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Fala, meus monstrinhos! Tudo beleza? Os negócios se adaptam à nova realidade pós-pandemia. Certamente ninguém esperava este cenário, de modo que poucos estavam preparados para enfrentar seus desafios. A sociedade e o mundo empresarial tiveram que se adaptar a esta nova realidade das vendas pós-pandemia.

Em decorrência da COVID-19, eventos presenciais foram paralisados tirando a principal fonte de renda de muitas empresas. Portanto, o mercado teve que encontrar formas para se adaptar ao novo cenário adaptando a tecnologia e a internet foram aliados neste processo.

Muitas empresas, principalmente, aquelas dependentes de eventos presenciais, não superaram a pandemia. Mas, muitas encontram possibilidades de obterem bons faturamentos. Veja como está o cenário de vendas no pós-pandemia.

Como as vendas se adaptam à nova realidade pós-pandemia?

A pandemia alterou a forma como o consumidor adquire produtos, de forma que aumentou-se as compras por meios digitais, como as entregas por delivery. 

Isso aconteceu, primeiramente, devido a impossibilidade de ir à restaurantes e outros estabelecimentos. Assim, o consumidor passou a comprar produtos alimentícios, por meio de delivery.

E mesmo quando os eventos presenciais foram autorizados, a procura pelas entregas em domícilio não diminuiu. Veja esse vídeo que fiz para você sobre esse cenário:

Digital-First

A demanda pelo consumo através da internet, seja por delivery e entrega ou através de produtos digitais, está forte até mesmo no pós-pandemia.

O Digital-First é uma tendência do consumidor onde este prefere consumir produtos de forma digital do que a sua versão presencial.

O que antes era derivado de uma necessidade de segurança, hoje está muito relacionado a uma procura por conforto. Dessa forma, muitas pessoas preferem pedir comida em casa, pois, não precisam gastar tempo e dinheiro para se deslocar até o restaurante. Segundo pesquisa da ConQuist Consultoria, 71% dos consumidores preferem comprar online.

Isto é, se a sua empresa ainda não vende online, é bom repensar sua estratégia comercial, porque nadar contra a corrente não é tão estratégico.

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Omnichannel

O Omnichannel, também chamado de multicanalidade, é uma consequência direta da tendência digital-first. É cada vez mais visto que empresas atuem por diferentes canais de comunicação, online e offline.

O interesse do consumidor por televisão e rádio está diminuindo, de modo que segundo dados levantados pela Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, apenas 5,5% empresas divulgam suas marcas por meio de publicidade tradicional.

Então se o consumidor mudou seus hábitos, a sua empresa deve acompanhar as mudanças. Investir em Marketing com Influenciadores é uma boa estratégia.

Os meios de contatos tradicionais, como e-mail, chat e 0800, já não são tão procurados por clientes, que possuem preferência por entrar em contato, por exemplo, através das redes sociais.

Desta forma, marcar presença nas redes sociais é cada vez mais fundamental para ter uma boa comunicação com os seus clientes. Realizar um bom social media melhora a sua relação com o público-alvo, o que impacta diretamente na conversão de vendas.

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Novas necessidades

A COVID-19 trouxe mudanças e novos desafios às empresas, independente da área e tamanho da operação da empresa. De forma que se tornou necessárias novas habilidades em recursos humanos.

Mudanças na gestão de recursos humanos, para olhar para as diferentes necessidades da equipe de vendas, também tornou-se necessária.

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