Treinamento para vendedores: como escolher o melhor?

treinamento para vendedores

Fala meu amigo gestor e minha amiga gestora tudo bem? Primeiro quero te parabenizar por dedicar um tempo do seu dia para conhecer mais sobre a profissão de vendedor, aquela que move o mundo e também por ajudar a difundir o nosso movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor.

O meu papo de hoje é com você que deseja contratar um treinamento para vendedores para sua empresa. Vou te contar quais as principais características que você precisa procurar no profissional que vai prestar este treinamento e como ele pode fazer a diferença nos resultados de sua empresa.

Além disso, vou contar para você quais membros da equipe devem participar deste tipo de treinamento e por fim vou apresentar um pouco sobre meu trabalho para que você me conheça melhor. Vamos começar?

Identificando os temas que serão trabalhados

Antes de contratar o treinamento para vendedores, é necessário definir quais serão os principais temas que serão abordados neste treinamento. Os temas variam principalmente com relação as necessidades de sua empresa e o que sua equipe de vendas está precisando no momento. Os motivos mais comuns para contratação do serviço de treinamento para vendedores são:

Chegada de novos produtos: Quando os produtos têm uma pegada mais técnica, ou são muito diferentes dos padrões que a empresa trabalha, é comum contratar um treinamento para vendedores focados para esta finalidade. Este treinador geralmente tem uma pegada mais técnica e se preocupa em dividir com os colaboradores as características do produto, não focando necessariamente no processo de vendas da equipe.

Em épocas específicas do ano: Sabe aquela ação bacana que sua empresa faz no final do ano pra catapultar as vendas? É possível contratar um treinamento para dar aquele gás junto com os vendedores e garantir que estejam preparados para o desafio. Este treinamento pode ser focado em resultados ou um pouco mais motivacional, preparando a cabeça do time de vendas para este momento.

Chegada de novas ferramentas: Algumas ferramentas de vendas mais complexas podem exigir que a equipe passe por um treinamento. Aqui o treinador vai focar seus esforços em explicar como a nova ferramenta ou sistema funciona e não necessariamente e quais as características mais importantes dela.

Para melhorar o desempenho da equipe: Este sem dúvida é o principal motivo para contratar um treinamento para vendedores. Sempre é possível melhorar o desempenho da equipe de vendas e é justamente neste aspecto que meus treinamentos são focados. Minha principal meta é fazer com que sua equipe de venda vire o terror da concorrência e aprenda como melhorar seus processos internos e atender cada vez mais e melhor.

Como você pode perceber, existem diversos motivos para contratar um treinamento para vendedores. O importante é identificar o que exatamente sua empresa precisa e escolher o melhor na área, garantindo os resultados esperados.

Quem deve participar do treinamento para vendedores?

Conforme mencionei no tópico anterior, é importante definir quais serão os temas abordados no treinamento e depois escolher quem será o treinador ideal para sua equipe de vendas.

Agora com estes fatores definidos, fica a pergunta, quem deve participar do treinamento para vendedores? Então você me responde: “Mas Thiago, é óbvio que são os vendedores”. Sim, você não poderia estar mais certo amigo gestor, mas será que outras pessoas de sua empresa também não podem se beneficiar deste tipo de treinamento, principalmente o focado em resultados?

Não só podem, como devem! Em regra geral, todos da empresa que estejam vinculados com o setor de vendas de forma direta ou indireta devem participar do treinamento para vendedores. Geralmente este tipo de ação permite que outros gestores tenham insights sobre seus processos e entendam melhor as motivações e preocupações de toda equipe de vendas.

Por isso eu te digo amigo gestor, divulgue o treinamento para vendedor em sua empresa e convide outros gestores para participarem deste momento, assim todos podem aprender mais e conhecer melhor o setor que move a empresa!

Como escolher o melhor treinador de vendas?

Bom meu amigo gestor, como você viu até aqui, é importante definir o tema que será tratado no treinamento e também convidar diferentes setores da empresa para participarem do mesmo. Agora com estes dois pontos definidos é hora de escolher o treinador ideal para ministrar este treinamento para vendedores.

Eu, por exemplo, já atuei no mercado como vendedor, representante comercial, gerente de marketing e gerente comercial. Toda essa bagagem me deu propriedade para conversar com diferentes membros da equipe de vendas e entender exatamente o que eles estão sentindo e precisando para melhorar seus processos.

Como você já leu anteriormente, meus treinamentos são totalmente focados no resultado, então nós vamos entender quais os principais pontos que podem ser melhorados em sua equipe de vendas e atacar cada um deles de frente. Vamos nos certificar que sua equipe detone nas vendas e alcance todas as metas propostas.

Além disso, sou o palestrante de vendas mais contratado no país pelo terceiro ano consecutivo, contando com diversos clientes em áreas bem variadas, incluindo empresas como Peugeot, Santander, Unimed, entre outros.

Por fim meu amigo, se sua empresa está precisando de um treinamento para vendedores focado em resultados, eu sou a pessoa certa para isso. Além de qualidade, eu garanto que as vendas e processos de sua equipe vão melhorar e muito depois de um treinamento comigo!

Então é isso meu amigo gestor, como você acompanhou, no texto de hoje falamos sobre as principais características que devem ser levadas em consideração na hora de contratar um treinamento para vendedor. Começamos tratando sobre o tema deste treinamento, os membros da equipe que devem participar e, por fim, contei um pouco para você como funciona o meu treinamento e como ele vai melhorar o desempenho do seu time de vendas.

Se você quiser conhecer mais sobre meu estilo de treinamento, acompanhe agora mesmo o meu canal do YouTube, onde mostro diferentes dicas que podem ser utilizadas para melhorar o dia a dia de sua equipe de vendas. Além disso, me acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece em nossa iniciativa Orgulho de Ser Vendedor #OSV .

Obrigado por me acompanhar. Forte abraço!