6 motivos para investir no treinamento e desenvolvimento da equipe de vendas

treinamento e desenvolvimento

Fala meu amigo gestor, minha amiga gestora. Tudo bem contigo? Primeiro quero te parabenizar pela iniciativa de investir um tempo de seu dia para conhecer mais sobre a profissão de vendedor, aquela que move o mundo.

Além disso, quero agradecer você por me ajudar a difundir o nosso movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor.

Hoje eu quero conversar com você sobre a importância do treinamento e desenvolvimento de novas habilidades para a equipe de vendas. Vou te apresentar os 6 principais motivos para investir no treinamento e transformar seu time em uma verdadeira máquina de vendas!

Por que investir no treinamento e desenvolvimento da equipe de vendas?

Grande parte dos proprietários e até mesmo alguns gestores, ficam meio receosos quando o assunto é treinamento e desenvolvimento da equipe de vendas. Este processo tende a possuir um certo custo e alguns dos gestores não conseguem perceber as vantagens imediatas que ele oferece. Mas eu garanto para você, um bom treinamento para vendas, feito com um profissional renomado, vai melhorar e muito a qualidade dos serviços oferecidos pela sua equipe. O principal motivo para se treinar sua equipe de vendas deve ser estes:

1- Manter toda a equipe atualizada: Informação é uma das principais ferramentas que o vendedor pode utilizar para argumentar e fechar vendas. Por isso é extremamente importante que ele tenha conhecimento sobre o mercado que está inserido e também com relação ao produto que vende.

2- Apresentar novas tecnologias: Surgiu alguma tecnologia nova que pode ser implementada em sua equipe? Apresente então para eles e foque nos fatores que vão auxiliar em seu dia a dia. No caso de algum novo meio de comunicação, é interessante fazer uma apresentação breve com boas práticas para comunicação com o cliente nesses meios.

3- Faça um treinamento constante: Como gestor de vendas, você sempre tem muita informação para compartilhar com sua equipe, por isso, é importante manter essa troca de conhecimento e fazer com que o treinamento e desenvolvimento de novas habilidades se tornem algo constante para todo o time.

4- Apresente para a equipe novas oportunidades que estão surgindo: Um novo produto está chegando? Uma nova promoção criada para aumentar as vendas? Alguma coisa mudou no mercado que sua empresa trabalha? Todas essas informações podem ser úteis para o vendedor, por isso é importante que ele saiba quando uma nova oportunidade se apresenta.

5- Manter toda a equipe motivada: É normal que de tempos em temos sua equipe precise de uma dose de motivação. Por isso é importante durante os momentos de treinamento e desenvolvimento de habilidades, que você separe um tempo para um discurso mais motivacional que prepara a equipa para enfrentar os desafios que estão por vir.

6- Trocar experiências: Esse aspecto é bem interessante amigo gestor, aproveite os momentos de treinamento para capacitação de equipe de vendas e faça com os próprios colaboradores compartilhem suas experiências entre si, criando este hábito. Facilitando que diferentes informações sejam compartilhadas pela equipe, fazendo com que se aproximem uns dos outros.

Estes são os principais motivos para criar uma rotina constante de treinamento e desenvolvimento de habilidades para sua equipe. Mas você deve estar se pergunto: “Mas Thiago, como eu faço para treinar minha equipe da melhor maneira possível?”, não se preocupe meu amigo, vou te dar esta resposta no próximo tópico deste texto! Você também pode conhecer mais sobre o treinamento de sua equipe de vendas, visitando este texto do meu blog, que fala sobre como você pode treinar sua equipe de vendas do zero.

Qual a melhor maneira de treinar sua equipe de vendas?

Não existe resposta pronta aqui meu amigo, nem receita de bolo. Mas eu não vou deixar você na mão. Vou listar aqui algumas das principais maneiras que podem ser utilizadas para o treinamento e desenvolvimento da equipe de vendas. Seu trabalho então vai ser observar quais delas fazem mais sentido para sua equipe e adaptar para o seu dia a dia. Vamos começar:

Treinamento presencial constante

Este é o treinamento mais comum. Nele você vai compartilhar seu conhecimento sobre os diferentes aspectos que eu mencionei anteriormente. A duração destes treinamentos e onde eles acontecerão, serão definidos por você, mas se eu posso sugerir algo, é que eles sejam feitos sempre e em durações menores, para que o processo não se torne cansativo. Aqui, você pode sugerir para sua equipe algum material de leitura, como alguns dos textos do meu blog, ou até mesmo alguns vídeos de meu canal do YouTube. Assim, você já poderá definir qual será o tema do próximo treinamento e facilitar o processo.

Crie um canal para soluções rápidas de dúvidas

Já aconteceu de você não estar na empresa e um de seus vendedores precisar resolver uma questão urgente? Um canal de comunicação, como um grupo de conversa pode ajudar. Dessa maneira até mesmo outros vendedores poderão auxiliar o vender que está com dúvida, sem necessariamente esperar pelo seu retorno. Só um detalhe muito importante meu amigo. Se o grupo for criado para trabalho, o foco dele tem que ser este, por isso não deixe que sua equipe converse sobre outros assuntos, faça com que foquem no trabalho!

Contrate um profissional especializado em treinamento de vendas

Um palestre especializado em treinamento e desenvolvimento de habilidades relacionadas com vendas, pode ajudar muito sua equipe, sendo apresentando novas técnicas ou mesmo com uma palestra mais focada no aspecto motivacional.

Se você ainda não me conhece, me chamo Thiago Concer e sou o palestrante de vendas mais contratado no Brasil nos últimos 3 anos. Meus treinamentos têm como foco específico no resultado e ensina cada membro de sua equipe quais melhores técnicas, métodos e maneiras de se tornar um verdadeiro destruidor nas vendas. Minha gama de clientes é muito grande, e já atendi empresas como BV Financeira, Sesi, OAB, Uniesp, USC, entre muitos outros. Se você quer conhecer mais sobre minha metodologia, eu te convido a conhecer meu trabalho, acessando meu canal do YouTube e também me seguindo nas redes sociais.

Antes de encerrar este texto amigo gestor, quero recapitular com você alguns dos tópicos que abordamos. Começamos definindo quais são os 6 principais motivos para se investir no treinamento e desenvolvimento de sua equipe. Neste tema destaquei fatores como: Apresentar novas oportunidades para equipe, manter a equipe motivada e apresentar novas tecnologias que vão ajudar todos os membros no dia a dia. Depois dei pra você algumas sugestões para fazer este tipo de treinamento. Entre elas destaquei a importância de se criar um meio de comunicação para retirar dúvidas rapidamente e destaquei principalmente o trabalho de um treinador de vendas profissional.

Obrigado mais uma vez por acompanhar o meu trabalho e fortalecer o nosso movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor! Não deixe de conferir minhas redes sociais e também meu canal no YouTube.

Um forte Abraço!