Aproveite as principais datas comemorativas para o comércio

principais datas comemorativas

Fala meu amigo gestor e minha amiga gestora, tudo bem com você? Primeiro, deixa eu me apresentar, meu nome é Thiago Concer, o palestrante de vendas mais contratado no Brasil nos últimos 3 anos consecutivos.

Sou também o fundador do movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor, que busca difundir e apresentar conhecimentos sobre a profissão de vendedor, essa que move o mundo.

No texto de hoje, eu quero falar com você sobre como vender mais nas principais datas comemorativas. Vou te explicar algumas técnicas para preparar sua equipe e como fazer para melhorar o desempenho de sua empresa nesses momentos. Vamos começar!

Como vender mais nas principais datas comemorativas do ano

Amigo gestor, durante todo o ano existem datas específicas que são consideradas muito importantes para o comércio. Mas para garantir que sua empresa esteja preparada para arrebentar nas vendas das principais datas comemorativas do ano, existem alguns cuidados que precisam serem tomados.

O primeiro passo é identificar quais serão as principais datas comemorativas para o seu negócio. Algumas são importantes para todo o comércio, como Natal, Black Friday, Dia das Mães e Dia dos Namorados, mas podem existir datas que só se apliquem ao seu setor. Como, por exemplo, o chamado dia da toalha, ou dia do orgulho nerd (25/05), onde várias empresas fazem promoções específicas para esse público. Identifique quais as datas que sua empresa julga importante e inicie também o planejamento para cada uma das principais datas comemorativas, levantando alguns pontos específicos em consideração, como por exemplo:

– Sua empresa fará promoção para essa data? Aqui pode entrar também a utilização de brindes para fomentar as vendas, além de promoções específicas para certos valores de compra.

– Sua empresa pretende fazer alguma decoração específica nesse período? Nessa etapa do planejamento, é interessante observar como algumas das empresas concorrentes se preparam para a data em questão. Decorações para o Natal e até Páscoa são de mais fácil identificação, mas existe a possibilidade de criar um diferencial para sua empresa em cada uma das principais datas comemorativas.

– Os vendedores utilizarão uniformes específicos nessa data? Se a resposta for sim, é preciso planejar como será esse uniforme, levando em consideração o tempo de fabricação que seu fornecedor precisará. Além disso, é interessante conversar com a equipe de vendas, pedindo sugestões e até ideias para deixar sua empresa com a cara do dia comemorativo em questão.

– Quais serão as metas do mês, levando em consideração essa data? Como a intenção é vender bem mais durante esse período, é interessante criar metas adaptadas para as principais datas comemorativas do ano. Garantindo que o vendedor que bater todas elas, receba uma recompensa adequada.

Esses são alguns dos principais pontos que devem conter em seu planejamento, amigo gestor. Não esqueça de sempre adaptar essas dicas com a realidade de sua empresa, levando em consideração o público-alvo e outras ações feitas no passado.

Com o planejamento devidamente feito e confirmado pela chefia de sua empresa, é hora de começar a preparar sua equipe de vendas para aproveitar as principais datas comemorativas e vender ainda mais.

Sua empresa precisa estar preparada para vender mais

Provavelmente o movimento aumentará de forma considerável durante as principais datas comemorativas do ano, por isso é importante que tanto sua equipe de vendas, como sua empresa estejam preparados para atender essa demanda. Alguns dos cuidados que podem ser tomados para garantir um bom atendimento ao cliente nesse período:

– Defina horários especiais de atendimento: Durante o Natal e a Black Friday, é comum que o comércio faça horários especiais de atendimento. Mas sua empresa pode definir um período de atendimento maior para outras datas comemorativas também. O importante aqui é divulgar antecipadamente, garantindo que seu cliente conheça quais serão esses horários de atendimento.

– Abrir novos canais de comunicação: Como é a comunicação da sua empresa por Facebook e Whatsapp? Será que ela não poderia estar melhor? Aproveite essas datas comemorativas para investir mais em outros canais de comunicação que podem ajudar no atendimento de seus clientes. Se sua empresa ainda recebe muitas ligações principalmente nesse período, considere contratar uma pessoa apenas para essa função!

– Faça novas contratações antes da data comemorativa: Se você vai precisar de mais vendedores ou outros profissionais para as datas de maior movimento, uma boa opção é fazer as contratações com alguma antecedência. Dessa maneira, o novo colaborador já estará devidamente treinado e preparado para a demanda desses períodos.

Agora que você já fez seu planejamento de maneira completa e já preparou sua empresa para as principais datas comemorativas do ano, chegou a hora de preparar sua equipe de vendas!

Preparando a equipe de vendas para as datas comemorativas

Já de cara, amigo gestor, é importante passar todas essas informações levantadas durante o planejamento para sua equipe de vendas, ressaltando quais serão as novas metas para as principais datas comemorativas e qual o impacto que se espera de cada uma delas para as vendas de sua empresa. Destaque também promoções e outros detalhes das ações planejadas pela sua empresa.

Deixe claro também se existe algum cuidado especial ou ainda algum novo detalhe do produto que precisa ser levado em consideração durante a data comemorativa em questão. Faça uma pequena apresentação, destacando cada um desses pontos, para que fique fácil que sua equipe consulte no futuro, principalmente durante esse período de movimento intenso.

Uma boa opção aqui, amigo gestor, é a contratação de um curso de vendas específico para esse período. Quero aproveitar essa oportunidade para sugerir que você conheça meu canal no YouTube e entenda melhor meu trabalho. Além do aspecto técnico, minhas palestras contam com características motivacionais, preparando toda sua equipe para esse momento de muito movimento e fechamento de vendas. Tenho certeza que com meu treinamento, sua equipe ficará ainda mais motivada e pronta para bater todas as metas em qualquer uma das principais datas comemorativas do ano!

Não esqueça, a equipe precisa estar bem informada, motivada e devidamente instruída para garantir que seu planejamento seja cumprido e suas metas de vendas sejam alcançadas!

Obrigado por me acompanhar até aqui, amigo gestor. No texto de hoje, eu destaquei para você quais os principais cuidados para garantir que sua equipe de vendas detone todas as metas nas datas comemorativas do ano. Entre os pontos que mencionei, destaco aqui a importância de um bom planejamento, uma preparação coerente da empresa e por fim, um treinamento profissional para a equipe de vendas.

Se você quiser conhecer mais sobre o meu trabalho e sobre a iniciativa #OSV Orgulho de Ser Vendedor, não deixe de me seguir nas redes sociais e também acompanhe os outros textos no meu blog!

Forte abraço!