projeção de vendas?

Para aprender como fazer projeção de vendas de forma eficiente e confiável, os dados podem ser um aliado e tanto. Afinal, investir em inteligência de vendas já vem se tornando uma prática de mercado rotineira e incontornável para se tornar mais competitivo e ter destaque no seu meio de atuação.

Dessa forma, selecionamos algumas dicas para seu forecast de vendas. Confira!

Saiba de onde vem suas receitas

O monitoramento de dados pode ajudar os principais tomadores de decisão a identificar quais são as principais fontes de receita do seu negócio.

Qual é o público-alvo? Qual canal de comunicação permite o fechamento de mais vendas? Em quanto determinada campanha promocional vai aumentar minha receita? Entre outros fatores.

Saber identificar quais são e de onde vem as melhores oportunidades, portanto, é fundamental na construção da projeção de vendas.

Avalie sua capacidade operacional

Não é possível fazer uma previsão de receitas eficiente se não há uma avaliação minuciosa da capacidade produtiva e operacional para suprir as demandas comerciais esperadas.

Por exemplo, se no último trimestre do ano há um prognóstico de aumento substancial das vendas, é fundamental que haja uma sinergia organizacional e meios que garantam a concretização dos objetivos.

Afinal, de nada adianta vislumbrar o aumento da demanda externa quando a estrutura interna da empresa não está preparada.

Observe a estratégia da concorrência

Com inteligência de mercado, é possível monitorar o sucesso ou fracasso das estratégias de seus principais concorrentes.

Dessa forma, podem ser observados dados importantes, como:

  • novos aportes de investimentos;
  • estratégias fracassadas ou que obtiveram sucesso;
  • projeto de lançamento de um nova linha de produtos ou serviços;
  • entre outros.

Essas informações são significativas para determinar a eficácia de suas vendas em períodos pré-definidos do ano.

Analise o histórico de vendas

Uma análise pormenorizada da série histórica de negociações de sua empresa pode trazer respaldo e confiabilidade para a projeção de vendas.

Afinal, nada como analisar o seu próprio ciclo comercial para identificar altos e baixos da demanda em intervalos de tempo específicos, além de avaliar possíveis equívocos para que eles não se repitam e estratégias de sucessos para que sejam reproduzidas.

Enriquecimento da base de leads

 

Inteligência de dados e projeção de vendas

Vimos o que é projeção de vendas e como a prática é fundamental para estabilidade e saúde financeira de qualquer negócio. 

Além disso, vimos também que ter informações valiosas e estratégicas é decisivo para que o forecast seja desenvolvido com eficácia e confiança. Nesse processo, investir em tecnologias de automação pode ser um aliado e tanto!

Assim, muitas empresas já recorrem à implementação de uma plataforma de análise de dados para orientar tomadas de decisão e gerar insights a partir do monitoramento de informações relevantes do seu segmento de atuação é de suma importância.

Nesse contexto, já existem ferramentas exclusivas para auxiliar seu negócio a fazer projeção de vendas. Portanto, não fique para trás na era dos dados, traga inteligência para a área comercial e, assim, aumente as vendas!

Esse artigo foi escrito pela Cortex, empresa de Growth Intelligence com soluções de inteligência de dados para impulsionar o crescimento em toda a jornada de comunicação, marketing e vendas do seu negócio.