• Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog
Thiago Concer
  • Sobre
  • Clube Orgulho de ser Vendedor
    • Curso Clube OSV – 3 Pilares das vendas
  • Produtos para Gestores
    • Contratar treinamentos e palestras de vendas
    • Sales Clube
  • Blog

LEIA O BLOG
MAIS COMPLETO
SOBRE VENDA
E SAIA NA FRENTE
DA CONCORRÊNCIA

QUERO RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação
Menu
  • Artigos recentes
  • Lista de leitura
    • Frases motivacionais para o Instagram: 5 dicas para arrasar!
    • 50 frases motivacionais para equipe de vendas: Dose extra de energia
    • Como contornar de uma vez as principais objeções de vendas?
    • Como fazer um bom pós-venda: 5 dicas e as melhores técnicas
    • O que é objeção de vendas: conheça exemplos e como contornar
  • Categorias
    • Vendas
    • Gestão
    • Atendimento
    • Marketing
    • Motivação

As 5 principais técnicas de vendas mais efetivas (e que farão você bater suas metas)

Thiago Concer

Thiago Concer

Compartilhe com seu time

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Hoje meu papo é especificamente com você que trabalha com vendas e que todos os dias, direta ou indiretamente, tem uma rotina de convencimento e negociação.

Vou falar sobre algumas das principais técnicas de vendas e descrever como elas podem ajudar você a atender melhor seus clientes e atingir as suas metas pessoais e profissionais de maneira mais fácil e rápida.

Para isso preparei 5 técnicas de vendas infalíveis para fazer os seus resultados decolarem. Além de explicar como algumas de técnicas de vendas funcionam, vou dar exemplos práticos de como elas são utilizadas por meio se situações que eu tenho certeza que você já se deparou em algum momento da sua carreira. Vamos começar?

Principais técnicas de vendas: veja as 5 dicas essenciais

1- Entenda a necessidade do cliente

Este é o primeiro passo do processo de venda, entender o que o cliente precisa. Esta certamente é umas das principais técnicas de vendas e também uma das mais importantes.

Não ofereça ao cliente todas as opções de produtos disponíveis ou apenas o produto que ele procura. Converse e compreenda para que e qual será a utilização do produto e ofereça a melhor opção. Com este diálogo, você vai vender o item adequado, além de resolver o problema que o cliente apresenta.

Saiba mais em técnicas de abordagem de vendas: como abordar clientes?

Exemplo prático desta técnica de venda:

Seu cliente entra em sua loja perguntando algumas informações sobre uma máquina de lavar roupa com abertura frontal.

Prontamente você demonstra todo seu conhecimento e revela as especificações técnicas, mas em dado momento da conversa você percebe que o cliente possui uma lavanderia pequena, portanto provavelmente uma máquina com abertura frontal não seria a melhor opção, certo?

Você então conduz a venda para outro caminho, indicando um outro modelo de máquina que sirva melhor ao espaço do cliente.

Pronto, esta é uma das principais técnicas de vendas para fechar o negócio e deixar o cliente satisfeito!

2- Conheça bem as informações técnicas do seu produto

Esta é uma das principais técnicas de vendas e ela está diretamente vinculada com a anterior, uma vez que é preciso entender a necessidade do cliente para poder indicar o produto adequado.

Ao apresentar as opções para o cliente é óbvio que você precisa conhecer bem o produto que vende. Mas mais do que isso, você também precisa conhecer detalhes técnicos do seu produto e saber as diferenças, vantagens e desvantagens entre produtos similares que sua empresa oferece.

A venda vai se tornar muito mais consultiva e o cliente terá a certeza de que você realmente pode ajudá-lo. Por isso, ainda que você não tenha todas as informações técnicas em mãos, saiba onde procurar e retornar para o cliente o mais rápido possível com as especificações.

Confira o vídeo abaixo e saiba mais como vender valor.

Exemplo prático desta técnica de venda:

O cliente entra em sua loja procurando um tipo de cabo específico, um USB e você prontamente começa a demonstrar os diferentes tipos de cabos. Mas no meio desta conversa percebe que ele não conhece muito sobre este produto.

Então você fala sobre os diferentes tipos de pontas existentes para um cabo USB e chega à conclusão que o cliente precisa de um cabo para carregar seu celular no carro. Você então faz uma pesquisa rápida na internet e descobre que a entrada do celular do cliente é um micro USB.

Ou seja, com uma pesquisa rápida você conseguiu solucionar o problema apresentado e ainda passou informações adicionais para o cliente sobre o produto que ele procurava.

3- Não desista da venda

Se você já apresentou os benefícios de seu produto e deu todas as especificações técnicas para o cliente e mesmo assim ele não fechou a compra, aproveite esta oportunidade para pedir os contatos de seu lead. Anote o nome, o número de telefone e principalmente que produto ele estava interessado. Se você já definiu preços e condições de pagamento, anote também o que foi combinado.

Com estas informações em mãos, a principal técnica de vendas a partir de agora é entrar em contato com o cliente algumas vezes, reapresentando a proposta e reforçando os benefícios de seu produto.

Se possível, priorize o contato via ligação telefônica, para que você consiga negociar e apresentar novos argumento para fechar a venda, mas caso o cliente coloque algum empecilho, adapte as técnicas de vendas para o meio de comunicação que ele preferir, como Whatsapp, por exemplo.

Exemplo prático desta técnica de venda:

Seu cliente entrou na loja apenas para verificar as novidades que sua revenda de materiais esportivos tem para oferecer. Você então percebe que ele está interessado em uma bola de vôlei, e apresenta as especificações técnicas do produto.

