As 5 principais técnicas de vendas mais efetivas (e que farão você bater suas metas)

principais técnicas de vendas

Hoje meu papo é especificamente com você que trabalha com vendas e que todos os dias, direta ou indiretamente, tem uma rotina de convencimento e negociação.

Vou falar sobre algumas das principais técnicas de vendas e descrever como elas podem ajudar você a atender melhor seus clientes e atingir as suas metas pessoais e profissionais de maneira mais fácil e rápida.

Para isso preparei 5 técnicas de vendas infalíveis para fazer os seus resultados decolarem. Além de explicar como algumas de técnicas de vendas funcionam, vou dar exemplos práticos de como elas são utilizadas por meio se situações que eu tenho certeza que você já se deparou em algum momento da sua carreira. Vamos começar?

Principais técnicas de vendas: veja as 5 dicas essenciais

1- Entenda a necessidade do cliente

Este é o primeiro passo do processo de venda, entender o que o cliente precisa. Esta certamente é umas das principais técnicas de vendas e também uma das mais importantes.

Não ofereça ao cliente todas as opções de produtos disponíveis ou apenas o produto que ele procura. Converse e compreenda para que e qual será a utilização do produto e ofereça a melhor opção. Com este diálogo, você vai vender o item adequado, além de resolver o problema que o cliente apresenta.

Saiba mais em técnicas de abordagem de vendas: como abordar clientes?

Exemplo prático desta técnica de venda:

Seu cliente entra em sua loja perguntando algumas informações sobre uma máquina de lavar roupa com abertura frontal.

Prontamente você demonstra todo seu conhecimento e revela as especificações técnicas, mas em dado momento da conversa você percebe que o cliente possui uma lavanderia pequena, portanto provavelmente uma máquina com abertura frontal não seria a melhor opção, certo?

Você então conduz a venda para outro caminho, indicando um outro modelo de máquina que sirva melhor ao espaço do cliente.

Pronto, esta é uma das principais técnicas de vendas para fechar o negócio e deixar o cliente satisfeito!

2- Conheça bem as informações técnicas do seu produto

Esta é uma das principais técnicas de vendas e ela está diretamente vinculada com a anterior, uma vez que é preciso entender a necessidade do cliente para poder indicar o produto adequado.

Ao apresentar as opções para o cliente é óbvio que você precisa conhecer bem o produto que vende. Mas mais do que isso, você também precisa conhecer detalhes técnicos do seu produto e saber as diferenças, vantagens e desvantagens entre produtos similares que sua empresa oferece.

A venda vai se tornar muito mais consultiva e o cliente terá a certeza de que você realmente pode ajudá-lo. Por isso, ainda que você não tenha todas as informações técnicas em mãos, saiba onde procurar e retornar para o cliente o mais rápido possível com as especificações.

Confira o vídeo abaixo e saiba mais como vender valor.

Exemplo prático desta técnica de venda:

O cliente entra em sua loja procurando um tipo de cabo específico, um USB e você prontamente começa a demonstrar os diferentes tipos de cabos. Mas no meio desta conversa percebe que ele não conhece muito sobre este produto.

Então você fala sobre os diferentes tipos de pontas existentes para um cabo USB e chega à conclusão que o cliente precisa de um cabo para carregar seu celular no carro. Você então faz uma pesquisa rápida na internet e descobre que a entrada do celular do cliente é um micro USB.

Ou seja, com uma pesquisa rápida você conseguiu solucionar o problema apresentado e ainda passou informações adicionais para o cliente sobre o produto que ele procurava.

3- Não desista da venda

Se você já apresentou os benefícios de seu produto e deu todas as especificações técnicas para o cliente e mesmo assim ele não fechou a compra, aproveite esta oportunidade para pedir os contatos de seu lead. Anote o nome, o número de telefone e principalmente que produto ele estava interessado. Se você já definiu preços e condições de pagamento, anote também o que foi combinado.

Com estas informações em mãos, a principal técnica de vendas a partir de agora é entrar em contato com o cliente algumas vezes, reapresentando a proposta e reforçando os benefícios de seu produto.

Se possível, priorize o contato via ligação telefônica, para que você consiga negociar e apresentar novos argumento para fechar a venda, mas caso o cliente coloque algum empecilho, adapte as técnicas de vendas para o meio de comunicação que ele preferir, como Whatsapp, por exemplo.

Exemplo prático desta técnica de venda:

Seu cliente entrou na loja apenas para verificar as novidades que sua revenda de materiais esportivos tem para oferecer. Você então percebe que ele está interessado em uma bola de vôlei, e apresenta as especificações técnicas do produto.

Após algum tempo ele decide que ainda não está pronto para fechar a compra, mas você pega o número de telefone dele. Depois de alguns contatos sem sucesso, você recebe informações de seu gerente que todos os produtos vendidos à vista terão desconto de 5% esta semana. Você entra em contato com o cliente e informa as condições e o desconto oferecido e ele acaba voltando e fechando a compra.

4- Não esqueça do pós-venda

É claro que conquistar novos clientes acaba sendo uma prioridade, amigo vendedor, mas fidelizar os clientes recorrentes também pode apresentar ótimos resultados. E para isso, nada melhor que utilizar um bom pós-venda como uma das principais técnicas de vendas.

Existem diversas dicas de vendas que se aplicam ao pós-venda, mas aqui eu vou te dar alguns exemplos práticos. Depois de fechar a compra, entre em contato com seu cliente, perguntando se tudo saiu nos conformes e se o produto era aquilo que ele esperava. Caso seu tempo esteja complicado, uma simples mensagem de agradecimento pela compra já pode fazer a diferença na hora da fidelização.

E acredite se quiser, essa é uma das principais técnicas de vendas e uma das mais subestimadas.

Saiba mais sobre os benefícios do atendimento pós-venda.

Exemplo prático desta técnica de venda:

Seu cliente fez uma encomenda de um jogo de tabuleiro em sua loja. O produto pode demorar até um mês para ser despachado, mas você continua acompanhando com seu fornecedor e informando seu cliente sobre os prazos atualizados.

Quando recebe a confirmação de que a mercadoria foi enviada, você entra em contato e já fornece para o consumidor o código de rastreio e a data prevista para entrega. Deste jeito, você não só facilita as informações para o cliente, como também aproxima a relação que ele tem com você e com sua empresa.

5- Invista em conhecimento e atualização constantes

Como vendedor, você sabe já deve saber da importância de sempre estar se renovando e aprendendo novas e principais técnicas de vendas no mercado, certo? Mas além de aproveitar os treinamentos oferecidos pela empresa, é fundamental que você também invista em seu conhecimento por conta própria em seu tempo livre.

Exemplo prático desta técnica de vendas:

A internet pode ser sua forte aliada neste processo de autodesenvolvimento na área de vendas. Por isso, a minha dica aqui é: acompanhe meu canal do YouTube, blog e mídias sociais e outros canais que falam de vendas. Lá eu sempre trago novos conteúdos sobre as principais técnicas de vendas e boas práticas para você detonar nas vendas e bater todas as metas estabelecidas pela sua empresa.

Confira também 8 motivos para investir em um curso de vendas.

Para você que ainda não me conhece, meu nome é Thiago Concer, o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil pelo 4º ano consecutivo. Sou sócio fundador do IEV, a maior escola de vendas do país e líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor, o maior movimento de profissionalização e valorização da profissão de vendedor por aqui.

Tenho certeza que posso te ajudar com as mais diferentes soluções para aumentar seus resultados e fazer sua empresa decolar, como:

Acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas!