O vendedor de destaque é aquele que não apenas bate as metas no final do mês, mas que encontra oportunidades, contorna objeções e mantém um bom relacionamento com os clientes. Além disso, ele investe em sua formação e está sempre em busca de aprendizado. 

Se você está a procura de como se tornar um vendedor de destaque, você está no lugar certo. Eu, Thiago Concer, o treinador de vendas mais contratado do Brasil por 4 anos seguidos, estou aqui para te ajudar a se destacar nas vendas e conquistar o seu lugar no pódio dos campeões. 

Mas por onde eu começo? 

Antes de te ensinar as minhas dicas de mais de 20 anos de experiência na área, eu te convido a conferir o meu livro “7 passos para se tornar um vendedor de milhão”. Com ele, você descobre as estratégias necessárias para você fechar todas as vendas.

Como ser um vendedor de destaque 

Com a concorrência no mercado cada vez mais acirrada, ninguém mais se contenta em ser um bom vendedor. Atualmente, para se destacar nas vendas em meio a uma massa de profissionais experientes, é preciso ser fera, monstro, o top performer da sua empresa. 

Mas como se tornar um vendedor de destaque? 

Você terá que estudar muito, treinar as últimas técnicas em vendas e colocá-las em prática e, além do mais, será preciso planejamento e organização. Pode parecer muita coisa, mas não se preocupe que você não estará sozinho. Eu estou aqui para te orientar com os 3 principais suportes do vendedor que se destaca do time. 

3 suportes do vendedor de destaque:

  1. Habilidades: quais características você precisa ter? 
  2. Técnicas:  quais bases precisa dominar?
  3. Formação: o que você precisa saber sobre vendas?

Com essas 3 bases, você vai ser visto pelos seus colegas como um profissional extraordinário.  Falando nisso, assista o vídeo abaixo para entender a diferença do vendedor acima da média para o vendedor medíocre:

1. Habilidades

Possuir inteligência emocional 

Se você trabalha com vendas, você sabe a importância de manter tanto a mente quanto a emoção equilibradas, não é mesmo? Isso porque você deve tomar inúmeras decisões e todas elas precisam de um outcome positivo. 

Através da inteligência emocional, o vendedor de destaque consegue manter o controle emocional, o foco e a produtividade, até mesmo, em ambientes estressantes. 

Saber se relacionar

O vendedor de destaque está em contato direto com pessoas e, por isso, ele precisa estabelecer laços de respeito, confiança e cooperação com os seus clientes. Com a construção de um relacionamento sólido, eu te garanto que as chances de obter resultados satisfatórios no final do mês aumenta 100%. 

Ser comunicativo 

A comunicação em vendas é, com certeza, uma das principais habilidades de um vendedor de destaque. Isso porque de nada adianta ter em mãos a solução para o problema do seu cliente se você não souber como explicar os benefícios do seu produto ou serviço de forma clara e objetiva. 

Escutar mais, falar menos 

MInha última dica do suporte de habilidades de um vendedor de destaque pode parecer contraditória por vir logo após a comunicação em vendas. Porém, que gostaria de desmistificar essa crença de que vendedor só é bom de lábia, pois ele também deve ser capaz de escutar. Desse modo, você compreenderá as dores do seu cliente e poderá oferecer o seu produto ou serviço como a melhor solução. 

2. Técnicas 

Planejamento

Que um vendedor de destaque precisa planejar e organizar seu processo de vendas, isso você já sabe, não é mesmo? Mas você sabia que há ferramentas para te ajudar a tirar do papel as suas anotações? 

Com um bom sistema CRM, você tem a possibilidade de automatizar suas técnicas de planejamento com a visualização do funil de vendas e com a identificação dos gargalos. Além disso, é possível acompanhar o seu progresso e buscar soluções para melhorar a sua produtividade. 

Confira no vídeo abaixo como eu aumentei as minhas vendas utilizando o CRM Pipedrive: 

Se você gostou dessa dica, aproveite 30 dias de Pipedrive gratuitos para você testar. Quer mais? Você pode ganhar mais 25% de desconto por 1 ano de serviço se você ficar satisfeito.

Persuasão

Para você ser considerado um vendedor de destaque, você precisa dominar a técnica das armas da persuasão. Conhecidos como gatilhos mentais, essas ferramentas te auxiliam a agir de maneira que o seu cliente tome decisões favoráveis rapidamente – o famoso piloto automático. 

No vídeo abaixo, eu te apresento os 5 principais gatilhos de mentais:

Pós-venda

Se você trabalha com vendas, provavelmente, você já domina as técnicas de prospecção, negociação e fechamento, certo? Mas, muitas vezes, é preciso buscar estratégias que saem do “arroz e feijão” das vendas. 

Um vendedor de destaque não negligencia o pós-venda e nem o follow-up para garantir que o cliente tenha todas as informações sobre o seu produto ou serviço em mãos. Mesmo após o fechamento, é importante manter uma boa relação com o seu cliente para direcioná-lo a fidelização

3. Formação 

Curso “Black Belt”

Tenho certeza que eu não preciso falar da importância da formação e da capacitação  para se tornar um vendedor acima da média. Por isso, trago o curso Black Belt, da Sales Farm, como um treinamento em vendas que conta com participações de peso.

Para formar um exército de vendedores faixa preta, a iniciativa tem como objetivo fornecer todas as ferramentas de atendimento e vendas. 

Curso “Sales Clube”

Se estamos falando de cursos, eu não poderia deixar de compartilhar a minha contribuição: minha formação “Sales Clube”. Nele, você terá 8 módulos completos para ser um vendedor rico. Além do acesso vitalício todo mês você receberá novos conteúdos.

Aqui, você conferiu as habilidades, as técnicas e as formações necessárias para se tornar não apenas um vendedor de destaque, mas também um top performer na sua empresa. Porém, se você procura ultrapassar a concorrência, conheça o meu livro “Vendas não ocorrem por acaso”.

Voltado não apenas para vendedores, mas também para gestores e empreendedores, o livro é uma compilação da minha experiência prática com estratégias testadas e aprovadas no mercado.