Após algum tempo ele decide que ainda não está pronto para fechar a compra, mas você pega o número de telefone dele. Depois de alguns contatos sem sucesso, você recebe informações de seu gerente que todos os produtos vendidos à vista terão desconto de 5% esta semana. Você entra em contato com o cliente e informa as condições e o desconto oferecido e ele acaba voltando e fechando a compra.

4- Não esqueça do pós-venda

É claro que conquistar novos clientes acaba sendo uma prioridade, amigo vendedor, mas fidelizar os clientes recorrentes também pode apresentar ótimos resultados. E para isso, nada melhor que utilizar um bom pós-venda como uma das principais técnicas de vendas.

Existem diversas dicas de vendas que se aplicam ao pós-venda, mas aqui eu vou te dar alguns exemplos práticos. Depois de fechar a compra, entre em contato com seu cliente, perguntando se tudo saiu nos conformes e se o produto era aquilo que ele esperava. Caso seu tempo esteja complicado, uma simples mensagem de agradecimento pela compra já pode fazer a diferença na hora da fidelização.

E acredite se quiser, essa é uma das principais técnicas de vendas e uma das mais subestimadas.

Saiba mais sobre os benefícios do atendimento pós-venda.

Exemplo prático desta técnica de venda:

Seu cliente fez uma encomenda de um jogo de tabuleiro em sua loja. O produto pode demorar até um mês para ser despachado, mas você continua acompanhando com seu fornecedor e informando seu cliente sobre os prazos atualizados.

Quando recebe a confirmação de que a mercadoria foi enviada, você entra em contato e já fornece para o consumidor o código de rastreio e a data prevista para entrega. Deste jeito, você não só facilita as informações para o cliente, como também aproxima a relação que ele tem com você e com sua empresa.

5- Invista em conhecimento e atualização constantes

Como vendedor, você sabe já deve saber da importância de sempre estar se renovando e aprendendo novas e principais técnicas de vendas no mercado, certo? Mas além de aproveitar os treinamentos oferecidos pela empresa, é fundamental que você também invista em seu conhecimento por conta própria em seu tempo livre.

Exemplo prático desta técnica de vendas:

A internet pode ser sua forte aliada neste processo de autodesenvolvimento na área de vendas. Por isso, a minha dica aqui é: acompanhe meu canal do YouTube, blog e mídias sociais e outros canais que falam de vendas. Lá eu sempre trago novos conteúdos sobre as principais técnicas de vendas e boas práticas para você detonar nas vendas e bater todas as metas estabelecidas pela sua empresa.

Confira também 8 motivos para investir em um curso de vendas.

Para você que ainda não me conhece, meu nome é Thiago Concer, o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil pelo 4º ano consecutivo. Sou sócio fundador do IEV, a maior escola de vendas do país e líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor, o maior movimento de profissionalização e valorização da profissão de vendedor por aqui.

Tenho certeza que posso te ajudar com as mais diferentes soluções para aumentar seus resultados e fazer sua empresa decolar, como:

  • Como e onde encontrar novos clientes
  • Como acabar com objeções
  • Segredo do fechamento de sucesso
  • E muito mais.

Acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas!

Vendas
Vendas

Cursos de vendas online: como encontrar o ideal para você?

Fala meu parceiro, minha parceira! Tudo bem? Como todo...
Ler artigo completo
Gestão Marketing Vendas
Gestão Marketing Vendas

Como definir seu perfil de cliente ideal para não perder mais vendas

Criei aqui um conteúdo exclusivo com 4 dicas sobre...
Ler artigo completo
Vendas
Vendas

Prospecção de clientes: A receita para vendas bem sucedidas

Hoje vamos falar um pouco mais sobre prospecção de...
Ler artigo completo
Gestão
Gestão

Como não perder nenhuma venda: 3 erros que você deve evitar

Para que você consiga entender quais são os principais...
Ler artigo completo
Vendas
Vendas

Conheça as principais estratégias de vendas no Instagram

Continue comigo para entender as principais estratégias de vendas...
Ler artigo completo
Vendas
dicas-para-prospectar-clientes
Vendas

Vendas se adaptam à nova realidade pós-pandemia

Vendas se adaptam à nova realidade pós-pandemia. Muitos business...
Ler artigo completo
Vendas
Vendas

7 dicas de venda para iniciantes

Os iniciantes nas vendas enfrentam a falta de conhecimento...
Ler artigo completo
Marketing
Marketing

5 segredos das grandes marcas em sua estratégia OmniChannel

O consumidor está cada vez mais exigente, não é...
Ler artigo completo
Vendas
5-dicas-para-aumentar-os-resultados-do-seu-negocio-online.jpg
Vendas

5 dicas para aumentar os resultados do seu negócio online

Confira essas dicas preparadas especialmente para que você e...
Ler artigo completo
Gestão
hubspot ou pipedrive
Gestão

Como implantar o CRM na empresa da maneira certa: 3 passos essenciais (e práticos!)

Quando pensamos em implantar uma solução tecnológica na empresa,...
Ler artigo completo
Marketing
como-precificar-produto
Marketing

Copy para e-book: 7 técnicas para utilizar na divulgação 

Oferecer um e-book – ou livro eletrônico – sobre...
Ler artigo completo
Motivação
Motivação

4 incentivos para equipes de vendas: como fazer seu time ir além?

Fala meu amigo, minha amiga! Tudo tranquilo por aí?...
Ler artigo completo
SOBRE

Quem é Thiago Concer

Blog

PALESTRAS E TREINAMENTOS

Para vendedores

Para gestores

RECEBA AS MELHORES DICAS
Youtube Instagram Facebook Linkedin Telegram Twitter Whatsapp

© 2022 Copyright – NaWeb

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. "Configurações"
Configurações.Ok, Entendi!
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR