Os benefícios dos treinamentos de vendas para sua empresa

treinamentos de vendas

Fala meu amigo Ferramentas gestor e minha amiga gestora. Tudo bem contigo? Antes de mais nada, deixa eu me apresentar.

Meu nome é Thiago Concer, o treinador de vendas mais contratado no Brasil por 3 anos consecutivos. Além disso, sou o fundador do movimento #OSV Orgulho de Ser Vendedor, que busca divulgar e educar todos os interessados sobre a profissão de vendedor, aquela que move o mundo.

No texto de hoje quero conversar com você sobre treinamentos de vendas. Vou apresentar para você quais as principais vantagens de fornecer um treinamento contínuo para sua equipe, além de destacar quais os principais pontos que os treinamentos de vendas podem influenciar no dia a dia de todo seu time de vendas. Acompanhe comigo!

Você deve investir em treinamentos de vendas para sua equipe?

Vamos começar já definindo uma coisa aqui amigo gestor, os treinamentos de vendas são sim muito importantes para garantir que sua equipe tenha o desempenho adequado e por isso você deve investir neles. Muitos gestores e donos de empresa ficam receosos em investir em treinamentos, com medo de que o vendedor acabe saindo da empresa ou até mesmo vá trabalhar com a concorrência.

Isso realmente pode acontecer, mas as chances são bem pequenas. Além disso, seu investimento será no crescimento e treinamento de toda equipe, sendo assim, mesmo que um vendedor acabe se desligando do seu time de vendas, o saldo final vai acabar sendo bem positivo.

Você pode até comparar o investimento feito nos treinamentos de vendas, com um novo equipamento ou tecnologia para sua empresa. Você até pode um dia precisar trocar o computador comprado ou substituir algumas das peças que compõem ele, mas eu duvido que isso vai ser um fator fundamental na hora de adquirir o novo equipamento que vai melhorar o desempenho de todos os envolvidos e trazer resultados muito melhores.

Sendo assim, vá sem medo amigo gestor. Pesquise muito e escolha um treinador de vendas que tenha as qualidades que sua empresa necessita e conte com uma carteira de clientes adequada para as suas necessidades.

Afinal, quais os benefícios do treinamento de vendas?

Os benefícios do treinamento de vendas dependem de alguns fatores, incluindo o tipo de treinamento oferecido, sua duração e também a qualidade do palestrante de vendas contratado. Mas para esse texto, eu vou destacar alguns dos principais deles:

1 – Ensinar novas técnicas e novos métodos de abordar o cliente

Em geral, a grande maioria das empresas do mercado não têm o costume de ensinar de maneira clara as técnicas e outros detalhes sobre a profissão de vendedor. Isso pode fazer com que alguns profissionais tenham mais dificuldade na hora de conduzir uma venda e até mesmo em abordar os clientes de maneira correta.

Um treinamento de vendas especializado pode trazer essas técnicas com uma metodologia compatível com as necessidades da empresa, facilitando todo o processo de vendas da equipe. Além disso, sempre estão surgindo novos estudos, técnicas e analises do comportamento do consumidor, servindo como bom material para garantir a atualização da equipe.

2 – Tirar dúvidas com relação ao mercado e tendências para os próximos meses

Alguns treinamentos de vendas podem ser totalmente focados nessa área, apresentando dicas sobre o mercado e quais serão os novos produtos que a empresa irá apresentar nos próximos meses.

Aqui o treinador de vendas deve conversar previamente com você para entender em detalhes quais os principais pontos que devem ser abordados, entendendo inclusive características únicas de seu mercado para oferecer um treinamento ainda mais certeiro.

3 – Motivar e melhorar o desempenho da equipe

Os treinamentos de vendas também são ótimas oportunidades para motivar a equipe e preparar cada um dos vendedores para vender mais e bater cada meta proposta pela empresa. Um profissional gabaritado conseguirá unir um conteúdo de qualidade, com um discurso motivacional que vai lembrar todo o time da importância de seguir os passos sugeridos da venda e conseguir melhores resultados.

Os aspectos motivacionais dos treinamentos de vendas ganham ainda mais destaque quando se está perto de datas importantes para o comércio, como Natal ou alguma outra data comemorativa de destaque para a sua empresa.

4 – Treinar novos vendedores e novos membros da equipe

Um dos benefícios mais claros que os treinamentos de vendas podem trazer para sua equipe são com relação à preparação de novos colaboradores. Muitas vezes um novo vendedor vai levar um bom tempo até entender todos os detalhes sobre o dia a dia da empresa e também para entender sobre os detalhes específicos do consumidor padrão.

Os treinamentos de vendas podem acelerar esse processo de maneira bastante significativa, além de servirem como uma boa oportunidade para os membros da equipe trocarem experiências e iniciarem um diálogo que pode ser retomado no futuro.

5 – Conhecer novas tecnologias ou como utilizar outras ferramentas para vendas

O celular e as redes sociais já são uma ferramenta importante para os vendedores de diferentes áreas, mas será que sua equipe sabe utilizar essa ferramenta de maneira adequada? Um treinamento de vendas focado nessas tecnologias pode representar uma melhora bem considerável no volume de vendas de sua equipe e também na satisfação de seu cliente.

Por fim, amigo gestor, volto a ressaltar que a qualidade dos treinamentos de vendas está relacionada principalmente com o palestrante escolhido por sua empresa. Por isso eu aproveito esse espaço para apresentar meu trabalho. Minha carteira de clientes conta com diversas empresas dos mais variados ramos, incluindo Santander, Unimed, BV Leasing e muitos outros. Se você quer conhecer mais sobre meu trabalho, não deixe de me seguir no YouTube, além de acompanhar outros textos no meu blog!

Obrigado por me acompanhar até aqui e dedicar uma parte de seu dia para conhecer mais sobre a nossa profissão de vendedor. No texto de hoje eu destaquei quais os principais benefícios que os treinamentos de vendas podem representar para sua equipe. Além disso, destaquei que é importante investir no treinamento constante, garantindo que sua equipe tenha um desempenho melhor e consiga sempre atingir todas as metas propostas por você e por sua empresa.

Um forte abraço!