Existem algumas habilidades e características que diferenciam um vendedor comum de um vendedor de alta performance. São estas práticas que permitem a construção de um relacionamento de longo prazo com o cliente e  o fechamento das vendas independente do produto ou serviço, concorrência ou condições do mercado.

Confira as 10 dicas matadoras para transformar qualquer profissional de vendas em um vendedor de alta performance.

1 – Conheça seus produtos e clientes

A primeira dica de como ser um vendedor de alta performance parece básica, mas ainda é o calcanhar de aquiles de muitos vendedores. Muito mais do que conhecer os produtos e serviços, o vendedor deve aprender com profundidade quais as suas características, pontos fortes e desvantagens. 

Quando falamos dos clientes não é diferente, saiba tudo sobre o público-alvo, quais são seus comportamentos, critérios para realizar uma compra, como se dá a tomada de decisão, orçamento disponível e tudo mais que conseguir de informação sobre seu público.

2 – Seja proativo

A proatividade é termo que está super na moda agora, mas são poucas as pessoas que realmente entendem como colocar a proatividade em prática. No caso de um vendedor, ser proativo é não esperar que as oportunidades caiam do céu. 

É tomar tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade de fazer as coisas acontecerem e isso basicamente quer dizer atingir as metas e os resultados esperados. Vendedores proativos não utilizam a desculpa de que seu comportamento é consequência das condições do mercado, do condicionamento do cliente ou da circunstância do momento da visita ao cliente.

Muito pelo contrário, ele tem plena consciência do seu papel e da sua responsabilidade, entendendo que o seu seu valor é fazer um trabalho de vendas de boa qualidade para seus clientes, independente da circunstância.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao meu vídeo abaixo sobre Como assumir o controle dos seus resultados de vendas?

3 – Tenha um plano de vendas

Um vendedor de alta performance sabe como elaborar seu plano de vendas, estabelecendo não só as metas, mas também os caminhos que precisam ser percorridos até lá. 

Definir a estratégia certa para o seu mercado, quais serão as táticas escolhidas, estabelecer o orçamento e como seguí-lo são alguns dos pontos essenciais que este plano de vendas deve contemplar.

Este planejamento é essencial para que o vendedor tenha clareza dos seus esforços de vendas, além de fornecer dados super importantes para a melhoria contínua

Confira também: Como elaborar um plano de metas para seu time em 6 etapas.

4 – Administre seu tempo com sabedoria

Não é segredo para ninguém que fazer uma gestão de tempo aumenta significativamente a produtividade. O vendedor de alta performance sabe como fazer isso com maestria, organizando sua lista de prioridades com base nas atividades mais importantes. 

Ele não perde tempo com tarefas triviais ou pouco produtivas. É este nível de organização e concentração que ajudará este vendedor a seguir seu cronograma de atividades e os gerenciar diversos projetos.

Confira também: Como organizar sua agenda de trabalho e parar de procrastinar.

5 – Utilize a tecnologia a seu favor 

Com a velocidade das informações proporcionadas pela internet, aplicativos e afins, o vendedor de alta performance precisa estar por dentro dessas novidades tecnológicas e saber como usá-las a seu favor para gerenciar de dados e outros serviços.

Além da tecnologia ajudar na gestão pessoal e organizacional da rotina de vendas, é neste ambiente online onde é possível encontrar a maioria dos clientes e atingir o seu público-alvo. Gerenciamento de redes sociais, técnicas de SEO, vendas por WhatsApp, Softwares e ferramentas específicas são opções de táticas que contribuem para este desafio. 

Assista também ao vídeo abaixo e Aprenda como vender pelo Instagram – Com Fernando Vaz:

6 – Se atualize constantemente 

Posições dinâmicas como a de um vendedor exigem aprendizagem constante e crescimento contínuo, e quando falamos de um vendedor de alta performance, é ainda mais do que essencial.

Isso significa aprimorar habilidades e competências já existentes e desenvolver novas. O desafio é se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado e estar pronto para se adaptar de acordo com estas novas demandas e formato de trabalho.

Confira também: 6 livros para vendedores que querem decolar na carreira.

7 – Seja otimista

Vender pode não ser tarefa fácil e muitas vezes ter que lidar com tantas objeções pode tornar o desafio de vender ainda mais difícil. Mas o vendedor de alta performance sabe manter uma atitude positiva diante destas frustrações, sabendo como lidar com os contratempos temporários.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais dicas práticas práticas sobre comportamentos e vendas – bate-papo com Alexandra Fabri:

8 – Se comunique de maneira eficiente

A venda não é somente sobre mostrar um produto e esperar o cliente decidir se ele quer ou não. Muito mais complexo que isso, a venda é um processo de convencimento de que seu produto e serviço vai atender as necessidades e desejos dos clientes de forma benéfica e significativa.

E justamente por isso que o vendedor de alta performance deve entender o processo de comunicação e saber como colocá-lo em prática de acordo com a sua realidade. Ouvir atentamente, saber como fazer perguntas abertas para identificar as necessidades e expectativas dos cliente, explicar como seu produto pode atender o cliente são algumas das habilidades essenciais para este processo.

9 – Resolva problemas

Saber analisar dados e como filtrar as informações úteis não adianta de nada se você não sabe o que fazer com essas informações. O vendedor de alta performance sabe como identificar o problema e está pronto para formular soluções para os diferentes desafios que seus clientes ou empresa esteja enfrentando.

10 – Construa relacionamentos

Um vendedor de alta performance atua como consultor de um produto e serviços e sabe exatamente como se conectar com seu cliente. Estabeleça uma relação de confiança e respeito que tenha como objetivo o relacionamento de longo prazo. É isso que garantirá uma base valiosa de clientes.

Manter contato durante o pós-venda, se programar para retomar esta comunicação com certa regularidade, criar programas de fidelização e aplicar pesquisa de satisfação são algumas das ações para a construção deste relacionamento com o cliente.

Agora que você já sabe como ser um vendedor de alta performance, que tal saber mais sobre estratégias de vendas? 

Meu nome é Thiago Concer, o treinador de equipes comerciais mais contratado do Brasil pelo 4º ano consecutivo. Sou sócio fundador do IEV, a maior escola de vendas do país e líder do movimento #OSV – Orgulho de ser vendedor, o maior movimento de profissionalização e valorização da profissão de vendedor no país. 

Eu posso oferecer um treinamento especializado e personalizado de acordo com as necessidades da sua equipe. Nós podemos trabalhar juntos, entre em contato e saiba mais. 

Fique por dentro do meu trabalho pelo Youtube, Linkedin, Instagram e Facebook ou acesse minha página de produtos de serviços e conheça as diferentes formas de se aprofundar no assunto e se tornar um expert em vendas!