Escolhendo entre Coaching e Treinamento de Vendas

treinamento de vendas

Fala meu amigo gestor e minha amiga gestora, como você está? Gostaria de agradecer você por se interessar pelo nosso movimento Orgulho de Ser Vendedor #OSV e ajudar a difundir conhecimento sobre a profissão de vendedor, aquela que move o mundo.

Hoje nosso papo vai ser sobre as principais diferenças entre o coaching e o treinamento de vendas e qual é a melhor opção para melhorar o desempenho de sua equipe.

Para início de conversa, gostaria de esclarecer que apesar do coaching e do treinamento de vendas possuírem alguns pontos em comum, eles são bem diferentes no aspecto de abordagem, fazendo com que cada um tenha suas próprias características.

Deixa eu apresentar para você cada um deles:

O que é o Coaching?

Por definição, o coaching é uma metodologia que foca na resolução dos problemas de uma pessoa, criando objetivos e garantindo que o mesmo seja alcançado da melhor maneira possível.

Sendo assim, o coaching não necessariamente atua como um consultor profissional, ele pode contribuir mais como um psicólogo, ouvindo e dando conselhos para seu cliente com relação a algum ponto específico.

Diferente do treinamento de vendas, por exemplo, o coaching tem seu foco total para as necessidades específicas de uma pessoa, auxiliando inclusive ela a entender os motivos que fazem com que ela tenha dificuldade de alcançar o objetivo estabelecido.

Os programas são pensados para médio e longo prazo, com consultoria constante e avanços graduais, fazendo com que a pessoa mude sua maneira de pensar e evolua de acordo com a necessidade proposta.

Então meu amigo, resumindo, o coaching não é tão focado na resolução específica de problemas profissionais, atuando mais para o lado emocional de seu cliente.

O que é o Treinamento de Vendas?

Já o treinamento de vendas tem como foco ensinar e ajudar seu time de vendas a atender melhor seu cliente e vender cada vez mais. Seu tempo de duração é mais curto, mas seu objetivo é realmente impactar a equipe e fazer com que percebam o ambiente de vendas e até mesmo sua empresa de outra maneira, ampliando horizontes e garantindo que saiam pensativos do evento.

Uma palestra com um treinador de vendas, por exemplo, pode ser uma boa opção para pontuar algum evento de sua empresa, trazendo novos conhecimentos para toda a equipe e criando um ambiente favorável para a troca de experiências e união de todos do time.

Então, meu amigo, como o treinamento de vendas é uma intervenção mais curta, é necessário que você procure o melhor palestrante nessa área e garanta que ele tenha o impacto esperado em seus funcionários.

Os aspectos motivacionais do treinamento de vendas também são muito interessantes, já que uma boa palestra pode motivar toda a sua equipe, fazendo com que estejam mais preparados para uma época do ano mais movimentada, ou para um novo ciclo de produtos.

As principais diferenças entre Coaching e Treinamento de Vendas

Bom meu amigo, é claro que você já percebeu as principais diferenças entre o coaching e o treinamento de vendas, mas aqui vou resumir alguns dos pontos mais importantes.

O coaching tem como característica ajudar especificamente uma pessoa, de maneira mais lenta, focando também em aspectos relacionados a vida pessoal dela. Já o treinamento de vendas auxilia toda a equipe, e pode servir também para auxiliar o lado motivacional do time de vendas.

O treinamento de vendas ensina novas ferramentas e técnicas para vender, focando justamente no atendimento do cliente e aspectos mais relevantes para o vendedor. Já o coaching busca entender quais os motivos de você não atingir seu objetivo. Assim, o treinamento é uma metodologia muito mais focada para o setor de vendas.

Um bom treinamento de vendas vai apresentar resultados imediatos para sua equipe, fazendo com que questionem seus métodos e tragam novas ferramentas para seu processo de vendas. Já no caso do coaching o processo é bem mais lento, sendo focado no médio e longo prazo.

Por fim, o coaching tem um foco muito mais no emocional da pessoa, e o treinamento de vendas é mais prático e direto em sua abordagem.

Bom meu amigo, como você pode perceber existem diferenças bem grandes entre as metodologias do coachung e do treinamento de vendas. Por ser mais focado na realidade do vendedor e de todo o time, o treinamento acaba sendo a melhor opção para garantir que sua equipe de vendas aprenda mais, melhor e ainda se mantenha motivada!

Eu, como você já sabe, sou o treinador de vendas mais contratado no Brasil por dois anos consecutivos, e meus cursos são focados em novas técnicas e na minha vasta experiência no setor.

Portanto eu convido você a conhecer mais sobre meu trabalho, visitando meu canal no YouTube, onde eu demonstro algumas das principais técnicas de vendas e recrutamento.

Obrigado mais uma vez por me acompanhar até aqui, e não esqueça de conhecer também minhas redes sociais e meu blog para mais informações sobre nosso movimento Orgulho de Ser Vendedor #OSV.