Quer saber como vender mais em marketplace? Você precisará desenvolver e aprimorar essas habilidades:

  1. Identificar o nicho de mercado que deve se inserir;
  2. Ter completo domínio sobre o produto ou serviço que está vendendo;
  3. Estudar o comportamento de seu p√ļblico consumidor e identificar pontos a serem explorados;
  4. Dominar o Marketing Digital;
  5. Criar promo√ß√Ķes assertivas e lucrativas;
  6. Desenvolver campanhas nas datas especiais;
  7. Ter disciplina e, principalmente, resiliência e adaptabilidade;
  8. Saber se expressar de forma assertiva;
  9. Utilizar gatilhos mentais;
  10. Responder rapidamente o questionamento dos clientes no marketplace;
  11. Fazer uma boa descrição dos produtos no marketplace;
  12. Fazer a categorização correta dos produtos e serviços;
  13. Publicar imagens de qualidade e fiéis ao que se está oferecendo;
  14. Ter controle total do estoque;
  15. Ter uma boa logística.

Mas não se assuste, nós vamos falar de cada uma dessas habilidades ao longo dos tópicos neste texto. Tudo isso para que você termine essa matéria inspirado e pronto para alavancar suas vendas. Boa leitura!

O desafio de vender em marketplace

Você sabia que só em 2020 as vendas em marketplace aumentaram 52% em relação ao ano anterior? Esse dado foi extraído de uma pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen que apenas comprova o quanto o mercado online aqueceu nesse período de pandemia.

√Č indiscut√≠vel que para manter-se ativo √© preciso se adaptar e inovar. Acompanhar as tend√™ncias do mercado √© o m√≠nimo que se pode fazer para continuar realizando vendas. E √© exatamente por isso que voc√™ est√° aqui, para acelerar e vender mais em marketplaces. Continue nos acompanhando para saber cada detalhe!

Qual nicho de mercado é ideal para você?

Você tem um produto que vende bem em sua loja física e no e-commerce. Mas como sua alma anseia por desafios maiores, está na hora de também vender em marketplace.

Porém, existem tantas plataformas no Brasil que você precisa escolher qual delas é para o seu nicho de mercado. Por exemplo, você vende bolsas femininas, logo, pode anunciar na Zattini, um marketplace de moda e beleza.

Caso seu produto seja mais abrangente, você pode anunciar em vários marketplaces ao mesmo tempo e, com isso, aumentar as suas vendas. 

Se fizer isso, você pode até adotar uma ferramenta que acelere suas vendas em marketplaces, como o olist store. Essa solução facilita a gestão e a performance de vendas em mais de 10 grandes marketplaces brasileiros e permite a centralização da gestão das vendas em um mesmo lugar.

Ser autoridade no produto ou serviço que é oferecido

Ter dom√≠nio no assunto faz de voc√™, vendedor, uma autoridade no assunto. Saber cada particularidade, formas de utiliza√ß√£o e varia√ß√Ķes dos produtos permite criar um di√°logo de qualidade com o cliente quando surgem d√ļvidas.

Mas tamb√©m n√£o √© preciso esperar um cliente enviar uma pergunta para que voc√™ d√™ uma resposta satisfat√≥ria. Voc√™ pode, por exemplo, deixar todas as informa√ß√Ķes claras na descri√ß√£o do produto.

Quem são seus clientes? O que eles querem e o que você pode oferecer?

Conhecer seu nicho e o seu produto é um ótimo ponto de partida para vender em marketplace. No entanto, é preciso saber quem vai comprar de você. Ou seja, é necessário conhecer os hábitos e as dores de seus consumidores

Por meio dessas informa√ß√Ķes, voc√™ consegue trabalhar de forma mais assertiva as campanhas de marketing. Ali√°s, voc√™ domina essa t√©cnica?

Marketing Digital é essencial para quem vende na internet

O mundo virtual ainda é um mistério para você, lojista? Saiba que apenas anunciar em um marketplace não é suficiente. Você até pode realizar vendas, mas seu resultado será potencializado se investir em marketing digital.

Provavelmente, voc√™ j√° ouviu falar que ‚Äúa propaganda √© a alma do neg√≥cio‚ÄĚ, certo? Essa m√°xima n√£o existe √† toa! √Č vital que voc√™ cuide da imagem da sua empresa de forma correta. Abaixo tem um v√≠deo do olist com dicas de como usar o marketing digital a seu favor. Assista!

 

Crie campanhas assertivas e aproveite datas comemorativas

Baixar o pre√ßo de sua mercadoria de forma indiscriminada s√≥ para ser mais ‚Äúcompetitivo‚ÄĚ pode ser invi√°vel. Inclusive, adotar essa estrat√©gia sem um estudo ou planejamento financeiro pode se tornar uma p√° de cal no seu neg√≥cio.

Portanto, uma boa gest√£o financeira √© o caminho para uma promo√ß√£o assertiva. Desconto em um produto, abatimento em uma futura compra ou at√© mesmo um brinde s√£o exemplos de a√ß√Ķes que podem cativar seu cliente.

Outro ponto forte a ser explorado, tanto pelo lado do marketing digital quanto das campanhas, s√£o as datas comemorativas. Estamos falando do Natal, da Black Friday, do Dia dos Pais, do Dia das M√£es, entre outras. Fa√ßa uma bela campanha voltada para esse p√ļblico (abuse dos gatilhos mentais!) e veja suas vendas aumentarem.

Disciplina, paciência e habilidade

Ter disciplina ajuda a manter a ordem e a organização. Dessa forma, mesmo que pareça metódico em demasia, você desenvolve um roteiro do que fazer e do que funciona, poupando tempo e otimizando os processos.

Mas para isso é preciso paciência até achar o ritmo certo para seu negócio. Portanto, seja resiliente e persista.

Evite cometer erros no marketplace e conquiste clientes

Você sabia que os erros mais comuns ao colocar um produto à venda são os mais prejudiciais? Para ajudar você a evitar esses problemas comuns, listamos abaixo algumas dicas práticas!

Ao inserir um produto na plataforma, coloque-o na categoria correta. Categorias erradas s√£o respons√°veis por atrapalhar sua coloca√ß√£o na hora em que uma pesquisa √© realizada, o que pode colocar seus produtos entre as √ļltimas posi√ß√Ķes na pesquisa.

Jamais minta na descrição ou coloque imagens que não condizem com o produto. Caso um cliente se sinta lesado, pode acioná-lo na justiça e fazer uma avaliação negativa.

Em relação às imagens, o ideal é colocar fotos com boa resolução e, dependendo da plataforma, até vídeos. Quanto mais detalhes forem mostrados, melhor será  a experiência do cliente.

Por fim, mas não menos importante, temos os problemas relacionados à má administração de estoque. Nada pior para o cliente do que efetuar uma compra de um produto que está em falta. Essa falha, além de desagradar ao comprador, gera retrabalho, como correção de Nota Fiscal e devolução de dinheiro. Por isso, fique atento à atualização de estoque!

Est√° pronto para vender em um marketplace?

Esperamos que esse texto tenha inspirado você a vender mais e oferecer um atendimento melhor. Desenvolva novas habilidades e aprimore as que já tem. Calma e persistência são  o caminho!

Para ajud√°-lo a fixar melhor, temos algumas dicas de como vender todos os dias em marketplace, produzido pelo olist. Veja a seguir:

 

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.